Otimização no processo de montagem de cilindro mestre de freio

Autores

  • Rogério Greque Härter Universidade Federal de Pelotas
  • Ariane Ferreira Porto Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Walker Universidade Federal de Pelotas
  • Rogério Royer Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-215-717

Palavras-chave:

Cilindro mestre

Resumo

Este trabalho objetiva otimizar o processo de montagem de um cilindro mestre de freio. Cilindros mestres são responsáveis por fazer a frenagem de veículos automotores, os quais passam por vários processos e contemplam diversos componentes responsáveis pela sua funcionalidade. Deste modo, evidenciamos a importância que este produto apresenta para o mercado rodoviário. Através da aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas e de diferentes ferramentas da qualidade foi possível obter um ganho de produtividade do produto estudado, que inicialmente se apresentava com produção hora de 33 peças e hoje tem um processo que garante produção hora de no mínimo 40 peças. Assim, consegue-se produzir o lote anual médio do item com 6 horas a menos de produção. Foi possível reveler a eficiência obtida no processo de montagem do item, relacionando com seu componente de vedação, de modo a não alterar a aplicabilidade do produto, mas aumentar a produção deste, garantindo a durabilidade do cilindro, tornando o item um produto de baixa complexidade e menor perda de montagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Greque Härter, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas. Fez mobilidade acadêmica nacional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é analista de desenvolvimento de processos na empresa Freios Controil do grupo Randon.

Eduardo Walker, Universidade Federal de Pelotas

Atua na área de engenharia mecânica desde 2000, com a realização do curso Técnico em Mecânica no Colégio Evangélico Panambi. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2011), nesta mesma instituição concluiu Mestrado em Engenharia Mecânica, com área de concentração em Projetos e Processos de Fabricação. Realizou especialização em Gestão de Projetos, pela UNINTER - Centro Universitário Internacional, Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2018), tendo iniciado as atividades profissionais, como projetista (projetos mecânicos) em 2004 passando a atuar como Engenheiro Mecânico de 2011 até 2012. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Engenharias na Universidade Federal de Pelotas.

Rogério Royer, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor AssociadoI no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ALVES, H. A.; NEVES, A.; CAMPOS, F.; Aplicação da técnica criativa “Brainstorming Clássico” na geração de alternativas na criação de games. Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Brasil, 2007.

BISOL, M.; Dimensionamento e avaliação experimental de um sistema de freio aplicado a um veículo Baja SAE. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. RS. Brasil, 2021.

BRAGA, N. E; BORGES, F. H.; A utilização da metodologia MASP: Estudo de caso em uma indústria do setor de autopeças automotiva. Conbrepo. Ponta Grossa, PR, Brasil, 2019.

VIANINI, F. M. N.; O estabelecimento das plantas montadoras de veículos no Brasil e na China: o GEIA e os Planos Quinquenais. Universidade Federal de Minas Gerais. Juiz de Fora, MG, Brasil, 2016.

CANO, I.S.; Gerenciamento estratégico e políticas de execução melhoria dos processos. Trabalho de conclusão de curso. Faculdade Carlos Drummond. São Paulo, Brasil, 2006.

DEMING, W. E.; Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1986.

DIULGHEROGLO, P. A.; Fundamentos de Freios e seus componentes. Apostila curso. São Paulo: Congresso SAE, 2010.

DNER, Curso para Atualização de Professores em Educação, Vol. 2. Departamento Nacional de Estradas e Rodagens. Rio de Janeiro: MT/DNER, 1983.

LORENZON, E.; DIEDRICH, H.; Utilização do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) em uma granja de suínos. Univates. Lajeado, RS, Brasil, 2019.

FACHIN, O.; Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

GALYÃO, N.; BAZANTE, L.; Aplicação do MASP na solução de problemas de reprocessamento de embalagens de água sanitária. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada. Recife, Brasil, 2019.

GENERAL SEAL, Anéis de vedações. Disponível em: <https://www.generalseal.com.br/vedacao-epdm> Acesso em: 02 de abril de 2021.

Gil, A. C.; Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

JÚNIOR, A. M. DE A.; PACHECO, B. C. S.; A redução de custos de refugo por meio da aplicação da metodologia MASP em uma fábrica de sistemas de embreagem no interior do estado de São Paulo. Conbrepo. Ponta Grossa, PR, Brasil, 2019.

LIMA, R. G.; Evolução dos motores a combustão interna ciclo Otto no Brasil. Tecnologia em Mecânica Automobilística.Faculdade de tecnologia de Santo André. Santo André, Brasil, 2017.

LOBO, R. S.; LOOS, M. J.; Utilização das ferramentas do MASP para aumento de produtividade de máquina de corte e dobra. Revista GEPROS. Três Lagoas, MS, Brasil, 2017.

MEIRA, R. C.; As ferramentas para a melhoria da qualidade. 2ª ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2003.

MESQUITA, F. F. DE.; Projeto de um sistema de freio para o veículo de competição off-road – Projeto SAE de mini baja. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas, BA, Brasil, 2017.

NASCIMENTO, M. S.; Implantação e evolução da indústria automobilística no Brasil, Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína (TO), v. 07, p. 67-79, 2016.

NETO, E. P. P. M.; Projeto e dimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo de veículo para competição fora de estrada. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil, 2018.

NOVO VAREJO. Jornal de comunicação dirigida ao segmento varejista de autopeças. Disponível em: <https://novovarejo.com.br/executivos-da-reposicao-automotiva-revelam-expectativas-para-2020> Acesso em: 24 de janeiro de 2021.

OLIVEIRA, S. T.; Ferramentaspara o aprimoramento da qualidade. Colaboração da equipe Grifo. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1996.

PESSOAS, R. V. S.; Aplicação do método de análise e solução de problemas no processo de repintura automotiva. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS, Brasil, 2018.

REBELATO, M. G.; FERNANDES, J. M. R.; RODRIGUES, A. M.; Proposta de integração entre métodos para planejamento e controle da qualidade. Revista Gestão Industrial, V. 04, N. 02: p. 162-185, 2008.

SANTO, R.; Brainstorming – Tempestade de ideias (BS - TI) ou Como tirar seu time do “cercadinho mental”, Biblioteca temática do empreendedor. São Paulo: SEBRAE, 2015.

SCARTEZINI, L. M. B.; Análise e Melhoria de Processos. Goiânia: Apostila. 54 p., 2009.

SANTOS, G, C, M. DE.; Projeto e dimensionamento de um sistema de freios aplicado a um veiculo de fórmula SAE. Universidade Ferderal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2014.

SILVA, A. O.; RORATTO, L.; SERVAT, M. E.; DORNELES, L.; POLACINSKI, E., Gestão da qualidade: Aplicação da ferramenta 5W2H como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. Faculdade Horizontina. 3ª Semana Internacional das Engenharias da FAHOR, 10 p., 2013.

TERNER, G. L. K.; Avaliação da aplicação dos métodos de análise e solução de problemas em uma empresa metal-mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2008.

UNESP, Matrizde decisão: Universidade estadual Paulista. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65401/11/Matriz%20de%20decis%C3%A3o.pdf> Acesso em: 08 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Härter, R. G., Rosa, A. F. P., Walker, E., & Royer, R. (2021). Otimização no processo de montagem de cilindro mestre de freio. Conjecturas, 21(4), 502–527. https://doi.org/10.53660/CONJ-215-717

Edição

Seção

Artigos