Agroecologia e sistemas complexos: uma reflexão sobre o estado de Rondônia

Autores

  • Eliane Alves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eugenio Avila Pedrozo UFRGS/UNIR-RO/UFPB
  • Mariluce Paes de Souza UNIR - Universidade Federal de Rondônia
  • Tania Nunes da Sliva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-410-209

Palavras-chave:

Agroecologia, Complexidade, Políticas públicas

Resumo

A agroecologia traz inovações técnicas e sociais que levam a repensar a contribuição do movimento orgânico para resolver os desafios como a segurança alimentar, as alterações climáticas e questões ambientais. Portanto o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da agroecologia no estado de Rondônia mediante de uma lente teórica que enfatize as interfaces cognitivas entre as propostas atuais, o ambiente, a economia e a sociedade. Por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva e um estudo multicasos que comtemplou o Projeto RECA, o Assentamento Padre Ezequiel e a Secretaria de Agricultura (SEAGRI) buscou-se levantar dados para que o paradigma moriniano da complexidade fosse o método para compreender os processos, as articulações, as implicações, as interdependências entre os sistemas sociais e naturais. As informações provenientes dos dados primários e secundários foram analisadas por análise de conteúdo. Foi observado que se pode coordenar melhor as iniciativas futuras para constituir políticas públicas, projetos público-privados ou parcerias com o terceiro em benefício dos sistemas agroecológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda na linha de pesquisa em Inovação, tecnologia e sustentabilidade da escola de Administração da UFRGS, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGA UNIR), atuando na linha de pesquisa Governança, Sustentabilidade e Amazônia. Participa do Centro de Estudo Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Experiência como professora de nível técnico profissionalizante na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Ministrando disciplinas de: Teoria Geral da Administração, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Psicologia e Cultura Organizacional, Logística, Administração da Produção, Matemática Financeira Básica Contabilidade Básica e Marketing. Experiência no ensino de línguas (Inglês e Espanhol).

Eugenio Avila Pedrozo, UFRGS/UNIR-RO/UFPB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1986), graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado no Instituí National Polytechnique de Lorraine (1995). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração e Agronegócios, com ênfase em Administração de Setores  Específicos, atuando principalmente nos  seguintes  temas: sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, complexidade, base da pirâmide, RSC - responsabilidade social corporativa, configurações interorganizacionais, estratégia coopetitiva, estratégias sustentáveis, inovações sustentáveis, educação para a sustentabilidade,  sistêmica,  multidimensionalidade,  multinível, inter/transdisciplinaridade,  prática  e  teoria  da atividade , BOP - base da pirâmide, Amazônia e agronegócios.

Mariluce Paes de Souza, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia, atua na Departamento Acadêmico de Administração na graduação e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração. Pós-Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), Doutora em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA)/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) (2004). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1999). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1989). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (1984). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Participa da Linha de Pesquisa Governança, Sustentabilidade e Amazônia. Atua nos campos temáticos Sustentabilidade e Coopetição, Governança, Arranjos, Cadeias de Suprimentos e Redes Organizacionais e Ações Coletivas. Pesquisadora em sistemas agroambientais, comunidades tradicionais, unidade de conservaçao, ecoturismo, produtos florestais não madeiráveis, relacionamentos interorganizacionais e desenvolvimento sustentável da Amazônia, privilegia as abordagens sistemas sociais, capital social, comunidade de práticas, empreendedorismo e inovação social, macromarketing, aprendizagem, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais, redes de cooperação e arranjos organizacionais, interorganizacionais complexos e processos econômicos com ênfase em desenvolvimento local e regional. Coordena Projetos financiados pela CAPES (Procad Amazônia) e CNPq (Universal) em parceria com pesquisadores da EA/UFRGS, UNAMA, MSU e UF.

Tania Nunes da Sliva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1980), especialização em Administração Financeira pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1982), especialização em Administração Financeira pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é vice-coordenadora do Gestor (Grupo de Estudos em Organizações) cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em agronegócios, complexidade, cooperativas, sustentabilidade, empreendedorismo coletivo, cooperação, estratégia e inovação social, tecnologia social, empreendedorismo social, energias sustentáveis. Foi Coordenadora do PPG-Agronegócio/UFRGS, de 07/2003 a 04/2008 e do PPG-Administração/UFRGS, de 01/2011 a 12/2012.

Referências

ASSENTAMENTO PADRE EZEQUIEL. Entrevista II. [jan. 2020]. Entrevistador: Eliane Alves da Silva. Porto Velho-RO, 2020. 1 arquivo.mp3 (1h:26 min.).

AZEVEDO, R. A. B. Análise e descrição de sistemas agrícolas: teorias para não naturalização da agricultura. Revista Verde, v. 2, n. 2, p. 01-26, 2007. Disponível em: < https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:PGLoPWr-5wEJ:https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/download/40/40+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 02 abr. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRANDEMBURG, A.; BEZERRA, I.; GIORDANI, R. C. F. Soberania alimentar, desenvolvimento territorial e sustentabilidade: olhares e contextos. Guaju, v. 2, p. 2-13, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/guaju/article/view/49008>. Acesso em 02 abr. 2020.

BRASIL. Decreto Federal nº 6.323 de 27 de dezembro de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6323.htm>. Acesso em 06 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.696.htm>. Acesso em: 28 abr. 2019.

BRASIL. Lei Federal nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2003. Disponível em: < https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/legislacao/portugues/lei-no-10-831-de-23-de-dezembro-de-2003.pdf/view>. Acesso em 06 abr. 2020.

BRASIL. Lei Federal nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2009. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12982.htm>. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Lei Federal nº 7.794 de 20 de agosto de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm#:~:text=1%C2%BA%20Fica%20institu%C3%ADda%20a%20Pol%C3%ADtica,a%20qualidade%20de%20vida%20da>. Acesso em 06 abr. 2020.

CAPOAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. PAULUS, G. Agroecologia: Matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In CAPOAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. PAULUS, G. (Org.). Agroecologia uma ciência do campo da complexidade. Brasília, DF: Dos autores, 2009.

ENTIDADE AUTÁRQUICA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE RONDÔNIA (EMATER-RO). Agroecologia uma construção de saberes e poderes: palestra técnica. Porto Velho, 2015.

FLORIANI, D. Educação ambiental e epistemologia: conhecimento e prática de fronteira ou uma disciplina a mais?. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n.2, p. 191-202, 2009. Disponível em: < http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6200>. Acesso em 02 abr. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. (6a. Ed.). São Paulo: Atlas, 2019.

GOLDELIER, M. O ideal e o material: pensamento, economias, sociedades. Paris: Fayard, 1984.

GOMM, R.; HAMMERSLEY, M.; FOSTER, P. Case study and generalization. In GOMM, R.; HAMMERSLEY, M.; FOSTER P. (Eds.). Case study method, London: Sage, 2000.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MERRIAM, S. B. Introduction to qualitative research. Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis, p. 3-17, 2002.

MORIN, E. O Método - 6 volumes. 1 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

REFLORESTAMENTO ECONÔMICO CONSORCIADO E ADENSADO (RECA). Quem somos. Disponível em: < http://www.projetoreca.com.br/site/quem-somos/> Acesso em 06 abr. 2020(a).

REFLORESTAMENTO ECONÔMICO CONSORCIADO E ADENSADO (RECA). Entrevista III. [mar. 2020]. Entrevistador: Eliane Alves da Silva. Nova Califórnia-RO, 2020(b). 1 arquivo.mp3 (40 min.).

RONDÔNIA. Decreto Estadual nº 19.895, de 17 de junho de 2015. Diário Oficial [do] Estado de Rondônia, Porto Velho, RO. 2015. Disponível em: < http://www.diof.ro.gov.br/data/uploads/2015/06/Doe-_-17-06-2015.pdf>. Acesso em: 06 set. 2020.

RONDÔNIA. Lei Estadual nº 2.588 de 28 de outubro de 2011. Diário Oficial [do] Estado de Rondônia, Porto Velho, RO, 2011. Disponível em: < http://ditel.casacivil.ro.gov.br/COTEL/Livros/detalhes.aspx?coddoc=3339>. Acesso em: 18 abr. 2020.

RONDÔNIA. Lei Estadual Complementar nº 655 de 28 de março de 2012. Diário Oficial [do] Estado de Rondônia, Porto Velho, RO, 2012. Disponível em: < http://ditel.casacivil.ro.gov.br/COTEL/Livros/Files/LC655.pdf>. Acesso em: 06 set. 2020.

RONDÔNIA. Lei Estadual nº 3.566, de 3 de junho de 2015. Diário Oficial [do] Estado de Rondônia, Porto Velho, RO. 2015. Disponível em: < http://ditel.casacivil.ro.gov.br/COTEL/Livros/detalhes.aspx?coddoc=24825>. Acesso em: 06 set. 2020.

SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA (SEAGRI). Entrevista I. [jan. 2020]. Entrevistador: Eliane Alves da Silva. Porto Velho-RO, 2020. 1 arquivo.mp3 (30 min.).

SILVA, E. A.; PAES-DE-SOUZA, M; RODRÍGUEZ, T. D. M.; PEDROZO, E. A. Transição sociotécnica na cadeia produtiva do café no estado de Rondônia. Revista Ciências da Sociedade, v.4, n.7, p.144-163, 2020. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistacienciasdasociedade/article/view/1404> Acesso em 06 abr. 2020.

SOUZA, V. A. Agroecologia, juventude e permanência no campo: uma relação possível?. Dissertação (Mestrado Profissional em Agroecossistemas). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas - PAGR. Florianópolis, SC, 110 p., 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186324/PAGR-P0058-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y> Acesso em: 29 mar. 2020.

TOLEDO, V. M. Indigenous peoples and biodiversity. In. LEVIN, S. A. Encyclopedia of Biodiversity. PRINCETON: ACADEMIC Press, 2001, 4666p.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Silva, E. A. da, Pedrozo, E. A. ., Souza, M. P. de, & Sliva, T. N. da. (2021). Agroecologia e sistemas complexos: uma reflexão sobre o estado de Rondônia . Conjecturas, 21(6), 883–909. https://doi.org/10.53660/CONJ-410-209

Edição

Seção

Artigos