Condenação de visceras bovinas no Frigoserrano em Itabaiana, Sergipe

Autores

  • Carla Moniele dos Santos Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA
  • Patricia de Azevedo Castelo Branco Vale Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA
  • Welington Gonzaga Vale Universidade Federal de Sergipe
  • Lígia Maria Gomes Barreto Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA
  • Juliana Paula Felipe de Oliveira Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA
  • Valdir Ribeiro Junior Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2336-23B06

Palavras-chave:

Inspeção sanitária, Manejo produtivo, Segurança alimentar

Resumo

A condenação de vísceras bovinas ainda é comum nos frigoríficos brasileiros e está entre as principais causas de perdas. A produção de vísceras de boa qualidade depende, entre outros fatores, das técnicas adotadas na fazenda e no frigorifico, no pré-abate e no abate. A identificação das causas de condenação é importante, pois, fornece suporte para melhorias no processo produtivo, auxiliando na redução de perdas. O presente estudo teve por objetivo identificar e avaliar as principais causas e frequências de condenações de vísceras de bovinos abatidos em frigorífico localizado em Itabaiana, Sergipe. Para o levantamento das causas de condenações de vísceras bovinas, foram consultados relatórios mensais fornecidos pelo frigorífico, no período de setembro de 2021 a março de 2022. Dentre as vísceras avaliadas, os rins apresentaram maior índice de condenação (32,68%), seguido pelos pulmões (24,45%), baço (22,19%), fígado (7,04%), coração (1,64%) e mocotó (12,00%). Entre as principais causas de condenação estão nefrose (rins, 50,94%), bronquite (pulmão, 37,48%), congestão (baço, 82,77%), abscesso (fígado, 97,24%), pericardite (coração, 61,39%) e pododermatite (mocotó, 85,43%). Essas lesões, em sua totalidade, estão relacionadas a falhas de manejo durante a criação e do manejo do pré abate dos bovinos. Por fim, as informações e tomadas de decisões através da inspeção sanitária devem priorizar o controle e prevenção de doenças que podem ser transmitidas ao consumidor pelo alimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Moniele dos Santos, Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA

Graduanda em Zootecnia.

Patricia de Azevedo Castelo Branco Vale, Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA

Doutora em Ciência Animal, com ênfase em Nutrição e Produção de Monogástricos, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2009). Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001). Mestre em Nutrição de Monogástricos/ suínos pela Universidade Federal de Lavras (2003). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Monogástricos e Ruminantes. Atualmente é Professora Efetiva Adjunto-A na Universidade Federal de Sergipe, atuando no Núcleo de Zootecnia do Campus Sertão, lecionando Ciência do Bem estar animal, Produção de Pescados e Nutrição de cães e gatos. Na pesquisa científica, atualmente atua em Ambiência e bem estar na produção animal, desenvolvendo trabalhos na temática da Zootecnia digital, utilizando sensoreamento remoto para caracterização dos mais diversos ambientes térmicos na produção de bovinos leiteiros, suinos e aves, com estudo dos índices de conforto térmico, como ITU, ITGU, CTR e entalpia.

Welington Gonzaga Vale, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, mestrado e doutorado em Produção Vegetal com ênfase em Mecanização Agrícola pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Trabalhou como professor no CT/ITAC da EPAMIG/Pitangui-MG. Trabalhou na área de armazenamento de grãos e qualidade total. Trabalhou também como consultor de vendas de tratores, implementos e máquinas agrícolas. Trabalhou como professor na UFMT, Campus Sinop (2011-2017). Orientou estudantes em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia do ICAA/UFMT/Campus Sinop. Foi chefe do departamento e coordenador do curso de Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período de 08/05/2018 a 07/05/2020. Trabalha na área de Mecanização Agrícola. Atualmente é professor Associado II. Tem experiência na área de Mecanização Agrícola, com ênfase em Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica e mecanização agrícola, avaliação de máquinas agrícolas, projeto, otimização de máquinas, produção vegetal, agricultura digital, zootecnia digital e automação agrícola.

Lígia Maria Gomes Barreto, Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA

Professora na Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2012), com doutorado sanduíche na Università degli Studi di Sassari, na Itália. Tem Pós-doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência com produção e nutrição de ruminantes.

Juliana Paula Felipe de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2006-2010). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGZ - UFRPE) (2011-2013). Doutorado pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da mesma instituição (PDIZ-UFRPE) (2013-2017). Atua na área de Zootecnia com ênfase em nutrição e produção de ruminantes, análise e avaliação de alimentos, sistemas de alimentação para animais ruminantes,avaliação de carcaças e qualidade da carne. Foi pesquisadora em estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Campina Grande pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES e FAPESQ) na UFCG colaborando em projetos relacionados à conservação de forragem, avaliação de carcaças e qualidade da carne, alimentos alternativos e otimização de dietas para ruminantes no semiárido. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Zootecnia do Sertão). Atua como Ad hoc em periódicos de impacto nacional e internacional na grande área de conhecimento de ciências agrárias.

Valdir Ribeiro Junior, Universidade Federal de Sergipe-UFS/Centro de Ciências Agrárias Aplicadas-CCAA

Professor Adjunto na Universidade Federal de Sergipe - Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, SE, Brasil. Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em nutrição e produção de animais não ruminantes (monogástricos). Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em nutrição e produção de animais não ruminantes (monogástricos). Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ABIEC. Exportações. Disponível em: Exportações – ABIEC. Acesso em: 25 de Abril de 2022.

ALMEIDA, T.J.O., Silva, S C.G., Torres, M.B.A., & Franque, M.P. (2017). Lesões macroscópicas e causas de condenação de carcaças e vísceras de bovinos abatidos na microrregião de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. Medicina Veterinária (UFRPE),11(4), 292-300. https://doi.org/10.26605/medvet-n4-1959.

CASTRO, R.V., & MOREIRA, M.D. (2010). Ocorrências patológicas encontradas de rins e fígados bovinos em matadouro frigorífico do Triângulo Mineiro. Cadernos de Pós-Graduação da FAZU, (1), 159-163.

CESARI, E.A., Pessoa, G.H., Bonatto, Z., Pastore, R.V., Tochetto, J.P., Zanfonato, C., Casagrande, J.C., Mahl, D.L., Faccin, A., & Oliveira, D.S. (2017). Incidência de condenações e critérios de julgamento no abate de bovinos. Ciência Animal, (17), 635-635. https://doi:10.7213/academica.15.S02.2017.317.

CHIBA, L. I. By-product feeds: animal origin. In: ULLREY, D. E. Enclyclopedia of Animal Science. Alabama: Taylor & Francis, 2005, p. 169-174.

DANTAS, R.A., PIMENTEL, M.M.L., CÂMARA, F.V., BATISTA, J.S., & DIAS, R.V.C. (2015). Incidência de lesões pulmonares em bovinos destinados ao abate no município de Mossoró, RN. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, 9(3),411- 424.

FARMNEWS, 2021. Maiores rebanhos de bovinos por país: perspectiva revisada para 2021. Disponível em: https://www.farmnews.com.br/mercado/maiores-rebanhos-de-bovinos-por-pais-perspectiva-revisada-para-2021/ Acesso em 26/04/2022.

GURGEL, A.V.L ; CIRNE,L.G.A ; PEREIRA, M.F ; CASTRO, S.R.S ; SILVA, A.S.L; NEVES, K.A.L; CABRAL, Í.S ;CARVALHO,G.G.P. Condenações de vísceras bovinas no município de itaituba – PA. Agroecossistemas, v. 9, n. 2, p. 91 – 101, 2017.

ISRAEL, L.F.S., DUARTE, M.T., & CARRIJO, K.F. (2014). Principais causas de condenação em bovinos abatidos em um matadouro frigorífico sob inspeção oficial no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Enciclopédia Biosfera,10(19),1549.

IBEGE. Pesquisa de Pecuária Municipal. Disponivel em: . Acesso em: 17 de abril de 2022.

KALE, M. C.; CEVGER, Y.; ARAL, Y.; SAKARYA, E.; AYDIN, E.; GULOGLU, S. C. Determination of by-product economic values for slaughtered cattle and sheep. Kafkas Universitesi Veteriner Fakultesi Dergisi, v. 17, p. 551-556, 2011.

MAHL, D.L., KNERECK, A., FERRARI, J., BEVILACQUA, M., NOSKOSKI, M., & VEIGA, M. (2016). Levantamento de condenações em abates de bovinos nos municípios de Passo Fundo e Erechim, RS. RAMVI, 3, 1-7.

MALAFAIA, G.C.; MEDEIROS, S.R.; DIAS, F.R.T. 2021. Perspectivas para a Pecuária de Corte em 2022. EMBRAPA, Boletim CiCarne, v.2. p.1-4.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI). Desempenho das Exportações do Agronegócio Brasileiro. Brasília. 2020.

MAPA. Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. Inspeção de carne bovina: padronização de instalações, técnicas e equipamentos. Brasília: DIPOA, 2007. Acesso em: 21 abr. 2022.

NASCIMENTO, B.R.L., DAMASCENO NETO, M.S., MACIEL, M.S., CERQUEIRA, V.D., MORAES, C.M., & ALMEIDA, M.B. (2015). Comparação entre a análise macroscópica realizada durante a inspeção em abatedouro bovino e o exame microscópico na detecção de processos patológicos. Revista do Instituto Adolfo Lutz, 74(3), 286-294.

NEGRI-FILHO, L. C.; OKANO, W.; BRONKHORST, D. E.; PEREIRA, C. E. S.; BORGES, M. H. F.; BOGADO, A. L. G.; BARAN, M. R.; MARTIRE, R. V.; JUNIOR, F. A. B.; SILVA, L. C da. Lesões pulmonares de bovinos encontradas na inspeção post-mortem em matadouro frigorífico no estado do Paraná. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17. Londrina. Anais... Londrina: UNOPAR, 2014.

OLIVEIRA, H.C., SILVA, L.C., CUNHA FILHO, L.F.C., SANTANA, E.H.W., BOGADO, A.L.G., NEGRI FILHO, L.C., & OKANO, W. (2013). Ocorrência de retículo pericardite traumática em bovinos de abate, na região de Araguari – MG. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, 7(2),192-202.

RIBEIRO, E.S.; TORRES, P.E.L.M.V.; CRUZ, A.L.; CAREGNATO, C.Z.; FONSECA, A.C.P (2008). Principais causas de condenação em bovinos abatidos em matadouro frigorífico sob inspeção estadual no estado da Bahia. http://www.sovergs.com.br/site/higienistas/trabalhos/10449.pdf 07/06/2022.

SALGADO, R.L., MILLAR, P.R., LOPES, P.D., BOM, L.C., CAMARGO, G.L., & SILVA, T.J.P. (2004). Ocorrência de condenações e aproveitamento condicional no abate de bovinos em um matadouro frigorífico no estado de São Paulo. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia, 7(2), 71.

SILVA, M.C.A., MENDONÇA, G.A., SOARES, D.B., & BUENO, J.P.R. (2013). Alterações anatomopatológicas identificadas na inspeção post mortem em bovinos no abatedouro frigorífico no município de Uberlândia – MG. Enciclopédia Biosfera, 9(17), 82-89.

SODRÉ, A.F.U.; TREVISAN, A.B.; VASCONCELOS, E.S.; MOURA, D.V.B.; VIEIRA NETO, J.; SILVA, M.C.A (2008). Principais causas de condenação de bovinos abatidos em matadouro-frigorifico sob inspeção estadual no estado da Bahia. http://www.crmvba.org.br/uploads/fckeditor/Tema%208.pdf 07/06/2022.

SOUZA, S.P.; KLEM, M.C.A.; COSTA, K.P.; SILVA, L.F. Principais causas de condenação de fígado bovino em estabelecimento sob Serviço de Inspeção Federal na Zona da Mata mineira. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.69, n.4, p.1054-1061, 2017.

SOUSA, G. H. DE, PEREIRA, M. F., OLIVEIRA, A. DE S., SILVA, A. DO S. L. DA, NEVES, K. A. L., & CIRNE, L. G. A. (2021). Condenações viscerais de bovinos abatidos sob Inspeção Federal em Santarém – Pará, Brasil. Agrarian, 14(52), 264–272. https://doi.org/10.30612/agrarian.v14i52.11744.

TIGRE, J. S.; LEITE, P. A. G.; DIAS, R. C. Principais causas de condenação de rins de bovinos que foram abatidos no Matadouro Municipal de Itabuna, Bahia. Revista PUBVET, v. 6, p. 1405-1410, 2012.

VIEIRA, N. P.; FARIA, P. B.; MATTOS, M. R.; PEREIRA, A. A. Condenação de fígados bovinos na região sul do estado do Espírito Santo. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 63, p. 1605-1608, 2011.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Santos, C. M. dos, Vale, P. de A. C. B., Vale, W. G., Barreto, L. M. G., Oliveira, J. P. F. de, & Ribeiro Junior, V. (2023). Condenação de visceras bovinas no Frigoserrano em Itabaiana, Sergipe. Conjecturas, 23(1), 73–85. https://doi.org/10.53660/CONJ-2336-23B06

Edição

Seção

Artigos