A categoria “Questão Social”: perspectivas teóricas nas Ciências Sociais e no Serviço Social brasileiro

Autores

  • Angela Kaline Da Santos UFPB
  • Deise Moreira Cavalcante UFPB
  • Janaína Nunes da Silva UFPB
  • Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida UFPB

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-378-815

Palavras-chave:

Questão Social, Sociedade Salarial, Lei da Acumulação Capitalista, Serviço Social, Estado da Arte

Resumo

O presente artigo propõe-se desenvolver um levantamento bibliográfico das principais teses sobre a questão social nas ciências sociais e no serviço social brasileiro com o intuito de indicar o estado da arte da categoria questão social. Essa categoria teórica é um dos principais eixos teóricos na formação do Serviço Social, entretanto, não é exclusiva à essa área de conhecimento, tendo grande incidência nas Ciências Sociais. Tipifica-se como uma pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante a utilização da metodologia do estado da arte. Trabalharemos com a tese de Robert Castel (2000), uma das principais teses sobre a temática e com grande incidência no Brasil. No Serviço Social, optamos por trabalhar com as teses de Marilda Iamamoto (2001) e Josiane Soares Santos (2012). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Moreira Cavalcante, UFPB

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Internacional da Paraíba (2016). Atualmente é mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Conservadorismo, Projeto Ético-Politico, Contemporaneidade e Política Social.

Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida, UFPB

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1971), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela PUC/SP (2004). É professora na categoria Titular do Departamento de Serviço Social em nível de Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba; Pesquisadora Nível 1-B do CNPq; Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - período 2012-2014; Membro do Comitê Julgador da Política Nacional de Saúde da População Negra do País - CNPq (2014-2015); Membro do Comitê de Julgamento do Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (2015); Membro da Comissão Assessora do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do MEC/INEP para área do Serviço Social (2004/2015); Membro da Comissão de Especialistas na área do Serviço Social no MEC/SESu (2000/2004), Colaboradora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Assessora Científica da Editora da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Membro do Conselho Editorial da Revista Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão e Membro Revisor das Revistas Katalysis (UFSC), Sociedade em Debate (UCPEL), Ser Social (UnB) e Serviço Social em Revista (UEL); Consultora Ad hoc de diversas Fundações Estaduais de Pesquisa brasileiras; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura, Políticas Sociais e Serviço Social (GEPACOPS) da UFPB/DSS/PPGSS, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; Membro do Comitê Externo do PIBIC/CNPq-UEPB, do PIBIC/CNPq-UERN e do PIBIC/CNPq-UFRN; Coordenadora Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da UFPB (2012/2013); Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES/CNPq pela UFPB (2012/2013); Coordenadora do Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES pela UFPB (2012/2013); Gestão Acadêmica na qualidade de Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário da UFPB (2010-2013). Tem experiência na área de Serviço Social e Política Social com estudos investigativos na área de Fundamentos em Serviço Social com as temáticas de formação e exercício profissional, questão social, produção do conhecimento e pesquisa em Serviço Social; e na área do Serviço Social Aplicado com os temas: avaliação das políticas sociais (com ênfase nas Políticas de Saúde e de Assistência Social), gestão social e pobreza.

Referências

CASTEL, Robert. As Transformações da Questão Social. In: BÓGUS, Lucia, et al. (Orgs.). A questão social no contexto da globalização. São Paulo: EDUC, Editora da PUC-SP, 2000. Pg. 235-264.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. In: Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, 2002.

IAMAMOTO, Marilda. A Questão Social no Capitalismo. In: ABEPSS. Revista Temporalis / Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2, n.3. Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001, pg. 9-32.

MOTA, A. E. Questão social e Serviço Social: um debate necessário. In: O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estado, Política e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2010, pg. 21 – 57.

NETTO, J. P. Estado e Questão Social no Capitalismo dos Monopólios. In: Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, pg. 19-34.

PASTORINI, A. A Categoria “questão social” em debate. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção questões da nossa época; v. 17)

SANTOS, Josiane Soares. Particularidades da questão social no Brasil: mediações para seu debate no governo Lula. In: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 111, pg. 430-449, jul./set. 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Santos, A. K. D., Cavalcante, D. M., Silva, J. N. da, & Almeida, B. de L. F. de . (2021). A categoria “Questão Social”: perspectivas teóricas nas Ciências Sociais e no Serviço Social brasileiro. Conjecturas, 21(6), 516–528. https://doi.org/10.53660/CONJ-378-815

Edição

Seção

Artigos