Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino para a melhoria dos indicadores de aprendizagem utilizando um laboratório virtual de física

Autores

  • Marcelo O'Donnell Krause Escola SESI Adonias Filho
  • Thaís Suzana de J. Santos Escola SESI Adonias Filho

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-577-210

Palavras-chave:

Aprendizagem, Software, Laboratório Virtual, PhET

Resumo

Plataformas didáticas digitais estão despertando a curiosidade e o interesse nos alunos e sendo utilizadas por professores com o objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem nas escolas, principalmente durante este período de pandemia na qual os laboratórios físicos se tornaram inoperantes devido ao isolamento social. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma metodologia capaz de diferenciar, individualizar e personalizar o ensino de física em turmas do 3º ano do ensino médio da Escola SESI Adonias Filho, em Ilhéus, através da utilização do PhET, que é um software com tecnologia educacional. Este software apresenta, como metodologia de ensino, um laboratório virtual, onde os alunos são capazes de construir seus próprios circuitos elétricos com lâmpadas, resistores, geradores e dispositivos de medidas, além de poder conferir os resultados obtidos nos cálculos realizados nos livros e módulos. Os alunos foram capazes de montar os seus circuitos após as aulas conceituais no próprio aplicativo. O resultado foi uma aprovação generalizada do uso do PhET como uma forma de se adequar ao ensino remoto, tanto pela facilidade de acesso, bem como a sua utilização como fator motivacional para o aprendizado.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; PhET; Software; Laboratório Virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo O'Donnell Krause, Escola SESI Adonias Filho

Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México (2017-2021). Mestre em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009-2011). Especialização em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2005- 2006). Graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000-2003).

Thaís Suzana de J. Santos, Escola SESI Adonias Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010), Especialização em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais na Unime.

Referências

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRAY, Barbara; MCCLASCKEY, Kathleen. Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino. Disponível em: https://goo.gl/sMGQ7q. Acesso em agosto 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra. 2014.

MACHADO, Alessandra; ELIAS, Mariana F. Cérebro e Afetividade: potencializando uma aprendizagem significativa. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021. 96p.

SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: ALMEIDA, M. E.; MORAN, J. M. (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 62-68. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf>. Acesso em: agosto 2021.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Porto Alegre. Educação & Realidade, vol. 19, p. 89-96, 1994.

RELVAS, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 6 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015. 144p.

ROSITO, Berenice Álvares. O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, 2003.

KRAUSE, Marcelo O’Donnell; LEAL, Henrique Silva; SANTOS, Suzana Thais de J. “Um Estudo da Importância das Práticas do Laboratório de Física, Antecedendo à Apresentação Teórica dos Conteúdos, no Processo de Ensino-Aprendizagem – Um Estudo de Caso no Ensino médio-” Revista Brazilian Journal of Development, 2021.

Downloads

Publicado

2022-02-08

Como Citar

Krause, M. O., & Santos, T. S. de J. (2022). Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino para a melhoria dos indicadores de aprendizagem utilizando um laboratório virtual de física. Conjecturas, 22(1), 1440–1451. https://doi.org/10.53660/CONJ-577-210

Edição

Seção

Artigos