Aprendizagem de modelos atômicos em atividades colaborativas com mapeamento da Zona de Desenvolvimento Proximal em jogos móveis

Autores

  • Marcela dos Santos Barbosa Universidade Federal do Amazonas
  • José Luiz de Souza Pio Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-244-816

Palavras-chave:

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Modelos atômicos, Jogo móvel, Atividade colaborativa

Resumo

O aprendizado de química no primeiro ano do ensino médio tem início com o estudo do átomo, que é imprescindível para o entendimento dos demais conteúdos científicos que serão futuramente ensinados. Neste viés, ao aprender o conteúdo de atomística o aluno inicia um processo que, segundo Vygotsky, define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro aluno, conhecida como zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Por meio da ZDP pode-se entender o curso interno do progresso cognitivo, concedendo o acesso do que já foi aprendido e ao que está em maturação. Dessa forma, com o intuito de desenvolver o aprendizado de atomística associado ao processo de desenvolvimento da ZDP, este trabalho apresenta uma abordagem para o ensino e aprendizagem de modelos atômicos utilizando como base um jogo móvel de química, desenvolvido para ser utilizado numa atividade colaborativa. Para avaliar e validar a abordagem, jogo foi aplicado junto à 16 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Manaus/AM. Os resultados evidenciam que a atividade colaborativa com jogo móvel contribuiu para o aprendizado de modelos atômicos.

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Biografia do Autor

Marcela dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (2013), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo programa PPGECIM/UFAM (2019), graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP)/Polo Manaus (2021) e experiência com desenvolvimento de jogos no Construct 3 e com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

 

José Luiz de Souza Pio, Universidade Federal do Amazonas

Engenheiro Civil formado pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM, 1987), Especialista (Lato Sensu) em Ciência da Computação (UFAM e IBM, 1991) e em Sistemas Avançados de Manufatura (IBM/ILAT, 1992), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ, 1995) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2006). Atua como professor vinculado ao Instituto de Computação (ICOMP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e aos programas de pós-graduação em Informática (PPGI), em Engenharia Elétrica (PPGEE) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Barbosa, M. dos S., & Pio, J. L. de S. (2021). Aprendizagem de modelos atômicos em atividades colaborativas com mapeamento da Zona de Desenvolvimento Proximal em jogos móveis. Conjecturas, 21(4), 677–697. https://doi.org/10.53660/CONJ-244-816

Edição

Seção

Artigos