A atratividade da carreira docente na perspectiva de ex-bolsistas do PIBID de um curso de Educação Física

Autores

  • Fernando Paulo de Lima Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Shirléia dos Santos Peixoto Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • José Jairo Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-515-708

Palavras-chave:

Atratividade da carreira docente, Pibid, Educação Fisica

Resumo

A temática acerca da atratividade da carreira docente tem ocupado nos últimos anos, os debates sobre a valorização do magistério, sobretudo nas políticas que buscam diminuir a defasagem da qualidade do ensino, atraindo profissionais qualificados para atuar no contexto educacional do século XXI. Nessa pesquisa, elegemos o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) como unidade de análise, haja vista seus objetivos se relacionarem mais diretamente a necessidade de atrair professores para a escola pública. Dessa forma, objetivamos compreender a influência do PIBID na decisão de ex-bolsistas egressos de um curso de Educação Física (EF) de uma universidade pública mineira, em adotar a escola como lócus de atuação profissional, considerando os diferentes fatores atrelados à atratividade da carreira docente. Por fim, concluímos que as condições de trabalho e a desvalorização especificamente da EF escolar atingem diretamente a atratividade da carreira docente, desestimulando os ex-bolsistas a atuar na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Paulo de Lima, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Professor de Educação Física no Ensino Fundamental das séries iniciais na Secretaria Municipal de Educação (SME) do Munícipio do Rio de Janeiro.

Shirléia dos Santos Peixoto, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Políticas Públicas e Direitos Humanos no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Advogada pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Diretora Adjunta de uma escola na Secretaria Municipal de Educação (SME) do Munícipio do Rio de Janeiro.

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ). Mestre em Sociologia do Esporte pela Universidade doestado do Rio de Janeiro (UREJ). Sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

ALVES, Ana Elisabeth Santos. Trabalho docente e proletarização. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.36, p. 25-37, dez. 2009.

AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr. 2010.

AQUINO, Alan Gustavo Silva. As implicações do PIBID no processo de formação de professores: o caso dos licenciandos em Ciências Biológicas. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves; SALGADO, Simone da Silva. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.204-220, Jul/Dez 2011.

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2ed. Porto Alegre: Magister, 1997.

BRASIL. Lei n.9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília, 1996.

______. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 ago. 2008

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014.

CANAN, Silvia Regina. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 04, n. 06, p. 24-43, jan./jul. 2012.

CAPES. Diretoria de Educação Básica Presencial: relatório de gestão 2009-2011. Brasília, 2012.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.

FOLLE, Alexandra et al. Construção da Carreira Docente em Educação Física: Escolhas, Trajetórias e Perspectivas. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 01, p. 25-49, janeiro/março de 2009.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Um Estudo Avaliativo do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: Fundação Carlo Chagas, 2014.

GAMBOA, Silvio Ancisar Sanches. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. Relatório de pesquisa.

______; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do Magistério. Cadernos de Pesquisa, n. 118, págs. 65-88, mar. 2003.

LOUZANO, Paula et al. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Estudos Avaliativos Educacionais, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004.

PIMENTA, Selma. Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: ______; GHEDIN, Evandro (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005, p.17-52.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995, p. 77-91.

SOUTO, Romélia Mara Alves; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan./abr. 2013.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.

Downloads

Publicado

2022-01-23

Como Citar

Lima, F. P. de ., Peixoto, S. dos S., & Vieira, J. J. (2022). A atratividade da carreira docente na perspectiva de ex-bolsistas do PIBID de um curso de Educação Física. Conjecturas, 22(1), 632–656. https://doi.org/10.53660/CONJ-515-708

Edição

Seção

Artigos