Tecnologia móvel e Educação: a utilização do WhatsApp como dispositivo pedagógico no ensino remoto de Eusébio-CE

Autores

  • Pedro Henrique Silvestre Nogueira UNIJAGUARIBE https://orcid.org/0000-0002-1533-9387
  • Raphaell Moreira Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Cecília Rosa Lacerda Universidade Estadual do Ceará
  • Leandro Nascimento Borges UNIJAGUARIBE
  • Symon Tiago Brandão de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Daniel Valério Martins Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-561-103

Palavras-chave:

WhatsApp, Pandemia, Processos de ensino e aprendizagem

Resumo

Esse estudo traz à tona uma experiência educacional, a qual elencou o WhatsApp como o principal dispositivo pedagógico no primeiro ano de pandemia. Objetiva analisar o uso desse aplicativo nos processos de ensino e aprendizagem. Tal estudo, caracterizado como um estudo de caso de cunho qualitativo, foi realizado com nove professoras de uma escola pública localizada no município de Eusébio-CE, por meio de um questionário eletrônico. Como principais resultados constatamos que as professoras passaram a utilizar o WhatsApp de forma intensa; as atividades realizadas por meio dele foram diversificadas, entre as quais se destacam o envio de arquivos, correções de atividades e diálogos com os responsáveis dos alunos. A falta de acesso à internet, dificuldades para avaliar o desempenho acadêmico e problemas relacionados à saúde devido ao uso exacerbado do WhatsApp surgiram como principais fragilidades. Concluímos que pela dinâmica instaurada criou-se uma “pedagogia” do WhatsApp. Contudo, as aulas se aproximaram mais de um entretenimento pedagógico mesmo com todo comprometimento empregado pelas professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, UNIJAGUARIBE

É Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Limoeiro do Norte-CE. Possui Especialização lato senso em Psicomotricidade pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (IESF) e licenciatura em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (UNIFAMETRO), 2016. Atualmente é professor assistente do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIJAGUARIBE, membro do Grupo de Estudos e pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE), do Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS/FVJ) e do Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural (GSIAIEI).

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do grupo de estudo Veredas (IFCE/UNIFAMETRO). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Cecília Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará

Pós doutorado em Formação de Formadores- PUC SP (2108). Doutorado em EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2011). Mestrado em EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2003). Graduação em PEDAGOGIA pelo INSTITUTO CATÓLICO DE MINAS GERAIS (1992). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará ( UECE), atuando na graduação das licenciaturas da Instituição e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE ( 2017- atual). Gestão dos processos educacionais do PIBID UECE.( 2014-2018). Coordenadora Geral do Parfor- Programa de Formação de Professores da Educação Básica ( 2018-atual).

Leandro Nascimento Borges, UNIJAGUARIBE

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO (2016). Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza - UNICE (2016). Membro pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE), Mestre em Educação UECE/PPGE. Professor do Centro Universitário do Vale do Jaguaribe (UNIJAGUARIBE).

Symon Tiago Brandão de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Graduado em Educação Física/Licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. É Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Foi professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE. Integrante do Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará - NUDIHMEN. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Desenvolve pesquisas e projetos sobre Educação Física escolar e inclusão.

Daniel Valério Martins, Universidad de Salamanca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), especializaçao em Metodologias de Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (2003), mestrado em Antropologia de Iberoamerica pela Universidade de Salamanca (2012), mestrado em Cooperaçao Internacional pelas Universidades de Salamanca, Valladolid, León e Burgos (2014), doutorado em Estudos Latinoamericanos na Linha de Antropologia da Educaçao pela Universidade de Salamanca (2015), obtendo Prêmio Extraordinário de Doutorado, e doutorado em Educação pela Universidade de Burgos (2019). Atualmente é coordenador do mestrado de Antropologia de Ibero-América da Universidade de Salamanca, Vice-presidente da Associaçao de Alunos Brasileiros da Universidade de Salamanca- ABS, membro do Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca, membro do Centro de Estudos Brasileiros da Universidad de Salamanca, atuando no Grupo para Criação e Difusão da Antropologia, membro do mesmo grupo pela Universidade Federal da Grande Dourados, pesquisador das Universidades Estadual e Federal da Paraíba, pesquisador da Universidade Federal do Ceará, professor na Universidade de Salamanca e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 11ª ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021. 70 p.

EUSÉBIO. Secretaria de Educação. 2021. Disponível em http://eusebio.ce.gov.br/secretarias/secretaria-de-educacao/. Acesso em: 05 mai. 2021.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vida de professores. Porto Alegre: Porto Editora, 1995.

LACERDA, Cecília Rosa. Saberes profissionais e aprendizagem da docência no ensino superior. 1ª Ed. Fortaleza: EDUECE. 2018.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Interação e silêncio na sala de aula. Cadernos Cedes, v. 20, p. 55-69, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.

MARTINS, Heloísa Helena T. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004.

MARTINS, Raphaell Moreira. A interseccionalidade do medo e da ousadia no retorno às aulas presenciais de Educação Física em tempos pandêmicos. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. Set. 2021, p. 89-105, 2021.

MARTINS, Raphaell Moreira; NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre; SOUSA, Antonio Carlos de. A percepção das professoras e dos professores sobre a avaliação municipal: o caso do SMAEF. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade–RIET, v. 2, n. 2, p. 368-390, 2021.

MOREIRA, Luiza Silva; MARTINS, Raphaell Moreira; ROCHA, Hugo Paula Almeida da. Dispositivos para educação do corpo e modulação do comportamento nas aulas de educação física: ponto de vista sobre o contexto pandêmico. TEMAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. 5, p. 2-22, 2020.

MOTA, Janine da Silva. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019.

NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre. Práticas curriculares: um estudo com professores de Educação Física do município de Eusébio-CE. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino) - Universidade Estadual do Ceará -Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Limoeiro do Norte, 2021.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020.

SILVA, Bento Duarte da; ALVES, Elaine Jesus. O aplicativo whatsapp em contextos educativos de letramento digital: Possibilidades e desafios. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 45-68, 2018.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. Trad. Daniel Grassi. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Nogueira, P. H. S., Martins, R. M., Lacerda, C. R., Borges, L. N., Souza, S. T. B. de, & Martins, D. V. (2022). Tecnologia móvel e Educação: a utilização do WhatsApp como dispositivo pedagógico no ensino remoto de Eusébio-CE. Conjecturas, 22(1), 943–958. https://doi.org/10.53660/CONJ-561-103

Edição

Seção

Artigos