Pratica interdisciplinar de ensino-aprendizagem simulando o efeito chicote em uma cadeia de suprimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-346-718

Palavras-chave:

Simulação, Efeito chicote, Cadeia de Suprimentos

Resumo

A realização de simulações no ensino superior tem ganhado espaço como uma alternativa na assimilação dos conceitos teóricos ensinados em salas de aula. Essa pratica proporciona ao aluno a sensação de um ambiente real e vivenciado dentro das empresas. Sendo assim, ampliar a sala de aula para além das suas paredes é uma forma de trazer o problema atual para dentro da classe, mostrando o problema prático e partindo para solução teórica. A simulação tem como intenção estimular o estudante a desenvolver uma visão sistêmica e analítica dos problemas existentes ao longo de uma Cadeia de Suprimentos, gerando uma percepção sobre a importância da teoria acadêmica para solucionar problemas organizacionais reais. Esse artigo tem como objetivo demonstrar uma pratica interdisciplinar de Ensino-Aprendizagem a respeito do efeito chicote na Cadeia de Suprimentos, envolvendo a disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de Mestrado Profissional da UFRGS. Os resultados coletados foram analisados e discutidos pelos alunos e o professor, demonstrando que o efeito chicote na Cadeia de Suprimentos é real, porém suas consequências podem ser mitigadas quando bem utilizadas às ferramentas tecnológicas e as informações disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial /Ronald H. Ballou, tradução Raul Rubenich. – 5.ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006. Reimpressão 2009, 616 p.; 28 cm. ISBN 978-85-363-0591-2.

CASSEL, Ricardo A. Logística Empresarial. (2016) Apostila da Disciplina de Logística Empresarial e gestão da Cadeia de Suprimentos, Porto Alegre: UFRGS/IBG.

CHEN et al. Quantifying the bullwhip effect in a simple supply chain: the impacto f forecasting, lead times, and information. Management science, v.46, n.3, p. 436-433, 2000.

COELHO, Leandro Callegari; FOLLMANN, Neimar. O impacto do compartilhamento de informações na redução do efeito chicote na cadeia de suprimentos. Gestão e Produção, São Carlos, v.16, n. 4, p.571-583, out.-dez, 2009.

COELHO, Leandro Callegari; FOLLMANN, Neimar; RODRIGUES, Carlos Manuel. O Efeito Chicote e o seu Impacto na Gestão da cadeia de Suprimentos. IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007.

FIORIOLLI, J. C. Modelagem matemática do Efeito Chicote em cadeias de abastecimento. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FORRESTER, J. Industrial Dynamics. Harvard Business Review, n. 36, Julho – Agosto 1958.

GRAMIGNA, M.R.M. Jogos de Empresa. São Paulo, Makron Books, 1993.

Grupo de Estudos Logísticos – UFRGS/IBG. Rondonópolis, Mato Grosso: Mestrandos do Curso de Engenharia de Produção e Inovação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2016.

KALLÁS, D. A Utilização de Jogos de Empresas no Ensino da Administração. In: VI SEMEAD - Seminários em Administração, VI, 2003.

LEE, H. et al. The bullwhip effect in supply chains. Sloan Management Review, n.38, p. 93-102, 1997.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

TUBINO, D & SCHAFRANSKI, L.E. Simulação Empresarial em Gestão da Produção. Manual de Simulação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Sartori, A., de Oliveira, R., Perez, B., Vieira, A., Arcanjo, C., Maciel, D., de Siqueira, R., & de Moraes, F. (2021). Pratica interdisciplinar de ensino-aprendizagem simulando o efeito chicote em uma cadeia de suprimentos. Conjecturas, 21(6), 376–389. https://doi.org/10.53660/CONJ-346-718

Edição

Seção

Artigos