Análise da confiabilidade humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA

Autores

  • Ariane Ferreira Porto Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Jordana Rubin Brito Universidade Federal de Pelotas
  • Rogério Royer Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-1535-1562
  • Gilberto Tavares dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-236-803

Palavras-chave:

Confiabilidade Humana, Falhas, Erros, Transgressões, FMEA, FTA

Resumo

A análise de confiabilidade humana surge como suporte para quantificar e qualificar as falhas relacionadas às pessoas na execução de processos. Este trabalho apresenta um estudo de caso com o objetivo analisar a confiabilidade humana nos processos de atendimento de clientes e coleta de material biológico em um laboratório de análises clínicas. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: revisão da literatura sobre os conceitos de falhas humanas e métodos para análise dessas falhas; mapeamento dos processos a fim de caracterizar falhas, levantamento do quantitativo de falhas por tipo e processo; análise do risco das falhas por meio da aplicação do método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis); análise das causas das falhas, com o suporte de FTA (Fault Tree Analysis); e conclusões acerca das análises realizadas durante a pesquisa. Os levantamentos e análises realizados permitiram categorizar as falhas entre erros e transgressões e priorizar ações para preveni-las. Constatou-se que a ocorrência dessas falhas pode ser reduzida, se a qualificação profissional dos funcionários for consolidada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Rubin Brito, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Engenharia de Produção UFPel. Instituição: Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas

Rogério Royer, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor AssociadoI no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gilberto Tavares dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em logística de suprimentos e distribuição, gestão da qualidade e da produção e confiabilidade estatística.

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5462 Confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro, 1994.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9000 Sistemas de gestão da qualidade, Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2000.

ALVARENGA, T. H. P. Mapeamento de processos: uma revisão. Ponta Grossa, PR: 8º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2013.

CARPPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed., Atlas, São Paulo, 2016.

COUTINHO, R. S.; GOMES, T. A. Facilitando a Melhoria de Processos de Negócio através da utilização de ferramentas de Workflow. Rio de Janeiro, 2012.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

FERNANDES, J. M. R. (2005). Proposição de Abordagem Integrada de Métodos da Qualidade Baseada no FMEA. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

FOGLIATTO, F. S.; RIBEIRO J. L.D. Confiabilidade e Manutenção industrial. Elsevier, Rio de Janeiro, 2009.

IIDA, I. Novas abordagens em segurança do trabalho. Produção, Janeiro, v. 1, n. 2, 1991.

LAFRAIA, J. R. B. Manual de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade. Qualitymark, Rio de Janeiro, 2001.

LIMA, P. F. A., FRANZ, L. A. S, AMARAL, F. G. Proposta de utilização do FTA como ferramenta de apoio ao FMEA em uma empresa do ramo automotivo. XIII SIMPEP, Bauru, SP, 2006.

NASCIMENTO NETO, M. P. Proposição de uma sistemática para avaliação de Confiabilidade Humana em uma mina a céu aberto. Porto Alegre, RS, 2014.

OLIVEIRA, J. C. Segurança e saúde no trabalho: uma questão mal compreendida. São Paulo em Perspectiva, 17 (2), 3-12, 2013.

PALLEROSI, C. A., MAZZOLINI, B. P. M., MAZZOLINI, L. R. Confiabilidade Humana: conceitos, análises, avaliação e desafios. All Print, São Paulo, 2011.

SILVA, S. E. L. Falha Humana em Operação e Manutenção de Subestações. SENDI, Belo Horizonte, 2006.

SLACK, N., BRANDON-JONES, A., JOHNSTON, R. Administração da Produção. 4ª Ed., Atlas, São Paulo, 2015

TOLEDO, J. C.; AMARAL, D. C. FMEA- Análise do Tipo e Efeito de Falha. UFSCar, São Carlos, 2006.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Rosa, A. F. P., Brito, J. R. ., Royer, R. ., & Santos, G. T. dos. (2021). Análise da confiabilidade humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA. Conjecturas, 22(1), 1–21. https://doi.org/10.53660/CONJ-236-803

Edição

Seção

Artigos