A percepção da coordenação pedagógica da elaboração do PEI para alunos DI

Autores

  • Adriana Oliveira Bernardes UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-396-116

Palavras-chave:

Ensino para aluno com DI, Planejamento Educacional Especializado, Visão da coordenação pedagógica, Educação Inclusiva, Ensino Médio

Resumo

Após o cumprimento da LDB (1996) propiciar ao aluno com deficiência frequentar turmas regulares de ensino, almeja-se que, uma vez na escola, o aluno receba uma educação de qualidade, tal premissa está diretamente ligada a um trabalho em que se considerem suas especificidades. Vários recursos poderão contribuir para isso e neste contexto o Planejamento Educacional Individual (PEI) é extremamente necessário para o desenvolvimento do aluno, sobretudo alunos com deficiência intelectual que sofrem grandes preconceitos na escola, não só pelos colegas de classe, mas também por professores que julgam que o mesmo não poderá alcançar desenvolvimento em sua disciplina. Neste contexto é importante conhecer a visão da orientação escolar da elaboração da PEI realizada pelos professores no Ensino Médio, já que os mesmos, conhecendo as especificidades dos alunos, se dirigem aos professores no sentido de elaborar um planejamento anual, no qual, haja atividades diferenciadas que colaborem com o desenvolvimento do aluno com DI (Deficiência Intelectual). O objetivo deste artigo é apresentar a visão da coordenação pedagógica da elaboração do PEI pelos professores para alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro para elaboração do planejamento para aluno com DI no ano de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, S. A Percepção da Comunidade Escolar sobre a Realidade das Pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/a- percepcao-da-comunidade-escolar-sobre-a-realidade-das-pessoas-com-deficiencia-intelectual-e- multipla.pdf. Acessado em 10 de julho de 2018.

BRASIL. LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 7 mar. 2017.

BRASIL. Documento Subsidiário: Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro%20educacao%20inclusiva.pdf>. Acessado em: 10 de fev. 2019.

BERNARDES, A. O. Da integração à inclusão, novo paradigma. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/9/da-integracao-a-inclusao-novo-paradigma>. Acesso em 7 mar. 2021.

BERNARDES, A. O. AZULAY, Celeste Kelman. Ensinando Física a alunos com deficiência intelectual: Em busca de um currículo mínimo estadual. III Cintedi 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2018/TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2599_11082018202007.pdf.pdf>. Acesso em 7 mar. 2021.

CARTA PARA O TERCEIRO MILÊNIO. Assembleia Governativa da Rehabilitation International. Londres, Grã-Bretanha, 1999.

DELORS, Jacques. Educação: Um Tesouro A Descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. MEC. Atendimento Educacional Especializado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf Acessado em: 10 de julho de 2018.

MASCARO, C.A.A.C. Prática pedagógica na sala de recurso e o plano educacional individualizado. In: V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Niterói/RJ.

REDIG, Annie Gomes. Ressignificando a Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: a visão de professores especialistas. 2010. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.

PLETSCH, M. D. & DAMASCENO, A. (orgs). Educação especial e inclusão escolar:

reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ: EDUR, 2011(23-34).

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Bernardes, A. O. . (2021). A percepção da coordenação pedagógica da elaboração do PEI para alunos DI. Conjecturas, 21(4), 879–887. https://doi.org/10.53660/CONJ-396-116

Edição

Seção

Artigos