Aprendizagem Significativa do Princípio de Inclusão-Exclusão

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Rufino UPE/Campus Mata Norte
  • José Roberto Silva Universidade de Pernambuco UPE/Campus Mata Norte
  • Edmara Patrícia Américo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-576-203

Palavras-chave:

Princípio de inclusão e exclusão;, Sistema de informação;, Aprendizagem significativa.

Resumo

Alguns conteúdos dos livros textos de matemática podem ser considerados como criações didáticas que quando ensinados sem uma ponte adequada com o saber matemático, figuram como objetos de ensino em si mesmos. No caso do Princípio de Inclusão-Exclusão (PIE), geralmente se valoriza mais o uso do diagrama de Venn do que o raciocínio de contagem, desvinculando-o da Combinatória, seu campo de origem. Respaldado no marco ausubeliano de aprendizagem, investigam-se as compreensões e as metodologias de cinco professores, considerando as relações e filiações conceituais do PIE, enquanto generalização do Princípio Aditivo, no contexto da combinatória. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e, após análise de um questionário aplicado, observou-se que eles além de não reconhecerem o PIE como uma técnica de contagem, não possuem um sistema de informação adequado sobre o tema e consequentemente não propõem metodológicas que favoreçam a aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Silva, Universidade de Pernambuco UPE/Campus Mata Norte

Pesquisador Líder do GECM/UPE-Grupo de Ensino das Ciências e Matemática (CNPq) da Universidade de Pernambuco, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1984), Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) com tema em Educação Matemática relacionado à Etnomatemática e Doctorado en Enseñanza de las Ciencias pela Universidad de Burgos (UBU-Burgos, España, 2009) em Didáticas Especificas com tema relacionado à área de Formação de Professores.  Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, vinculado  como professor da Linha de Pesquisa 2 (Formação de Professores) do Mestrado Profissional em Educação (UPE). Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais de Ensino de Ciências e de Educação Matemática.

Edmara Patrícia Américo Ferreira

Mestranda em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professora de Matemática no Colégio do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI). Atuou no Sistema Positivo de Ensino (Editora Positivo) como Assistente Pedagógica e também na Faculdade Joaquim Nabuco como Professora no Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Possui também experiência no posto de Docente no Colégio Americano Batista. Direciona interesses de Pesquisas nas áreas de Educação, Matemática e Estatística, bem como na formação docente do Ensino Superior. 

Referências

AUSUBEL, D. P. Adquisición y retención del conocimiento: Una perspectiva cognitiva. Barcelona: Padiós, 2002.

BENÍTEZ, P. R. A.; BRAÑAS, J. R. F. Introducción a la matemática aplicada. Colección Textos Universitarios. Canarias: Litografía A. Romero S. A, 2001.

CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique. Paris: La Pensèe Sauvage, 1991.

GUNDLACH, B. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula: Números e Numerais. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.

IFRAH, G. Os Números: história de uma grande invenção. Tradução Stella Maria de Freitas Senra, 11a ed. São Paulo: Globo, 2005.

JOSEPH, G. La Cresta del Pavo Real - las matemáticas e sus raíces no europeas. Madrid: Pirámide, 1996.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 3ª reimpressão. São Paulo: Centauro, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011a.

MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011b.

MORGADO, A. C. O.; CARVALHO, J. B. P.; CARVALHO, P. C. P.; FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade. 9a ed. Rio de Janeiro: Grafica Wagner Ltda, 2006.

SANTOS, J. P. O.; MELLO, M. P.; MURARI, I. T .C. Introdução à Análise Combinatória. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

SERRANO, G. P. Investigación cualitativa. In: MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011b.

SILVA, J. R. Uso de Textos de Apoyo como Organizador Previo: Matemáticas para la Enseñanza Fundamental y Media. 2009. 390 f. Tesis Doctoral (Programa Internacional de Doctorado Educación en Ciencias) - Universidad de Burgos, Burgos – España, 2009.

TORRES, F. J. C. Matemática Discreta: Iniciación al Método Matemático. Madrid: Base Universitaria – ANAYA, 2004.

Downloads

Publicado

2022-02-08

Como Citar

Rufino, M. A. da S., Silva, J. R., & Ferreira, E. P. A. (2022). Aprendizagem Significativa do Princípio de Inclusão-Exclusão. Conjecturas, 22(1), 1381–1396. https://doi.org/10.53660/CONJ-576-203

Edição

Seção

Artigos