A formação docente nos currículos dos cursos de mestrado em Zootecnia do Nordeste brasileiro

Autores

  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira UFAL
  • Tobyas Maia de Albuquerque Mariz UFAL
  • Carla Cordeiro Cesmac

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-598-302

Palavras-chave:

Formação Docente, Zootecnia, Mestrados, Nordeste

Resumo

O presente artigo busca analisar a formação docente propagada pelos mestrados em Zootecnia do Nordeste brasileiro, tendo como critério a observância da presença de disciplinas referentes à didática, metodologia do ensino superior e/ou docência universitária nas matrizes curriculares dos cursos ativos na referida região. Utilizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na revisão de literatura e na análise documental realizada a partir do levantamento dos currículos. Partiu-se do pressuposto de que ainda preponderam formações voltadas a núcleos rígidos de conhecimentos extremamente técnicos, ligados à área específica do saber, deixando-se em segundo plano a preocupação pedagógica daqueles que lidam e/ou lidarão com o papel docente propriamente dito. Foi feita uma abordagem em torno das possíveis causas do que se chamou-se fragilidade da formação pedagógica dos professores de Zootecnia, apontando, ainda, sugestões para a melhoria da qualidade da prática docente nos mestrados stricto sensu avaliados, visando despertar a atenção de todos os envolvidos nessa seara para a necessidade urgente de mudanças, colaborando assim com a construção de um novo panorama na educação brasileira, em todas as suas áreas formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, UFAL

Professora da UFAL, Pós-Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia. E-mail: lanallpalmeira@outlook.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0443-7245 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9538287578494559 

Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, UFAL

Graduado em Medicina Veterinária, Mestre e Doutor em Zootecnia. Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Email: tobyas.mariz@arapiraca.ufal.br.

Referências

APPLE, Michael W. Repensando Ideologia e Currículo. In: MOREIRA, Antonio F.;SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 3. ed. São Paulo:Cortez, 1999.

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2003.

GIROUX, Henry A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1999.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.) Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

de Lima Palmeira, L. L., Maia de Albuquerque Mariz, T. ., & Cordeiro, C. (2022). A formação docente nos currículos dos cursos de mestrado em Zootecnia do Nordeste brasileiro. Conjecturas, 22(1), 1587–1602. https://doi.org/10.53660/CONJ-598-302

Edição

Seção

Artigos