Bumba Meu Boi sotaque Costa-de-mão pelo olhar de Nhozinho
DOI:
https://doi.org/10.53660/CONJ-422-220Palavras-chave:
Bumba Meu Boi;, Sotaque Costa-de-Mão;, Cultura popular;, Invisibilidade;, Tradição/Modernidade.Resumo
O artigo versa sobre o Bumba Meu Boi Sotaque de Costa-de-Mão – um dos cinco principais sotaques do Bumba boi do Maranhão. O nome do Sotaque se deu pelo fato de seus brincantes utilizarem a costa das mãos para tocarem os pandeiros. Michol Carvalho (2007) destaca que o Costa-de-Mão também é conhecido por Boi de Cururupu ou Boi de Pandeiro. A motivação pelo estudo desse sotaque se deu por ser pouco estudado em relação aos outros e, pelo fato de o estágio supervisionado (Ciências Sociais) ter sido realizado no Museu Casa de Nhozinho, nome dado em homenagem ao artista popular Antônio Bruno Nogueira (Nhozinho) - que imortalizou o Bumba-Meu-Boi Sotaque de Costa-de-Mão em seus brinquedos, suas miniaturas, que permearam toda a sua vida. A “brincadeira” é representada por Nhozinho em seus variados aspectos, seja em bonecos individuais ou em “roda”. A bibliografia sobre bumba-meu-boi é ampla, mas em relação a este Sotaque, ainda é pouca. Roldão Lima (1979), Cabral (2007) são referências primárias por tratarem da vida e produção artística de Nozinho e Rodrigues (2014) por tratar exclusivamente do Sotaque Boi Costa-de-Mão. Nas referências encontradas os comentadores mencionam o Costa-de-Mão como manifestação da cultura popular maranhense de forma ampla, porém, dando ênfase aos sotaques de Orquestra, Zabumba e Matraca.
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Referências
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