A memória como experiência estética, artística e educativa

Autores

  • Viviane Moura da Rocha Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-448-508

Palavras-chave:

Memória, Arte, Educação, Mulher, Violência

Resumo

A performance artística Memória do Afeto, que atua como fio condutor para as questões teóricas investigadas, têm como participantes mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo é demonstrar a conexão entre o fenômeno da memória na arte contemporânea como um sólido instrumento de educação e transformação individual e social. O percurso metodológico desta investigação interligou diversos campos interdisciplinares que forneceram conceitos para pensar a prática artística, estética e educativa como condição para a recuperação do passado e para a modificação do futuro. Parte da apresentação, desenvolvimento, e interpretação de seus sentidos e significados simbólicos; esclarece alguns conceitos instrumentais como memória individual, coletiva e social e apresenta alguns relatos sobre os resultados destas experiências estéticas, artísticas e educativas proporcionados por esta arte. Como o foco está na preocupação com as relações humanas, onde as experiências individuais estão a serviço da construção de sentidos e significados coletivos, os principais resultados alcansados, após esta vivência artística, foi que as mulheres participantes recuperaram o gosto de viver e partiram para lutar por uma vida mais digna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. v.1,2,3. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

____Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução Ma Leticia Ferreira.São Paulo: Contexto, 2012..

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

IMPELLUSO, Lucia. La Nature et sés symboles. Paris: Éditions Hazan, 2004.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. Esboço para uma teoria das emoções. Tradução Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2008.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Tradução Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Moura da Rocha, V. (2021). A memória como experiência estética, artística e educativa. Conjecturas, 21(7), 544–554. https://doi.org/10.53660/CONJ-448-508

Edição

Seção

Artigos