Ensino de potenciação: uma sequência didática aplicada com estudantes do sexto ano da escola municipal Dr. Fernando Guilhon

Autores

  • André Alves Sobreira Universidade de Passo Fundo https://orcid.org/0000-0001-9401-8313
  • Adriana Tenir Egéa de Oliveira Universidade de Passo Fundo
  • Ady Wallace Jaques Silva Secretaria de Estado de Educação do Pará
  • Hozana Freitas da Costa Universidade de Passo Fundo
  • José dos Santos Ferreira Universidade de Passo Fundo
  • Monica Maria de Sousa Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Raimundo Gomes de Souza Universidade de Passo Fundo
  • Glaucia da Conceição Santana Rodrigues da Silva Secretaria Municipal de Educação de Ipixuna do Pará

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-414-212

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino por Atividades, Redescoberta, Potenciação, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência didática que trabalhou a conceituação, operacionalidade e propriedades da potenciação. Participaram da parte experimental quatro turmas com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada em Ipixuna do Pará. A análise das questões resolvidas pelos estudantes, bem como as conclusões apresentadas, no momento dos registros, nos revelou que os mesmos após as atividades demonstraram entendimento do conceito de potenciação, bem como de suas operacionalidade e propriedades. O experimento didático nos permitiu perceber o quanto é importante de que possamos trabalhar com metodologias diferenciadas nas aulas de Matemática, uma vez que assim, os estudantes conseguiram assimilar os conceitos apresentados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Alves Sobreira, Universidade de Passo Fundo

Filho de pequenos agricultores. Licenciado em: Matemática, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); em Física, pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará (IFPA) e em Pedagogia, pela Faculdade Liberdade (FALIBER); Especialista em: Gestão Escolar, Matemática e Física, Ensino de Física, Informática da Educação e Educação Especial, Psicologia Escolar e Educacional, Gestão Pública e Gestão Financeira; Mestre em Ensino de Matemática pela UEPA, com dissertação sobre o Ensino de Matemática Financeira e Aplicações e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Fui professor de Estatística e Probabilidade, no curso de Engenharia Civil e Matemática Comercial e Financeira, no curso de Ciências Contábeis, ambas na Faculdade Metropolitana de Paragominas e atualmente sou professor de Matemática e Física, lotado na SEDUC/PA e de Matemática na SEMED da Prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará. Revisor ad hoc de periódico.

Adriana Tenir Egéa de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF e Mestra em Matemática pela UFMT. Professora de Matemática da rede estadual de ensino do Mato Grosso

Ady Wallace Jaques Silva, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Matemática pela UFPA. Professor de Matemática da rede estadual de ensino do Pará e da rede municipal do Acará-PA.

Hozana Freitas da Costa, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF. Professora de Matemática da rede estadual de ensino do Pará e da rede municipal de Ipixuna do Pará-PA.

José dos Santos Ferreira, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM da Universidade de Passo Fundo - UPF. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (Ampla associação entre UERN/UFERSA/IFRN) (2020)

Monica Maria de Sousa, Secretaria de Educação de Pernambuco

Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri

Acadêmica do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni

Raimundo Gomes de Souza, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF  e Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES.

 

Glaucia da Conceição Santana Rodrigues da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Ipixuna do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora, 2003.

BOYER, C. B. História da matemática. 2ªed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017a.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

FOSSA, J. A. Características de atividades para o ensino de matemática. In: Ferreira G. P. (Org.). Educação Básica. Ceará, CE: URCA. 2000.

_____. Ensaios sobre a educação Matemática. Belém: EDUEPA, 2001.

MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. Aprendizagem Significativa em Revista /Meaningful Learning Review, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 16-24, jul. 2011.

OLIVEIRA, J. S. B.; ALVES, A. X.; NEVES, S. S. M. História da Matemática: contribuições e descobertas para o ensino-aprendizagem de matemática. Belém, SBEM, 2008.

PAULA, A. P. M. de. Ensino de figuras planas por atividades. 2011. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2012.

RONCA, A. C. C.; ESCOBAR, V. F. Aula expositiva. In: Técnicas pedagógicas: domesticação ou desafio à participação. 5 edição. Petrópolis: Vozes, 1988.

SÁ, P. F. de. A resolução de problemas: concepção e sugestões para aula de Matemática. Traço: revista do centro de ciências exatas e tecnologia. Belém: UNAMA, v.7, n.16, p. 63-77, 2005.

______. Atividades para o ensino de Matemática no nível fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1988.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Sobreira, A. A. ., Oliveira, A. T. E. de ., Silva, A. W. J. ., Costa, H. F. da ., Ferreira, J. dos S. ., Sousa, M. M. de ., Souza, R. G. de ., & Silva, G. da C. S. R. da . (2021). Ensino de potenciação: uma sequência didática aplicada com estudantes do sexto ano da escola municipal Dr. Fernando Guilhon . Conjecturas, 21(7), 76–95. https://doi.org/10.53660/CONJ-414-212

Edição

Seção

Artigos