Categorização das imagens presentes nos livros de química sobre isomeria do programa nacional do livro didático – PNLD

Autores

  • Driele Crispiniano Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Thaissa Lúcio Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Iara Terra de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2170-2Z64

Palavras-chave:

Livro didático, Imagens, Isomeria, Categorização

Resumo

Esta pesquisa exibe uma análise das imagens presentes nos capítulos de isomeria em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Esse estudo fez-se necessário para identificar quais são as tendências que as imagens usadas nesses capítulos seguem. E entender como elas estão dispostas na sequência didática, se há relação texto e imagem e qual é a funcionalidade que expressa, por meio da taxonomia proposta por Palacios e Jiménez (2002). Desse modo, observou-se que as imagens presentes na sequência didática foram majoritariamente de aplicação e definição, enquanto o grau de iconicidade apresentou uma maior importância de desenhos figurativos com signos normalizados. Já a funcionalidade, em sua grande maioria, foi sintática e a relação com o texto principal foi praticamente homogênea. E, por fim, as etiquetas verbais se destacaram como relacionáveis. O resultado desta pesquisa também indicou que há vasta diversidade de como as imagens são apresentadas nos livros de Química. Ainda, observou-se que é necessário haver cuidado com a qualidade da relação textos e imagens presentes nesse recurso didático, devida a sua importância para o ensino e aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Driele Crispiniano Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Alagoas (2022). Atualmente está no Programa de Pós Graduação em Agricultura e Ambiente  pela mesma universidade. 

Thaissa Lúcio Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Química Licenciatura (2012) pela Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca, mestrado (2014) e doutorado (2017) em Ciências - Área de Concentração: Química Orgânica com ênfase em Eletroquímica Orgânica e Bioeletroquímica, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora Adjunta A da UFAL - Campus Arapiraca, coordenadora de extensão do curso de licenciatura em Química, tutora do PET Química e desenvolve pesquisas principalmente na área de eletroquímica orgânica e química medicinal.

Iara Terra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Atua na orientação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores na UFAL - Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Ensino de Química atuando principalmente nos seguintes temas: estado da arte, cienciometria, sociologia da ciência, educação ambiental com foco no lixo. Uma outra atividade que exerce é coletar resíduos sólidos (lixo) pelas praias e ruas do estado de Alagoas.

Referências

BERNUY, Alfonso Alfredo Chincaro; FREITAS, Cláudia Avellar; MARTINS, Isabel. Tipos e funções de imagens em livros didáticos de ciências: uma análise preliminar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2.,1999, Valinhos. Anais [...]. Valinhos: ABRAPEC, 1999. p. 1. Resumo.

COSTA, C. H. C.; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; MOITA, FMGSC. Marvinsketch e kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. Holos, v. 1, p. 31-43, 2017.

JIMÉNEZ VALLADARES, Juan de Dios; PERALES PALACIOS, F. Javier. Aplicación del análisis secuencial al estudio del texto escrito e ilustraciones de los libros de física y química de la ESO. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, v.19, n.1, p. 3-19, 2001.

PALACIOS, F. Javier Perales; DE DIOS JIMÉNEZ, Juan. Las ilustraciones en la enseñanzaaprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, p. 369-386, 2002.

SOUZA, Lucia Helena Pralon; REGO, Sheila Cristina Ribeiro. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do programa Nacional do livro didático. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 3, p. 5-15, 2018.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Santos, D. C., Silva, T. L., & Oliveira, I. T. de . (2022). Categorização das imagens presentes nos livros de química sobre isomeria do programa nacional do livro didático – PNLD . Conjecturas, 24(1), 459–473. https://doi.org/10.53660/CONJ-2170-2Z64

Edição

Seção

Artigos