O Processo Histórico dos Métodos de Contagem como estratégia de ensino e aprendizagem

Autores

  • Nélio Santos Nahum Santos Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Sebastião Martins Siqueira Cordeiro Martins Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Ataíde das Chagas Dias Chagas Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Antonio Maia de Jesus Chaves Neto Maia de Jesus Universidade Federal do Pará-UFPA https://orcid.org/0000-0002-9730-3512
  • José Francisco da Silva Costa UFPA

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-321-508

Palavras-chave:

Processo Histórico, Métodos de Contagem, Ensino

Resumo

Este trabalho de pesquisa aborda os métodos de contagem estudados no Ensino Médio. Com ênfase numa pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, e pautada no processo histórico buscando mostrar a trajetória dos problemas que deram inicio aos métodos de contagem. A motivação para propor esta abordagem surgiu das da possibilidade de mostrar no contexto da sala de aula a relevância do aluno compreender conteúdos matemáticos a partir da história, destacando os matemáticos que desenvolveram a partir de situações advindas até mesmo do cotidiano, situações que requeriam uma interpretação matemática de um determinado problema real. Nesse sentido, busca-se investigar e compreender os métodos de contagem, partindo de uma proposta que direcionada a problemas a saber: Quadrados Mágicos (Lo-Shu), O Stomachion, Jogos de Azar; As Pontes de Königsberg e o Teorema das Quatro Cores. A pesquisa tem sua ênfase para o ensino de modo a motivar o aluno no entendimento do processo histórico que ocorreu para a evolução dos métodos de contagem. Conclui-se a pesquisa considerando que a ciência para ser bem compreendida necessita de duas principais linhas, a primeira sendo a História evolutiva e no formalismo de teoremas e axiomas que resultam da investigação e análises de situações problemas que asseguram o caráter cientifico. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, L.A. Revista do Professor de Matemática Vol. 41: Mais sobre quadrados mágicos. Rio de Janeiro: SBM, 1999.

AUSUBEL, D. P. Alguns aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

BACHX, A. de C.; POPPE, L. M. B.; TAVARES, R. N. O. Prelúdio à Análise

BENEVIDES, F.S, Introdução à Teoria dos Grafos - Parte 1. Disponível em : https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/ver?modulo=84. Acesso em 18/01/2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, P.C. Métodos de Contagem e Probabilidade. Rio de Janeiro: IMPA, 2017.

Combinatória. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.

EVES, H. Introdução à História da Matemática – Tradução: Hygino H. Domingues 5a ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2011.

MORGADO, A.C. et al. Análise Combinatória e Probabilidade. 10ª ed. Rio de Janeiro, SBM, 2016.

PIMENTA, M.M.D. História do Problema das Quatro Cores. Disponível em: http://clubes.obmep.org.br/blog/wp-content/uploads/2018/08/Quatro-Cores_2.pdf. Acesso em 20/01/2021.

SAMPAIO, J.C.V. Quatro Cores e Matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Bahia, 2004.

SANTINHO, M.S; MACHADO, R.M. Os Fascinantes Quadrados Mágicos - III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Goiás: Anais, 2006.

SANTOS, R.A, Revista da Olimpíada IME nº 7, p. 77-83. Goiás: UFG, 2008.

STEWART, I, Almanaque das Curiosidades Matemáticas – Tradução: Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

TAVARES, C.; BRITO, F.R.M: Revista do Professor de Matemática Vol. 57: Contando a História da Contagem. Rio de Janeiro: SBM, 2005.

VAZQUES, C. M. R.; NOGUTI, F. C. H. Análise Combinatória: alguns aspectos históricos e uma abordagem pedagógica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, VIII. Recife: Anais, 2004.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Santos, N. S. N., Martins, S. M. S. C., Chagas, A. das C. D., Maia de Jesus , A. M. de J. C. N. ., & Costa, J. F. da S. (2021). O Processo Histórico dos Métodos de Contagem como estratégia de ensino e aprendizagem . Conjecturas, 21(6), 126–143. https://doi.org/10.53660/CONJ-321-508

Edição

Seção

Artigos