Estado da questão sobre a formação profissional de psicologia frente a situações de violência, intolerância e racismo por motivações religiosas

Autores

  • Marcos Teles do Nascimento UNILEÃO
  • Marcus Cézar de Borba Belmino UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-329-615

Palavras-chave:

Estado da Questão, Formação Profissional, Violência Religiosa, Currículo

Resumo

Trata-se um estado da questão que busca compreender o cenário de pesquisas sobre a formação profissional em Psicologia frente a situações de violência religiosa, intolerância religiosa e racismo religioso. Para tal, metodologicamente, adotou-se como fonte de pesquisa a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD entre os anos de 2010 e 2020. Além disso, adotou-se palavras-chave no campo de busca como forma de seleção dos materiais coletados. Após isso, foi feito uma leitura inicial dos resultados em que o pesquisador observou título e resumo da pesquisa, resultando em um percentual menor de materiais, dissertações e teses, que foram lidas na íntegra e apresentadas nos resultados. Com base nos materiais, identificou-se o interesse da comunidade acadêmica em discutir a formação profissional de Psicologia perpassando por análises curriculares e pelas transformações históricas produzidas. Há também trabalhos que versam sobre o tema da violência, intolerância e racismo por motivações religiosas. Quanto às considerações finais, embora não tenha sido localizado pesquisas que tratem diretamente da formação profissional de psicologia frente a situações de violência religiosa, intolerância religiosa e racismo religioso, os resultados permitiram aproximação de temas discutidos pelos autores e confirmam a pertinência da pesquisa em desenvolvimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, C. R. Intolerância religiosa e racismo: vivências de psicólogos em cultos afro-brasileiros. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, 2019.

CHAGAS, Reimy Solange. Sabe com quem está falando? A ausência de conhecimentos multiculturais na formação de psicólogos. Teses (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social)- Programa de Estudos Pós-graduação em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

CUNHA, Vivian Fukumasu. Religiosidade/Espiritualidade (R/E) na prática clínica psicológica: Experiências de psicoterapeutas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.

MACHADO, Aline Renata. Supervisão e temas de religião: experiência do acolhimento. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

NÓBREGA- THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos científicos e o Estado da Questão: reflexões metodológicas. In: Estudos em Avaliação Educacional, vol. 15, nº 30, jul-dez, 2004.

RIBEIRO, Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no brasil, no século XXI. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia – GO,2017.

SEIXAS, Pablo de Sousa. A Formação Graduada em Psicologia no Brasil: reflexão sobre os principais dilemas em um contexto Pós-DCN. Tese de doutorado inédito. Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFRN, Natal, 2014.

SILVA, D. O. Formação, ideologia e emancipação: nexos com as diretrizes curriculares (2004 e 2011) para os cursos de graduação em Psicologia. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

UNILEÃO. Centro Universitário Leão Sampaio. Mestrado Profissional em Ensino em Saúde. Disponível em: https://unileao.edu.br/mestrado/mestrado-profissional-em-ensino-em-saude/. Acesso em 17 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

do Nascimento, M. T., & de Borba Belmino, M. C. (2021). Estado da questão sobre a formação profissional de psicologia frente a situações de violência, intolerância e racismo por motivações religiosas. Conjecturas, 21(6), 399–409. https://doi.org/10.53660/CONJ-329-615

Edição

Seção

Artigos