O futebol no campo das pedagogias críticas: a legitimação da Educação Física escolar a partir dos elementos da cultura corporal

Autores

  • José Jairo Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernando Paulo de Lima Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Shirléia dos Santos Peixoto Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-516-709

Palavras-chave:

Educação fisica, Pedagogia Histórico-Crítica, Cultura Corporal, Futebol

Resumo

Apresentamos o conteúdo “futebol”, a partir das pedagogias críticas, no contexto da Copa do Mundo de 2018, numa turma de 6° ano da rede municipal do Rio. O projeto foi desenvolvido em 16 aulas, durante o segundo bimestre do ano de 2018. Esse trabalho visou mediar os conhecimentos referentes ao futebol, a partir do planejamento e sistematização das aulas, considerando-o uma manifestação corporal/cultural, ancorado na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1983) e na metodologia crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992. A partir da contextualização do conteúdo e da preocupação com o trato pedagógico dado ao futebol, podemos citar como elementos em nossa prática pedagógica: a relevância social do futebol em nossa sociedade, a provisoriedade do conhecimento dada a historicidade dos fatos e o processo de institucionalização do futebol. As aulas de Educação Física pautadas na transformação didático-pedagógica do esporte e na participação ativa dos alunos, contribuem para a transposição de um modelo tradicional e tecnicista de ensino, caminhando rumo a legitimidade na formação humana dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ). Mestre em Sociologia do Esporte pela Universidade doestado do Rio de Janeiro (UREJ). Sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fernando Paulo de Lima, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Professor de Educação Física no Ensino Fundamental das séries iniciais na Secretaria Municipal de Educação (SME) do Munícipio do Rio de Janeiro.

Shirléia dos Santos Peixoto, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Políticas Públicas e Direitos Humanos no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Advogada pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ).  Diretora Adjunta de uma escola na Secretaria Municipal de Educação (SME) do Munícipio do Rio de Janeiro.

Referências

BETTI, M.; FERRAZ, O. L.; DANTAS, L. E. P. B. Educação Física Escolar: estado da arte e direções futuras. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, p.105-15, dez. 2011.

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. 2ed. Porto Alegre: Magister, 1997.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DUARTE, N. Luta de classes, educação e revolução. In: SAVIANI, D; DUARTE, N. (orgs.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p.149-166.

DUTRA, G. C. Z; MORAES, F. C. T. Formação de professores de educação física: uma disputa entre projetos de formação humana. Texto disponível em: <http://www.vanessanogueira.info/sifedoc/Anais/Eixo%2007/Geovanna%20Caroline%20Zanini%20Dutra.pdf > Acesso em 24 de julho de 2013.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Editora Cortez, 2005. p.129-150.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais. 10ª ed. Rio de Janeiro, Record, 2007.

HURTADO, J. G. G. M. O ensino da Educação Física: uma abordagem didática. 2. ed. Curitiba, Paraná. Educa/Editer, 2003.

MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo e... "mente": Bases para a renovação e transformação da Educação Física. Campinas: Papirus, 1990.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 33. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.

______. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p.143-155, jan./abr. 2009.

______. Formação docente no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19.

______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

______; DUARTE, N. (orgs.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

TAQUES, M. F. et al. O papel do pedagogo na gestão: possibilidades de mediação do currículo. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do Evento. Curitiba: PUCPR, 2009. CD-ROM. p. 3169-3181.

Downloads

Publicado

2022-01-23

Como Citar

Vieira, J. J., Lima, F. P. de ., & Peixoto, S. dos S. (2022). O futebol no campo das pedagogias críticas: a legitimação da Educação Física escolar a partir dos elementos da cultura corporal. Conjecturas, 22(1), 657–686. https://doi.org/10.53660/CONJ-516-709

Edição

Seção

Artigos