Homeostase entre prazer e sofrimento em meio aos hiperestímulos sociais: um olhar para a forma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2150-2Z03

Palavras-chave:

Homeostase, Gestalt, Hiperestímulo, Prazer, Sofrimento

Resumo

O artigo explicita e discute a busca organísmica de homeostase ou de equilíbrio entre prazer e sofrimento em um contexto social produtivista e hiperestimulado, que provoca o cidadão da contemporaneidade a múltiplas formas de fuga, pausa ou afastamento temporário de certos padrões. Na primeira seção, o leitor encontrará o deslindamento de certos aspectos biopsicológicos envolvidos no ato pendular do organismo, entre prazer e sofrimento, na busca da homeostase própria de cada um. Trata-se do referencial de ancoragem teórica do texto, que se encontra principalmente na abordagem gestáltica. Na segunda seção, as reflexões sobre o objeto de estudo são estreitadas a partir do acréscimo de algumas experimentações feitas por um consulente em sua caminhada em busca da homeostase. Por fim, nas considerações finais, exponho algumas sugestões práticas dadas por Frederick Perls e arremato com percepções vindas de minhas investigações sobre os fenômenos Psi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias Ricardo Hack, Universidade Federal de Santa Catarina

Josias Ricardo Hack (JR Hack) é doutor em Comunicação Social (UMESP, 2004), com pós-doutorado sênior em Psicologia (CPUP – Portugal, 2017/2018), em Arts and Humanities (NTU – Inglaterra, 2012) e Comunicação e Arte (DeCA – Portugal, 2011). Psicoterapeuta com formação profissional especializada em Gestalt-Terapia, Hipnoterapia e Psicanálise. Professor associado e pesquisador do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro colaborador do CPUP – Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Membro da Associação Hypnos/GPHM – Grupo Português de Hipnose e Motivação. Membro da ABG – Associação Brasileira de Gestalt-terapia e Abordagem Gestáltica. Linhas de investigação e áreas de interesse: abordagem gestáltica; psique e arte; processos hipnóticos; neurocognição; psicanálise; comunicação corporal; cognição, motivação e emoção; audiovisual; diálogo, afetividade e aprendizagem; literacia digital; cultura e significação.

Referências

HACK, J. R. Autoconhecimento sob a perspectiva da Gestalt-Terapia. Id on Line Rev.Mult.Psic. Jaboatão dos Guararapes, v.16, n.59, 2022, p. 213-233.

HACK, J. R. Tecnologias na Educação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.

LEMBKE, A. Nação dopamina: por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar. 1.ed. São Paulo: Vestígio, 2022.

LEVINE, P. A. Uma voz sem palavras: como o corpo libera o trauma e restaura o bem-estar. São Paulo: Summus, 2012.

LIPTON, B. H. A biologia da crença: a libertação do poder da consciência, da matéria e dos milagres. Lisboa: Sinais de Fogo, 2015.

NAVARRO, J.; POYNTER, T. S. O corpo não mente. 2. ed. Alfragide: Texto Editores, 2015.

PERLS, F. Ego, fome e agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud. São Paulo: Summus, 2002.

PERLS, F.; HEFFERLINE, R.; GOODMAN, P. Gestalt-Terapia. 2. ed. São Paulo: Summus, 1997.

PERLS, F. Gestalt-Terapia explicada. 10. ed. São Paulo: Summus, 1977.

POWELL, J. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? 29. ed. Belo Horizonte: Crescer, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Hack, J. R. (2022). Homeostase entre prazer e sofrimento em meio aos hiperestímulos sociais: um olhar para a forma. Conjecturas, 22(17), 94–117. https://doi.org/10.53660/CONJ-2150-2Z03