A Fundarte e o Ensino de Música: o impacto da instituição na educação musical de uma região

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-352-712

Palavras-chave:

Educação Musical, Fundarte, Interdisciplinaridade

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar o impacto causado pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) no desenvolvimento da educação musical e cultural no Vale do Caí/RS. A instituição vem, há muitos anos, sendo referência no ensino de música na região e no estado. Em uma abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental como método, sendo coletados documentos institucionais oficiais da Fundarte e reportagens em um jornal local, este, referência em comunicação da região, datadas de 2017 a 2020. O referencial teórico teve como base estudos de Kraemer (2000) e Swanwick (1999), considerando-se a educação musical e suas relações com diversos tempos, espaços e disciplinas. Como resultados, constatou-se que a Fundarte tem um papel importante na difusão e no desenvolvimento da arte e da cultura, oportunizando o ensino e a pesquisa na região do Vale do Caí/RS, bem como nas localidades do entorno. Como desdobramentos, almeja-se que esta pesquisa fomente outras investigações, não somente no que diz respeito à Fundarte, mas, também, de outras instituições da mesma natureza, que contribuem para a história e fortalecem ainda mais a área da educação musical.

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Biografia do Autor

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação e Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq e certificados pela UERGS. É Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Assessora do Comitê de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (FAPERGS). Na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, como concursada, de 2002 a 2020, coordenou a inserção da música nas escolas da rede pública municipal, por meio dos Centros Musicais e da assessoria direta às escolas. De 2006 a 2020 coordenou o Programa de Leitura Adote um Escritor, programa público de acesso direto à ampliação da leitura nas escolas da rede de ensino. Integra a Comissão Gaúcha de Folclore e a Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar como cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), um reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: uma religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Bárbara Cecília Spohr, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-graduanda em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Bacharela em História e graduanda em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional ? UNINTER. Graduanda em Música: Licenciatura (UERGS). Estagiária do Setor Pedagógico do Projeto Ação Comunitária da FUNDARTE, onde é professora de Oficinas de Violão. É integrante do Grupo de Pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (CNPq/UERGS) e do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE, onde realiza pesquisas na área da Educação Musical. É bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UERGS) do projeto de pesquisa ?A Educação Musical de Ontem e de Hoje: uma Pesquisa Documental na Fundação Municipal de Artes de Montenegro?. Participa de atividades junto ao Grupo de Extensão ?Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços? (UERGS). Realizou atividades de Monitoria na disciplina de História da Música II do curso de graduação Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É cursista de Violão no Curso Básico de Música na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE). Áreas de interesse: Educação Musical, História da Música, Estudos Culturais.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R., & Spohr, B. C. (2021). A Fundarte e o Ensino de Música: o impacto da instituição na educação musical de uma região. Conjecturas, 21(6), 334–354. https://doi.org/10.53660/CONJ-352-712

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Seção

Artigos