Patentes em tecnologias digitais para tratamento de transtornos de ansiedade: um estudo longitudinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2258-2W63

Palavras-chave:

Transtornos de Ansiedade, Tecnologia Digital, Patente, Orbit

Resumo

Os transtornos de ansiedade são as alterações de saúde mental mais prevalentes no mundo, com graves implicações sociais e econômicas, representando um grande desafio na gestão de saúde pública. Na busca de soluções inovadoras, tem crescido o interesse pelo uso das tecnologias digitais como ferramenta para promoção da saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo prospectar a evolução de dados patentários de tecnologias digitais, utilizadas no apoio ao tratamento de transtornos de ansiedade, depositadas nos últimos 20 anos. Para tanto, utilizou-se a ferramenta Orbit® Intelligence, tendo sido encontrados 312 documentos. Este estudo evidenciou a Realidade Virtual como interface de escolha entre usuário e computador nas tecnologias presentes nesses registros, sendo os EUA o maior detentor dessas patentes. Nenhum registro, envolvendo essas tecnologias para tratamento de ansiedade, teve origem no Brasil, mesmo este sendo considerado o país com a maior taxa de indivíduos com transtornos de ansiedade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os resultados desta pesquisa evidenciam a amplitude de aplicações das tecnologias digitais e apontam para uma janela de oportunidades de investimentos no uso dessas ferramentas tecnológicas para tratamentos de transtornos de ansiedade.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lima, A. A. F. de, Ferreira, C. de L. S., Netto, A. M. ., & Amaral, A. (2022). Patentes em tecnologias digitais para tratamento de transtornos de ansiedade: um estudo longitudinal . Conjecturas, 24(1), 805–822. https://doi.org/10.53660/CONJ-2258-2W63

Edição

Seção

Artigos