A contação de histórias como empreendedorismo social na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2342-23B26A

Palavras-chave:

Ação social, formação, educação com crianças

Resumo

A educação é força motriz de uma sociedade e, por meio dela, as pessoas começam a despertar para um mundo melhor e mais justo. Por meio de uma educação voltada ao empreendedorismo social é possível transformar a vida de muitas pessoas. O objetivo deste artigo é descrever uma atividade de empreendedorismo educacional por meio de contação de histórias da Lourinha e Sua Turma, realizada em parceria com a Fundação Telefônica no Projeto Pepe Bem Querer. A pesquisa foi conduzida pela abordagem qualitativa e descritiva sobre uma ação realizada pela Fundação Telefônica Vivo, colaboradores e voluntários na instituição OBASE - Organização Batista de Assistência e Ensino, nome fantasia Pepe Bem Querer que tem 12 anos de funcionamento e atende crianças do bairro Bem Querer em Vitória da Conquista, Bahia, com assistência a 180 crianças ano. Por meio das ações realizadas pela Fundação Telefônica, dos voluntários e da contação de histórias foi possível levar as crianças atendidas pelo projeto PEPE um momento de formação para que se inspirem e sonhem em ser o que quiserem quando crescer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF), Mestre em Ciências Ambientais (UESB), Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Ciência é 10! (IFBA), Ecoturismo (Faculdade Serra Geral), Coaching Educacional (Faculeste), Serviço Social e Saúde Coletiva (Faculdade Estratego), Educação e Direitos Humanos (Alfa América), Licenciado em Ciências Biológicas (UESB), Técnico em Administração (CETEP-VCA), Técnico em Segurança do Trabalho (Múndi Cursos Técnicos), professor, escritor, poeta e entusiasta das artes. m.osilva@hotmail.com,  (77) 98842-0177, @umsilva, @lourinhaesua

Tiago Ferraz Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Universidade Candido Mendes (2015). Graduado no curso de licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Possui Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho (2008) e ainda possui Curso Técnico em Informática pela ALFATEC (2007). Membro do Grupo de Estudos Um pensamento emergente das práticas educativas como humanização e lugar de produção da diferença (UESB) e Membro do Grupo de Estudos sobre a Circulação de Ideias Pedagógicas no Pensamento Pedagógico Brasileiro Recente (CIPED) UESB/CNPq.

Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013), especialização em Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2015), Licenciado em Formação Pedagógica em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020) e Mestre em Ciências Ambientais (PPGCA) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Atualmente é professor do Centro Universitário UniFG e Doutorando do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGDMA/UESC). Foi coordenador do grupo de pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental e pesquisador do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino (2014-2021). Realiza pesquisas na área de logística reversa, gerenciamento de resíduos sólidos e avaliação social do ciclo de vida dos produtos.

Marcos Anjos de Moura, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade– UESC. Mestre em Ciências Ambientais e Biólogo/Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática no Instituto Federal Baiano (IFBAIANO)/Campus Itapetinga-BA. Técnico em Enfermagem - Escola Aplicação/Itapetinga-BA.

Eliene Silva Ferreira, UniFTC Centro Universitário

Graduada em administração (UNOPAR), gerente de negócios na Telefônica, graduanda em Psicologia (UniFTC).

Referências

BAGGENSTOSS, S.; DONADONE, J. C. Empreendedorismo social: reflexões acerca do papel das organizações e do Estado. Gestão e Sociedade, v. 7, n. 6, p. 112-131, 2013.

BASTOS, M. F.; RIBEIRO, R. F. Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos. Rev. Diálogo Educ., v. 11, n. 33, p.573-594, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRITO, M. S.; BLATT, N.; SILVA, J. G. Proposta de plano estratégico para a cidade de Vitória da Conquista – BA. As áreas verdes na qualidade de vida da população. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos: crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e esperança. ENG, Porto Alegre, 2010.

CAMPOS, T. M.; MARTENS, C. D. P.; RESENDE, M. R.; CARMONA, V. C.; LIMA, E. Produção científica brasileira sobre empreendedorismo social entre 2000 e 2012. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 1, n. 2, p. 60-89, 2012.

FERNANDES, I. Planejamento e organização do turismo: uma abordagem desenvolvimento com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

KRUGËR, C., BURGER, R. E., & MINELLO, I. F. O papel moderador da educação empreendedora diante da intenção empreendedora. Revista Economia e Gestão, v. 19, n. 52, 2019. Disponível em: http://200.229.32.55/index.php/economiaegestao/article/view/18224/14852.

KUYUMJIAN, R.; SOUZA, E. M.; SANT’ANNA, S. R. Uma análise a respeito do desenvolvimento local: o empreendedorismo social no Morro do Jaburu - Vitória (ES), Brasil. Revista de Administração Pública, v. 48, n. 6, p.1503-1524, 2014.

SILVA, F. P.; MOTA, L. S.; BORGES, R. A. S.; COUTO, T. S.; SILVEIRA, T. C. Empreendedorismo social. Revista Científica FacMais, v. 2, n. 1. 2012.

SILVA, M. F.; MOURA, L. R.; JUNQUEIRA, L. A. P. As interfaces entre empreendedorismo social, negócios sociais e redes sociais no campo social. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 42, p. 121-130, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p121

SILVA, M. O. Lourinha e sua turma. Maringá, Viseu, 2021.

SILVA, M. O. Lourinha e sua turma: os quadrinhos como metodologia de ensino em temáticas socioambientais. Educação Ambiental em Ação, v.17, n. 67, 2019. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3585

SILVA, M. O.; MOURA, M. A. Toca o som DJ! Sequência didática sobre sexualidade com o uso de músicas e videoclipes. Journal of Education Science and Health, v. 1, n. 3, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.30

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Silva, M. de O., Costa, T. F., Leal, T. L. M. de C. ., Moura, M. A. de, & Ferreira, E. S. (2023). A contação de histórias como empreendedorismo social na educação. Conjecturas, 23(1), 233–243. https://doi.org/10.53660/CONJ-2342-23B26A

Edição

Seção

Artigos