O Caminhão Com Ciência da UESC: percursos, práticas e dinâmicas das exposições

Autores

  • Nestor Santos Correia Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Neurivaldo José de Guzzi-Filho Universidade Estadual de Santa Cruz
  • George Kouzo Shinomiya Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Genigleide Santos da Hora Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-584-I06

Palavras-chave:

Práticas docentes, Ação Extensionista., Itinerância na Popularização da Ciência, Educação não formal

Resumo

Neste artigo descrevemos as ações extensionistas, situação, sua origem e algumas experiências da equipe do Caminhão com Ciência da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), doravante denominado simplesmente “Caminhão”, ao longo dos últimos dezesseis anos. O Projeto Caminhão com Ciência tem a finalidade de popularizar a Ciência, a partir das exposições itinerantes realizadas com acontecimentos educativos os quais demandaram dos envolvidos um olhar interdisciplinar susceptível de favorecer o aprender tendo por base os fenômenos em suas múltiplas dimensões do conhecimento. Nosso objetivo com este artigo é socializar ações e trajetórias desenvolvidas a partir do “Caminhão” junto ao público da região de abrangência da UESC, principalmente aquelas do seu entorno e as distantes das grandes cidades. Diante de tudo que já realizamos é indiscutível a ocorrência da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão no “Caminhão”. Vários foram os projetos de pesquisa que tiveram seu início em discussões nas e das exposições e que resultaram em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, com seus resultados sendo diretamente revertidos em benefícios, principalmente, aos professores da educação básica que porventura participaram das exposições. Esta relação do tripé fundamental (Ensino, Pesquisa e Extensão) de uma Universidade está intrínseca nas atividades do “Caminhão”. Assim, acreditamos cumprir com a função de divulgar e popularizar a Ciência de forma inclusiva e democrática, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, procurando dar subsídios para o desenvolvimento de uma consciência crítica e independente para uma sociedade mais justa, moralmente ética, consciente e ambientalmente equilibrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Santos Correia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Livre Docente em Espectroscopia Foto-eletrônica Uppsala University; PhD Química Quântica Uppsala University; MSc Física Molecular Universidade de Brasília; BSc Matemática Universidade de Brasília. Foi professor na Universidade de Brasília, na Universidade de Uppsala e na Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é aposentado e professor visitante na Universidade de Uppsala no Grupo de Teoria de Ciências dos Materiais.

 

Neurivaldo José de Guzzi-Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular do Depto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univ. Est. de Santa Cruz (UESC). Licenciado e Mestre em Química pela Univ. Federal de São Carlos; doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista. Atua nos cursos de graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Química da UESC.

George Kouzo Shinomiya, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular do Depto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC e Coordenador do Colegiado do Curso de Física (2021-2023). É Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Física e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e atua nos cursos de graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). 

Genigleide Santos da Hora, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa: Educação e Diversidade. Formação Professores); Pedagogia. Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. 219p. Tradução do original “The acquisition and retention of knowledge” (2000).

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Comentada / Joyce Marquezine Setúbal, Regiane Alves Costa Fayan (Orgs.). Campinas: Fundação FEAC, 2016.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 2005. Disponível em: <https://goo.gl/kyitZy> Acesso em: 22 jul. 2018.

BRUNO, A. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos Mediações, Instituto Politécnico de Setubal, Setubal, Portugal 2014. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/viewFile/ 68/pdf_28

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 148p. – (Coleção Leitura).

LIMA, G.; ROCHA, J. N. (2021). Interações Discursivas entre Educadores Museais e Estudantes: Um Estudo de Caso em um Museu de Ciências a partir das Contribuições de Bakhtin e do Círculo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e21788, 1–33. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u3163

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio).

PARO, V. H. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade de ensino. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal. V.13, 2000. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/374/37413103.pdf, acesso em: 23 de abril de 2021.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994. 77p.

RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em Museus e Centros de Ciência: Status, papeis e treinamentos. Uma visão geral europeia. In: Massarani, Luisa (org.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. / Organizado por Luisa Massarani, Matteo Merzagora, Paola Rodari. – Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. 92p.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Editora: Penso; 1ª edição 2003. ISBN-10: 8573076380 / ISBN-13 : 978-8573076387

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas, 9. Edição, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. ISBN 9788532613288

Downloads

Publicado

2022-04-21

Como Citar

Santos Correia, N., José de Guzzi-Filho, N. ., Kouzo Shinomiya, G., Santos da Hora, G., & Antônio Rocha Melo de Lucena, E. (2022). O Caminhão Com Ciência da UESC: percursos, práticas e dinâmicas das exposições. Conjecturas, 22(3), 686–700. https://doi.org/10.53660/CONJ-584-I06

Edição

Seção

Outros artigos e publicações