Interdiscursividade: literatura nas charges em tempos de pandemia

Autores

  • Luciane Silva de Souza Centro Universitário FacUnicamps
  • Claitonei de Siqueira Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-653-602

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Charge, COVID-19, Interdiscurso, Literatura

Resumo

Este artigo objetiva analisar o interdiscurso como elemento basilar na constituição dos sentidos nas charges. Para tanto, pretendemos discutir como a interdiscursividade entre os enunciados contribui para que os sentidos sejam produzidos com respaldo na Análise do Discurso de linha francesa. Nesse viés, buscamos Michel Pêcheux e Michel Foucault. Embora os estudiosos tenham pontos divergentes, traremos algumas concepções em que são convergentes. A análise realizada se deu a partir da pesquisa bibliográfica, cujo foco foi apresentar conceitos que subsidiam o tema aqui tratado, em um primeiro momento; e, em um segundo momento, organizamos e selecionamos charges do período compreendido entre o mês de março e dezembro de 2020, ano de Pandemia COVID-19, para compor nosso corpus, Ao analisar as charges selecionadas, buscamos os discursos veiculados pela mídia, que permitiram a construção dos sentidos e como os enunciados dialogam nesta constituição do discurso chargístico, buscando na memória, elementos do texto literário, os quais lhe servem de referência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Silva de Souza, Centro Universitário FacUnicamps

Doutora em Educação pela Faculdade Interamericana/Universidade de Uberaba-UNIUBE. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Pedagogia, pela ALFA-SP. Graduada em Direito, pelo Centro Universitário UNIFASAM. Avaliadora de Cursos e Instituções da Educação Básica e do Ensino Superior pelo Conselho Estadual de Educação- CEE/GO. Assessora jurídico-pedagógica do Centro Universitário de Goiatuba. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação-Goiânia. Professora do Centro Universitário FacUnicamps.

Claitonei de Siqueira Santos, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em educação pela PUC-GO. Graduado em História e Pedagogia.  Professor substituto na  Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, S. R: Editora da UN1CAMP, 2004.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2015.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Formação discursiva, redes de memória e trajetos sociais de sentido: mídia e produção de identidades. Texto apresentado no II Seminário de Análise do Discurso (SEAD), na UFRGS, Porto Alegre, 2005. Uma versão mais sintética foi publicada em CDROM, nas atas do II SEAD. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1867818/mod_resource/content/1/Gregolin_Formacao_discursiva_redes_de_memoria.pdf. Acesso em: outubro de 2020.

MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A.C. (Org.) Introdução à linguística - Domínios e Fonteiras. São Paulo: Cortez, 2004. Vol 2

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2012.

ORLANDI, E. Michel de Pêcheux e a Análise do Discurso. Revista Estudos de Linguagem, Vitória da Conquista, n° 1, p. 9 -13, 2005.

PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, P. Papel da Memória. Campinas, Pontes, 1983.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006.

PILLA, Armando; DE QUADROS, Cyntia. Charge: uma leitura orientada pela análise do discurso de linha francesa. Linguagens. Revista de Letras, Artes e Comunicação. Blumenau, v. 3, n. 3, p. 226-239, set./dez. 2009. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1497. Acesso em: 22-de novembro, 2021.

POSSENTI, S. Análise do discurso e acontecimento: breve análise de um caso. In: NAVARRO, Pedro (org.) Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006.

SARGENTINI, V. M. O. Os estudos do discurso e nossas heranças: Bakhtin, Pêcheux e Foucault. Revista Estudos Linguísticos XXXV, p. 181-190, 2006

SILVA, Telma Cristina Gomes. O interdiscurso no gênero charge: um estudo do discurso humorístico sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa. Domínios de Linguagem. Revista Eletrônica de Linguística. Volume 6, n. 1 – 1 semestre, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14742. Acesso em: 16 de dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Souza, L. S. de, & Santos, C. de S. (2022). Interdiscursividade: literatura nas charges em tempos de pandemia. Conjecturas, 22(4), 52–67. https://doi.org/10.53660/CONJ-653-602