História da música: obras e fatos que podem transversalizar com o cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-578-205

Palavras-chave:

Música Clássica, Música na Escola, Bach, Beethoven, Biografia

Resumo

Este é um ensaio que trata da possibilidade da inserção de aspectos da música clássica e da história da música na educação básica. Apresenta elementos da vida e obra de dois compositores da chamada música clássica, Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven, transversalizando-os ao cotidiano das pessoas, e propondo sua articulação ao trabalho pedagógico-musical. Nesse sentido, são mencionados aspectos biográficos e composicionais de ambos os compositores, cuja importância histórica e musicológica pode auxiliar no desenvolvimento do ensino de música na educação básica. Relata, também, uma oficina destinada à formação de professores, ofertada para professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), na qual foram desenvolvidas atividades, partindo de Bach e Beethoven, com o propósito de unir a música clássica e a história da música nos planejamentos pedagógicos em espaços escolares. Como resultados, observou-se que há muitas possibilidades de introdução de elementos biográficos de compositores, o que pode potenciar e fundamentar o ensino e a aprendizagem de música na escola.

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Biografia do Autor

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação e Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq e certificados pela UERGS. É Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Assessora do Comitê de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (FAPERGS). Na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, como concursada, de 2002 a 2020, coordenou a inserção da música nas escolas da rede pública municipal, por meio dos Centros Musicais e da assessoria direta às escolas. De 2006 a 2020 coordenou o Programa de Leitura Adote um Escritor, programa público de acesso direto à ampliação da leitura nas escolas da rede de ensino. Integra a Comissão Gaúcha de Folclore e a Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar como cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), um reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: uma religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

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Publicado

2022-02-03

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R. (2022). História da música: obras e fatos que podem transversalizar com o cotidiano escolar. Conjecturas, 22(1), 1207–1227. https://doi.org/10.53660/CONJ-578-205

Edição

Seção

Artigos