Experimentos com materiais alternativos: uma proposta didática para o ensino de cinética química

Autores

  • Alane Feitosa de Macêdo
  • Beatriz de Sousa Silva
  • Vanderlan Feitosa de Macêdo
  • Francisco de Assis Pereira Neto Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2216-2Z54C

Palavras-chave:

Experimentação, Materiais alternativos, Cinética Química

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o uso de experimentos com materiais alternativos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Cinética Química. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com o público-alvo do tipo exploratória e descritiva com uma abordagem quali-quantitativa, no qual os participantes da pesquisa foram os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar são José em Aroeiras do Itaim-PI. No primeiro momento foi ministrado uma aula expositiva e dialogada sobre o conteúdo de cinética química e os fatores que influenciam na velocidade das reações, depois foi aplicado o questionário (pré teste). No segundo momento, realizada uma aula experimental sobre o mesmo conteúdo da aula, logo após o mesmo questionário foi aplicado novamente (pós teste). Os resultados foram avaliados e verificou-se que os mesmos são bastante válidos e positivos quando comparado ao nível inicial que a turma se encontrava, pois houve um crescimento considerável na comparação do resultado do pré-teste para o pós-teste

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Pereira Neto, Instituto Federal do Piauí

Graduado em Química, com Mestrado em Química, com ênfase em Química Teórica e Computacional. Professor  efetivo do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ.

Referências

ALMEIDA, Edmilson de Sousa. Proposta de atividades experimentais para o entendimento de conceitos de cinética química. 2015.

DE SOUZA BATISTA, Jhonnata; GOMES, Maria Graças. Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química. 2020

DOS SANTOS FERNANDES, Lucas; DA SILVA, Samyr Pessoa; CAMPOS, Angela Fernandes. Concepções alternativas de estudantes do Ensino Médio sobre cinética química. In: Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias. Educación Editora, 2019. p. 75-80.

FREIRE, Marcelo Moreira. Experimentos de química orgânica com materiais acessíveis, alternativos e de baixo custo. 2020.

GIBIN, B.G.; FERREIRA, L.H. A formação inicial em Química baseada em conceitos representativos por meio de modelos mentais. Química Nova, v. 8, n. 33, p. 1809-1814, 2010.

GUEDES, Luciano Dias Dos Santos et al. Experimentos com materiais alternativos: sugestão para dinamizar a aprendizagem de eletromagnetismo. 2017.

LISBÔA, Julio Cezar Foschini. QNEsc e a seção experimentação no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 198-202, 2015.

PITANGA, Ângelo Francklin et al. Pensar a experimentação no ensino de química: experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição. 2019.

SILVA, R.R.; MACHADO, P.L.F.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O.A. (Ed). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí; 231–265.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Macêdo, A. F. de ., Silva, B. de S., Macêdo, V. F. de ., & Pereira Neto, F. de A. (2022). Experimentos com materiais alternativos: uma proposta didática para o ensino de cinética química. Conjecturas, 24(1), 414–424. https://doi.org/10.53660/CONJ-2216-2Z54C

Edição

Seção

Artigos