Ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática de literatura acerca do ensino de densidade e a teoria do pensamento crítico

Autores

  • Sidney Lopes Sanchez Júnior Universidade Federal do Paraná
  • Beatriz Haas Delamuta Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Federal do Fluminense - UFF
  • Patrícia Ferreira Concato de Souza Prefeitura de Cornélio Procópio
  • Márcia Inês Schabarum Mikuska Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Silvia Fernanda de Souza Lordani Prefeitura de Santa Amélia - PR

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-563-108

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Pensamento Crítico, Densidade

Resumo

São inúmeros os desafios educacionais para superar o ensino fragmentado dos conteúdos, a simples transmissão de conhecimentos, de modo que a aprendizagem se torne mais prazerosa e significativa. Pensando nisso, a Teoria do Pensamento Crítico propõe reflexões teóricas que vão além do senso comum, e o ensino se baseie em estratégias que permitem o sujeito a pensar, refletir, experimentar, tomar consciência e decisões mais conscientes diante das situações da vida cotidiana. Dessa maneira, ensinar ciências nos anos iniciais torna-se um desafio para que os conhecimentos não se tornem distantes e descontextualizados. Essa pesquisa, tem como objetivo mapear pesquisas na área do Ensino de Ciências que abordam o ensino de Densidade nos Anos iniciais do Ensino Fundamental baseado na Teoria do Pensamento Crítico. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a Revisão Sistemática de Literatura, a fim de mapear as pesquisas encontradas com a temática e apoiou-se na Análise de Conteúdo para verificação dos objetivos propostos. Evidenciou-se uma escassez de pesquisas na área e revelou um vasto campo para pesquisas e estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARONSON, E.; BRIDGEMAN, D.; GEFFNER, R. The effects of cooperative classroom structure on student behavior and attitudes. In. D. Bar Tal and L. Saxe (Eds.), Social Pstchoçogy of Education. Washington, D.C.: Hemisphere, 1978.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERTOLDO, T. A. T. Roda de conversa como estratégia promotora de capacidades de pensamento crítico. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.

GAMA, T. V. Estudo de caso em aulas de ciências: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química, São Carlos, 2019.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(TR/SE-0401), 28, 2004.

MARQUES, R. Pegada Ecológica do Lixo: Desenvolvimento crítico, analítico e científico na Educação Ambiental de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba. 2017.

MEDEIROS, J. G. T. de. Explicações científicas escolares para o conceito de densidade a partir de atividades baseadas na POE (Previsão, Observação e Explicação). 2019. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

MÉLLO, R. P.; SILVA, A. A.; LIMA, M. A. C.; PAOLO, A. F. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, v.19, n.3, p. 26-32, 2007.

PEREIRA, V. D. O ensino do conceito de densidade em ciências do ensino fundamental. Dissertação. Universidade Federal do Pampa, 2016.

PICELLI, Z. L. S. D. Investigações sobre as interações discursivas na elaboração do conhecimento de densidade nas aulas de ciências. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

RAMA, A.; VERGUEIRO, W. Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. Editora Contexto, São Paulo, 2012.

ROSSI, A. V.; MASSAROTTO, A. M.; GARCIA, F. B.; ANSELMO, G. R.; de Marco, I. L.; CURRALERO, I. C.; ... & ZANINI, S. M. Reflexões sobre o que se ensina e o que se aprende sobre densidade a partir da escolarização. Química Nova na Escola, n. 30, 2008.

SANTOS, C. G. dos. Estratégias para implantação e avaliação de um método educacional desplugado com histórias em quadrinhos para o ensino e aprendizagem associados ao desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do ensino fundamental. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

SANTOS, W. L. P. e SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí, Editora da UNIJUÍ, 1997.

TENREIRO VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Educação em ciências e matemática com Orientação CTS Promotora do Pensamento Crítico. Revista CTS, n. 33, v. 11, p. 143-159, Sept. 2016.

VALLE, L. H. C. N. Um computador por aluno: trajetórias da pesquisa e do pensamento crítico discente na escola. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

VIECHENESKI, J.; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v.6, n.2, mai-ago, p.213-227, 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Lopes Sanchez Júnior, S., Haas Delamuta, B. ., Dayani de Souza Assai, N., Ferreira Concato de Souza, P., Inês Schabarum Mikuska, M. ., & Fernanda de Souza Lordani , S. . (2022). Ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática de literatura acerca do ensino de densidade e a teoria do pensamento crítico. Conjecturas, 22(1), 1103–1117. https://doi.org/10.53660/CONJ-563-108

Edição

Seção

Artigos