Design e Materiais: Análise sociotécnica e aplicação de novo material com minimização de recursos em Conceição dos Ouros, MG

Autores

  • Bianca Siqueira Martins Domingos Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.
  • Maria Gabriela Araújo Ranieri Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.
  • Adilson da Silva Mello Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1966-3686
  • Érik Leonel Luciano Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS – São Paulo, Brasil.
  • Rosinei Batista Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil. / Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS – São Paulo, Brasil.
  • Isabella Batista Graça Grego Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-333-603

Palavras-chave:

Design, Interdisciplinariedade, Novos Materiais, Gesso, Terras de diatomáceas

Resumo

Esta pesquisa visa a incorporação de um resíduo proveniente da produção cervejeira como meio de minimização de matéria prima utilizada para fabricação de imagens sacras em gesso, bem como o direcionamento desse resíduo para uma utilização viável de reuso. A pesquisa em questão trabalha com uma empresa familiar de pequeno porte, que utiliza de técnicas empíricas para fabricação de placas de gesso no município de Conceição dos Ouros, localizada no sul do estado de Minas Gerais. As técnicas utilizadas para desenvolvimento do projeto vão desde a observação e mapeamento em campo até as análises laboratoriais das matérias primas utilizadas para produção dos artefatos tais como: microscopia eletrônica de varredura, testes de absorção de água e análise termogravimétrica. Em resultados obtidos foi possível observar como o grupo está organizado e aberto para colaborar na implementação de uma nova tecnologia, no caso o compósito, sem descartar as questões sociais, culturais e econômicas do município e da empresa estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Siqueira Martins Domingos, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2019 - ) com bolsa CAPES e disciplinas cursadas como Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2013-2015) com bolsa CAPES e FAPEMIG. Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa DÁvila - UNIFATEA (2009-2012) com bolsa CNPq (PIBITI e ATNM). Atuou como Coordenadora de Relações Institucionais, do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/Periódicos Científicos e Professora Titular no Centro Universitário Teresa DÁvila - UNIFATEA, na disciplina de Metodologia de Pesquisa. Atuou como Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Design, Tecnologia e Inovação no UNIFATEA. Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Lorena, São Paulo (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) (2017 - 2018). Professora orientadora de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM - CNPq. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Atua nos campos de Planejamento Urbano e Regional, Direito à Cidade e Intervenções Artísticas Urbanas.

Maria Gabriela Araújo Ranieri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

Graduação em Decoração de Interiores (2000), Mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Mecânica na área de materiais pela UNESP. Foi professora bolsista da disciplina Processamento de Materiais Cerâmicos (2010) do curso de Engenharia de Materiais da UNESP, Campus de Guaratinguetá. Estagiária no Laboratório de sensores do Departamento de Catalisadores e Superfícies - Universidad Nacional de Mar del Plata ? Argentina. Atualmente realiza pesquisas com resíduos sólidos buscando utilizá-los para confeccionar materiais alternativos para construção civil e design de produtos. Realizou pesquisas com resíduos de rocha e resíduos de pneus inservíveis, sempre a procura de processos com baixo consumo de energia e de fácil exequibilidade. Professora (docente externa) da disciplina Propriedades e Aplicações dos Materiais Cerâmicos do curso de Engenharia de Materiais - UNIFEI, campus de Itajubá. Professora do curso Comunicação Científica I e II pelo Programa de Pós- graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, DTecS, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão e Tópicos Especiais IV pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Adilson da Silva Mello, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

Professor Associado I da Universidade Federal de Itajubá. Possui graduação em Filosofia, mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Áreas de interesse: Tecnologias e Sociedade; Trabalho; Cultura e Desenvolvimento. Coordenador do GEPE de Ciências Sociais e Desenvolvimento do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá.

Rosinei Batista Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil. / Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS – São Paulo, Brasil.

Pós-Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP - 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa-PQ -2015/2018. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBITI e PIBIC-EM - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Projeto de Produto e Tecnologias Sociais". Consultor - CAPES e participação no Fórum de coordenadores dos PPG´s e do Grupo de Trabalho (GT) da área Arquitetura e Urbanismo e Design - AUD - CAPES - Avaliação Quadrimestral (2017-2020). Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Professor Associado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, SP. Colaborador no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor Visitante no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável na Universidade de Matanzas - CEFAS-UMCC - CUBA. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Materiais, com ênfase em Design e Seleção de Materiais, Projeto de Produto, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos (DOE), Processos de Fabricação, Corrosão, Gestão da Inovação Tecnológica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM).

Isabella Batista Graça Grego, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, Universidade Federal de Itajubá, campus de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

Mestre pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS) na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduada em Design no Centro Universitário Teresa DÁvila (UNIFATEA) onde foi bolsista de Iniciação Científica no Instituto Superior de Pesquisa - ISPIC, PIBIC e PIBITI/CNPq. Monografia desenvolvida como tema base o projeto de iniciação científica, onde foi desenvolvido uma proposta de otimização da produção de imagens sacras, tanto na questão de desenvolvimento de um novo material, quanto na questão do processo de produção. Atualmente está como Bolsista de Apoio Técnico (BAT) em um Edital Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa de MG (FAPEMIG).

Referências

ASHBY, M. F.; JOHNSON, K. Materiais e Design: arte e ciência da seleção de materiais no design de produtos. Brasil: Elsevier, 2° Edição, 2013.

Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Disponível em: <http://cervbrasil.org.br/>. Acesso em: 10 jul. 2021.

BACK N, OGLIARI A, DIAS A. & SILVA JC. Projeto Integrado de Produtos. Manole, Barueri, SP, 2008.

BARTON JA, LOVE DM, TAYLOR GD. Design determines 70% of cost? A review of implications for design evaluation. Journal of Engineering Design, 12:1, pp 47-58, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09544820010031553. Acesso em: 02 ago. 2021.

BAXTER M. Projeto de Produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos Produtos. Edgar Blücher, São Paulo, 1998.

BAXTER, M. Projeto de Produtos – Guia Prático para o Design de Novos Produtos. 3 ed. 344 p. Editora Blücher. ISBN: 9788521266149. 2011.

BONSIEPE, G. Design como prática do projeto. Blucher, 2012.

CALLISTER, W. D.; Ciência Engenharia de Materiais: Uma Introdução. LTC, São Paulo, 8ª Edição, 2012.

CIEMIL. Comércio, Indústria e Exportação de Minérios Ltda. Disponível em: <http://www.ciemil.com.br/interface/index_diatomita.html >. Acesso em: 03 ago. 2021.

COUTO, R. M. S. (org). Forma do Design: por uma metodologia interdisciplinar. Editora Rio Books: Rio de Janeiro, 2014.

DAMAZIO, V. M. M. Artefatos de Memória da Vida Cotidiana: um olhar interdisciplinar sobre as coisas que fazem bem lembrar. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2005. 285p. Disponível em: http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2012/relatorios_pdf/ctch/ART/DAD-Gabriel%20Franklin%20e%20Vincer%20Victor.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.

Departamento de Produção Mineral - DNPM. Em sumário mineral 2013. Disponível em: <http://www.dnpm.gov.br/>. Acesso em: 05 ago. 2021.

DOSSE, F. O império do sentido: a humanização das ciências humanas. Ilka Stern Cohen (trad.), Bauru, SP: EDUSC, 2003.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 15 out. 2021.

JAPIASSU, H. A questão da interdisciplinaridade. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR. Secretaria Municipal de Educação, Porto Alegre, 1994.

KINDLEIN Jr., W.; GUANABARA, A. S. A importância do Binômio Design e Engenharia como Catalisador de Inovação. Curitiba: Anais 7º P&D Design – Congresso Brasileiro e Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006. 10p.

KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Nobel, 2009.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: Ed. UFBA, 2012.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

LAW, J. Notes on the theory of the actor-network: ordering, strategy, and heterogeneity. Plenum Publishing Corporation, Systems Practice, Vol. 5, No. 4, 1992.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2001.

MEYER, G. C. O. Design-Rede: repensando os interesses do design. Estudos em Design, v. 19, n. 1, 2015.

MUNFORD, E. The Story of socio-technical Design: Reflections on its Success, Failures and Potencial. Information Systems Journal 16 (4): 317 – 342, 2006. Disponível em: DOI: 101111/j.1365-2575-2006.00221.x. Acesso em: 10 jul. 2021.

Prefeitura Municipal de Conceição dos Ouros, MG. Disponível em: https://www.conceicaodosouros.mg.gov.br/historia-de-conceicao-dos-ouros. Acesso em: 15 out. 2021.

RAYNAUT, C. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. PHLIPPI JR Alindo & NETO, Antonio J. Silva. THOMAS, H.; BUCH, A. (Coord.). Actos, actores y artefactos: sociologia de la tecnologia. 1ª Ed, 1ª Reimpressão – Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2013.

SALIH, S. S.; GHOSH, T. K. International Journal of Biological Macromolecules Adsorption of Zn ( II ) ions by chitosan coated diatomaceous earth. International Journal of Biological Macromolecules, v. 106, p. 602–610, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijbiomac.2017.08.053. Acesso em: 20 ago. 2021.

VALADÃO, J. A. D.; ANDRADE, J. A. Entre os Sistemas Sociotécnicos e os Conjuntos Sociotécnicos: Tecnologia Social como Mediação Sociotécnica. XXXVI Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/63/2012_GCT391.pdf. Acesso em: 17 ago. 2021.

VARGENS, J. M. C. Uma abordagem sociotécnica para design e desenvolvimento de sistemas de informação em saúde no âmbito do SUS. Tese de doutorado. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, 2014. 227p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/12976/1/ve_Jos%c3%a9_Muniz_ENSP_2014. Acesso em: 10 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Domingos, B. S. M., Ranieri, M. G. A. ., Mello, A. da S. ., Luciano, Érik L., Ribeiro, R. B., & Grego, I. B. G. (2021). Design e Materiais: Análise sociotécnica e aplicação de novo material com minimização de recursos em Conceição dos Ouros, MG. Conjecturas, 21(6), 191–220. https://doi.org/10.53660/CONJ-333-603

Edição

Seção

Artigos