O coordenador pedagógico no contexto da educação à distância: desafios e possibilidades

Autores

  • Hebert Rogério do Nascimento Coutinho Universidade Federal do Piauí
  • Antonia Dalva França Carvalho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-418-206

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Educação a Distância, Hibridismo Cultural

Resumo

As mudanças educacionais e pedagógicas ocorridas ao longo das últimas décadas contribuíram para definir e consolidar as atribuições da função de coordenador pedagógico. Um dos fatores de maior influência nessas mudanças foram os avanços tecnológicos e suas implicações didático-pedagógicas. Neste contexto, a discussão aqui empreendida incide sobre os desafios trazidos pela tecnologia no que diz respeito à atuação do coordenador pedagógico frente as novas exigências pedagógicas resultantes da inovação tecnológica. A reflexão se ancora em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sendo as análises teóricas apoiada nas ideias de Alves (1998), Salvador (2000), Libâneo (2002) e Domingues (2014) para tratarmos sobre a função de coordenador pedagógico numa perspectiva diacrônica. Para compreendermos quais as implicações da mudança do perfil da sociedade pós-moderna na reformulação do entendimento das relações educacionais nas instituições de ensino nos fundamentamos no pensamento de Giddens (1991), Hall (2003) e Dias e Leite (2014). Por fim, tomamos por base as ideias de Gomez (2015) para entendermos quais implicações pedagógicas estão permeadas pelas inovações tecnológicas. Desse diálogo depreendemos que o percurso de consolidação da função de coordenador pedagógico sempre esteve imbuído de questão políticas, sociais, culturais e pedagógicas. Neste aspecto, tal consolidação é afetada diretamente pelo avanço tecnológico, exigindo, do coordenador pedagógico um entendimento sobre o novo perfil de cultura, seja ela escolar ou acadêmica, para (re)formular suas ações educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J. R. M. Educação a Distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. Artigo do programa Novas Tecnologias na Educação de 01 de fevereiro de 1998. Engenheiro 2001. Fundação Vanzolini, FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia. [Disponível em http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/186_1700_alvesjoaoroberto.pdf - Acesso em 02/07/2020].

DIAS, R. A., LEITE, L.S. Educação a distância: da legislação ao pedagogo. 4. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador Pedagógico e a formação contínua do docente na escola. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Tradução: Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.

______. Pedagogia da Virtualidade: redes, cultura digital e educação. São Paulo: Edição Loyola, 2015.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 8. ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

KENSKY. V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Caxambu: XX Reunião Anual da Anped, 1997.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1993.

______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.1999.

LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à pedagogia. IN: PIMENTA, S. G. (Org). Pedagogia: ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

______. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. IN: PIMENTA, S. G. (Org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. P. 59-97.

PÉREZ GÓMES, A. I. A cultura escolar neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

SALVADOR, C. M. O coordenador pedagógico na ambiguidade interdisciplinar. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Coutinho, H. R. do N., & Carvalho, A. D. F. . (2021). O coordenador pedagógico no contexto da educação à distância: desafios e possibilidades. Conjecturas, 21(7), 40–55. https://doi.org/10.53660/CONJ-418-206

Edição

Seção

Artigos