Pedagogia da Alternância e ensino de química na EFAL em Japoatã/SE: desafios e possibilidades no estudo da água como fonte de vida

Autores

  • Sergio Cardoso Borges SEDUC-SE
  • Diógenes Almeida da Silva Escola Municipal Mário Trindade Cruz – Pirambu – SE.
  • Florisvaldo Silva Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • Ilnara de Jesus Santos Faculdade Nordeste da Bahia – FANEB

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-469-538

Palavras-chave:

: Pedagogia da Alternância, Plano de Formação, Interdisciplinaridade

Resumo

Refletir os passos da Pedagogia da Alternância (PA) com foco no Plano de Formação (PF) é o objetivo deste artigo. O local da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. O caminho metodológico foi percorrido com base no método dialético, em que adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa participante. Para a coleta de dados, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise de documentos escolares, observação participante com registro escrito e gravados em áudio visual do Plano de Formação (PF) do(a) alternante, da construção do Plano de Estudo (PE). Os dados gerados, no decorrer da apuração entre a teoria e a prática pedagógica, foram definidos pelos documentos escolares, observação participante dos instrumentais da pedagogia da alternância, filmagens e anotações do diário de campo. Os dados viabilizaram reflexões críticas sobre a metodologia da PA, a vivência dos instrumentos da PA, o ensino no contexto da PA e a questão da interdisciplinaridade na PA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, C. V. O. Pedagogia da Alternância – Projeto de Formação Profissional na Perspectiva dos Processos Identitários Do Campo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.

ANDREOLA, B. A. O Processo do Conhecimento em Paulo Freire. Educação e Realidade, v.18, n. 1, 1993 p. 32-45.

COIMBRA, JOSÉ DE ÁVILA AGUIAR. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI Jr., Arlindo; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. (Orgs.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000, p. 52-70.

ESTEVAM, D. O. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2012.

ESTRADA, A. A. Os fundamentos da teoria da complexidade em Edgar Morin. Akrópolis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, v. 17, n. 2, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GIMONET, J. C. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GUATTARI, F. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990. Disponível em: http://escolanomade.org/wp-content/downloads/guattari-as-tres-ecologias.pdf/. Acesso em 12 jul. 2018.

LEFF, E. A aposta pela vida. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016.

OLIVEIRA de R. Os Sertões e a invenção de um Brasil profundo. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: Fevereiro de 2018.

RIBEIRO, W. C. Geografia política da água. São Paulo: Annablume, 2008.

SOUZA, M. J. S. O tema gerador da água na Pedagogia da Alternância: o caso da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), em Japoatã/SE. Dissertação Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018. Disponível em https://ri.ufs.br/handle/riufs/10372. Acesso em 08 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Borges, S. C., Silva, D. A. da, Rocha, F. S. ., & Santos, I. de J. (2022). Pedagogia da Alternância e ensino de química na EFAL em Japoatã/SE: desafios e possibilidades no estudo da água como fonte de vida. Conjecturas, 22(1), 233–249. https://doi.org/10.53660/CONJ-469-538

Edição

Seção

Artigos