Coordenação pedagógica na escola: dilemas de uma identidade profissional oscilante

Autores

  • Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes UFMA https://orcid.org/0000-0002-2756-1938
  • Cristiane Dutra Ribeiro Habibe UFMA
  • Leila Fernanda Mendes Everton Rego UFMA
  • Valda Ribeiro da Cruz Silva UFMA
  • Francisca das Chagas dos Passos Silva UFMA

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-265-101

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Identidade Profissional, Dilemas

Resumo

Estudos na área apontam alguns entraves ocorrentes na atuação do coordenador pedagógico para o exercício de suas funções e atribuições de maneira objetiva e significativa. Tal problemática foi alvo de nossas inquietações e nos motivou a fazer este estudo para discutir as principais dificuldades enfrentadas pela coordenação pedagógica que resultam em uma identidade profissional não consolidada, gerando incertezas e práticas pedagógicas desvinculadas de suas verdadeiras atribuições. Assim, além de considerarmos o olhar de nossas experiências enquanto atuantes na área, fundamentamos este estudo em teóricos como: TARDIF (2014), ALMEIDA E PLACCO (2012), IMBERNÓN (2011), LIBÂNEO (2004), entre outros. Os resultados da pesquisa mostraram instabilidade entre saber o que precisa ser feito e realmente fazê-lo. Isto é, dilemas quanto ao ser coordenador em sua função precípua (formador de formadores) os quais são reais e difíceis de serem gerenciados enquanto esse profissional não compreender e se mobilizar para o exercício das suas reais atribuições. Isso requer organização, conhecimento autonomia e autoformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes , UFMA

Graduação em Pedagogia/UFMA, Mestra e Doutora em Educação/UNESP-Marília-SP, Pesquisa na área de Formação de Professores, Afabetização, Leitura e Produção de Texto anos iniciais, Coordenação Pedagógica.

Cristiane Dutra Ribeiro Habibe , UFMA

Mestranda do Programa de Pós Graduaçãoem Gestão de Ensino da educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia (UFMA). Pesquisa nas áreas de Formação de Professores e Currículo.

Leila Fernanda Mendes Everton Rego , UFMA

Mestranda no Curso de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2013), Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016), Especialista em Educação Especial/Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos Docentes - GEPPFORD/PPGEEB/UFMA e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - GRUPELPAI/PPGEEB/UFMA . Especialista em Educação Básica (Coordenadora Pedagógica) na rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar - MA.

Valda Ribeiro da Cruz Silva , UFMA

Valda Ribeiro da Cruz Silva, é graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, graduada também em Pedagogia pela faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. Pesquisadora na área de Formação de Professores e Coordenação Pedagógica.

Francisca das Chagas dos Passos Silva , UFMA

Mestra em Educação em Gestão do Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Albeert Einstein; Pedagoga pela UFMA; Professora da rede municipal de ensino de São Luís; supervisora escolar na rede estadual de Ensino do Maranhao; Membro do Grupo de Estudos do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais GruPELPAI. 

Referências

FREIRE, P. Educação na cidade. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LÍBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. 3.ed. Ijuí:Unijuí, 2000.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1991.

PAPI, S. de O. G. Professores: formação e profissionalização. São Paulo: JM, 2005.

PLACCO, V. M. N. de S. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano na escola. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, I. P. de A.; D’ÁVILA, C. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2015.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Fernandes , V. M. D. C. ., Habibe , C. D. R. ., Rego , L. F. M. E. ., Silva , V. R. da C. ., & Silva , F. das C. dos P. . (2021). Coordenação pedagógica na escola: dilemas de uma identidade profissional oscilante. Conjecturas, 21(5), 166–177. https://doi.org/10.53660/CONJ-265-101

Edição

Seção

Artigos