A mulher do campo: nuances do processo de alfabetização e o apoio do educador(a)

Autores

  • Vanda Almeida da Cunha Araújo Emil Brunner World University
  • Débora Araújo Leal Educaler University USA

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2201-2Z91

Palavras-chave:

Mulheres; Escola; Machismo; Educação.

Resumo

A trajetória da mulher para ter o direito de estudar foi marcada por muita luta, o machismo enraizado na família é o principal obstáculo para as mulheres rurais ter acesso a educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde possibilitou um olhar para as mulheres da zona rural e com o Estado adotar meios de inserção das mulheres do campo na educação rural. Deste modo, foi possível observar com essa presente pesquisa e gerenciar a preparação para a inserção de mulheres rurais que necessite de educação de qualidade, o que é direito de todos e ao falar de trabalho, quase todas as mulheres possuem a intenção de trabalhar e melhorar a renda da família, para isso, precisam se inserir no mercado, e para que isso ocorra é necessário uma maior e melhor formação escolar.  Para as mulheres a escola abre oportunidades, pois é neste espaço que as mesmas podem melhorar sua condição de escolaridade e, dessa forma, ampliar conhecimentos, superar vários obstáculos na busca de vagas no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Manoela Maria de. O machismo no ambiente escolar: a verificação da existência de diferenças de tratamento entre alunas/professoras e alunos/professores no CED 14 de Ceilândia. 2015.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007

CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Revista Eletrônica Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan. /Jun. 2003.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Revista Trabalho Necessário, v. 2, n. 2, 2004.

CALDART, R. S.; ARROYO, M. G.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: 51 Papirus, 1994.

GROLLI, Dorilda. Lampert, Ernâni (org.) Educação para a cidadania. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MANÇANO, F. B. (org.) Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agrária atual: São Paulo: CLACSO/Expressão popular, 2008.

PETTY, M.; TOMBIM, A.; VERA, R. Uma alternativa de educação rural. In: WERTHEIN, J.; BORDENAVE, J. D. (org.). Educação rural no Terceiro Mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 31-64.

SANTOS, Kátia Maria Limeira. Educação rural no Brasil: um olhar a partir do contexto histórico. In: IV Congresso Sergipano de Histórico e IV Encontro Estadual de História da ANPUH/SE. Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. 2014.

SANTANA, Dinamares Fontes de. Discriminação da mulher e do Direito do trabalho: da proteção à promoção da igualdade. Conteúdo Jurídico, Brasília- DF: 13 fev. 2012.

SCHWENDLER. F, Sônia. Principais problemas e desafios da Educação do Campo no Brasil e no Paraná. In: PARANÁ. Cadernos Temáticos: Educação do Campo. Curitiba, 2008. p. 35-46.

SILVA, Sérgio Gomes da. Preconceito e discriminação: as bases da violência contra a mulher. In: Psicologia ciênc. prof. Brasília, v. 30, n.3. Set. 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Araújo, V. A. da C., & Leal, D. A. (2022). A mulher do campo: nuances do processo de alfabetização e o apoio do educador(a). Conjecturas, 24(1), 765–778. https://doi.org/10.53660/CONJ-2201-2Z91

Edição

Seção

Artigos