Avaliação do modelo reduzido CAARC: abordagem experimental, analítica e numérica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-502-716

Palavras-chave:

Análise modal, Modelo reduzido, CAARC

Resumo

As estruturas estão gradualmente mais sensíveis a efeitos dinâmicos (e.g. ventos, sismos) devido a demanda por construções esbeltas constituídas de materiais mais leves e resistentes. Assim, para um melhor entendimento do comportamento das estruturas é relevante que se realize uma análise teórica-analítica, numérica e experimental em conjunto, alcançando um resultado mais apurado. Diante disso, buscou-se, neste estudo realizar estas três análises através da construção de um modelo reduzido de um edifício alto padrão, i.e., CAARC, respeitando as leis de semelhança. Os cálculos do modelo experimental assim como a análise modal do modelo analítico com a consideração de incertezas foram implementados em uma rotina computacional na linguagem Python 3. O modelo numérico foi desenvolvido no software de elementos finitos Abaqus®. Em síntese, com a análise experimental do modelo reduzido foi capaz de encontrar a escala de velocidades para um possível ensaio em túnel de vento. Os modelos analítico e numérico apresentaram resultados próximos, porém distintos do modelo experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAQUS. Online Documentation, Version 6.14, Dassault Sistèmes. France, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações, Rio de Janeiro.

BALENDRA, T. Vibration of Building to Wind and Earthquake Loads. Springer- Verlag, 1993.

BECK, A. T. Confiabilidade e segurança das estruturas. Elsevier Brasil, 2019.

CARNEIRO, F. L. Análise Dimensional e Teoria da Semelhança e dos Modelos Físicos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993, 256p.

CHOPRA, A. K. Dynamics of structures. theory and applications to. Earthquake Engineering, 2017.

MELBOURNE, W.H. Comparison of measurements on the CAARC standard tall building model in simulated wind flows. Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics, Amsterdam, v. 6, p. 73-88, 1980.

OLIVEIRA, M. G. K. Desenvolvimento de uma balança dinâmica de três graus de liberdade para estudo dos efeitos de flexo torção em edifícios altos submetidos à ação do vento. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. 207 f.

ROCHA, M. M. Introdução a Teoria de Vibrações - Notas de Aula de PEC0025. Notas de aula, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

ROSSATO, B. B. Otimização de parâmetros de amortecedores de massa sintonizados para uso em edifícios altos submetidos à ação do vento. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. 116 f.

ROSSATO, L. V. Otimização de amortecedores de massa sintonizados em estruturas submetidas a um processo estacionário. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. 118 f.

SARTORI, F. C. Uma comparação de métodos para avaliar a resposta dinâmica de edifícios altos em túnel de vento . Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. 168 f.

VANIN, D. D. Resposta dinâmica de edifícios altos frente à ação do vento: comparação de técnicas experimentais em túnel de vento . Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. 122 f.

Downloads

Publicado

2022-01-23

Como Citar

Costa, P. O. B. da ., & Ribeiro, D. dos A. (2022). Avaliação do modelo reduzido CAARC: abordagem experimental, analítica e numérica. Conjecturas, 22(1), 598–617. https://doi.org/10.53660/CONJ-502-716

Edição

Seção

Artigos