Mapeamento do fluxo de valor de uma família de produtos descartáveis em uma empresa de produtos médico-hospitares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-232-802

Palavras-chave:

Mapeamento do Fluxo de Valor;, Sistema da Qualidade;, Produção Enxuta;, Indústria setor saúde.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor melhorias no processo produtivo por intermédio do Mapeamento do Fluxo de Valor e da utilização das ferramentas da produção enxuta e da qualidade em um estudo de caso em uma empresa do setor da saúde. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória, aplicada, quali-quantitativa com a realização de um estudo de caso. Dessa forma, foi realizado um estudo de caso em uma indústria do setor da saúde, sendo aplicado inicialmente um mapeamento de processos e, posteriormente, a elaboração do mapeamento do fluxo de valor atual e futuro. A transição do estado atual para o estado futuro ocorreu por meio da aplicação de planos de ações, construídos de maneira organizada, com a finalidade de reduzir estoques intermediários, alterar o sistema de produção e, consequentemente, otimizar os fluxos de materiais e informações. Nesse estudo, foi possível reduzir o lead time de produção e tempo de ciclo em aproximadamente um terço dos tempos atuais, melhorar os processos e reduzir desperdícios que não agregar valor ao produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Angelin, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas.

 

Rogério Royer, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor AssociadoI no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ANTUNES, J. Sistemas de Produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da procução enxuta. Ed. Bookman: Porto Alegre, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 2009.

CHEUNG, Y.; BAL, J. Process analysis techniques and tools for business improvements. Business Process Management Journal, v. 4, n. 4, p. 274-290, 1998.

CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, Programação e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.

GAITHER, N.; FRAIZER, G. Administração da Produção e Operações. 8. ed., São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas 2007.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. 2. ed. Saraiva, São Paulo, 2005.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção – Além da produção em larga escala. Ed. Bookman: Porto Alegre, 1997.

PINTO, L.E.R. Combinação entre as Técnicas de Fluxograma e Mapa de Processo no Mapeamento de um Processo Produtivo. In IEPG, 2007 Disponível em: <http://www.leansixsigma.com.br/acervo/>

ROTHER, M.; HARRIS, R. Criando fluxo continuo – um guia de ação para gerentes engenheiros e associados da produção. Lean Institute Brasil, São Paulo, 2002.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. Lean Institute Brasil, São Paulo, 2012.

SHIBA, S.; GRAHAM, A.; WALDEN, D. TQM - Quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do Ponto de Vista da Engenharia de Produção. Porto Alegre: Bookman. 1996.

SILVA, O. D; RORATTO, L.; SERVAT, M. E.; DORNELES, L.; POLACINSKI, É. Gestão da Qualidade: Aplicação da Ferramenta 5W2H como plano de ação para Projeto de abertura de uma empresa. Disponível em: <http://www.fahor.com.br/publicacoes/sief/2013/gestao_de_qualidade.pdf>. Acesso em: 29 Jun. 2017.

SILVEIRA, C. B. Mapeamento do fluxo de valor. Disponível em: <https://www.citisystems.com.br/mapeamento-fluxo-valor-1/>. Acesso em 07 Jun. 2017.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

TSENG, M. M.; QINHAI, M.; SU, C. J. Mapping Customers' Service Experience for Operations Improvement. Business Process Management Journal, v. 5, n. 1, p.50-64, 1999.

WERKEMA. M. C. C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Rosa, A. F. P., Angelin, E., & Royer, R. (2021). Mapeamento do fluxo de valor de uma família de produtos descartáveis em uma empresa de produtos médico-hospitares. Conjecturas, 21(2), 426–445. https://doi.org/10.53660/CONJ-232-802

Edição

Seção

Artigos