Horta Mandala com produção de PANC’s: relato de uma ação educacional em uma escola do campo

Autores

  • Lucas de Sousa Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luciana Boemer Cesar Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Patricia Fernandes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-656-616

Palavras-chave:

PANC’s, Educação do Campo, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Mandala

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar o relato de uma pesquisa de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que foi realizada em uma Escola Estadual do Campo no município de Dois Vizinhos - PR. Durante a pesquisa, classificada como ação educacional, qualitativa e interpretativa, foi realizada a construção de uma horta mandala com produção de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), plantas medicinais, hortaliças e condimentares. O público alvo da pesquisa foram educandos do 7° ano da escola. O desenvolvimento da pesquisa se deu nas seguintes etapas: limpeza do espaço destinado à construção da horta; trabalho em sala com os educandos pontuando de maneira teórica os conceitos que foram utilizados na prática da construção da horta no formato mandala; abordagem teórica sobre PANC’s e por fim, a preparação dos canteiros e plantio das PANC’s, plantas medicinais, hortaliças e condimentares. Os resultados obtidos convergem para um bom desempenho por parte dos educandos na questão de desenvolvimento das atividades e interesse no tema, os mesmos demonstraram bastante entusiasmo, pois a pesquisa disponibilizou a eles a oportunidade de visualizar na prática a aplicação dos conceitos abordados e trabalhados em sala nas aulas teóricas. Portanto, considera-se que esta pesquisa ação obteve sucesso e que possivelmente os educandos tiveram um bom aproveitamento na questão de assimilação dos conteúdos trabalhados em sala e abordados na prática, pois com base em observações, os mesmos demostraram domínio no desenvolvimento da prática e conseguiram concluir todas as etapas delegadas a eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Sousa Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Educação do Campo - hablitação Ciências da Natureza e Matemática - UTFPR- Campus Dois Vizinhos.

Patricia Fernandes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Agronomia (UFPR). Mestre em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Doutora em Produção Vegetal (UDESC). Professora Adjunta na UTFPR-campus Dois Vizinhos.

Referências

ANDRADE, C. C. O ensino da matemática para o cotidiano. Medianeira, 2013.

CADLART, R. S; PEREIRA, I. B; Paulo ALENTEJANO, P; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CRESCENTI, E. P. OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA: OPINIÕES SOBRE A ÁREA E SEU ENSEINO. SÃO PAULO, 2005.

DROSDOSKI, S. D; PEREIRA, J. B; BUENO, G. A prática de horta mandala na educação ambiental. 2014.

FILHO, J. M. AIMPORTÂNCIA DAS PANC’S PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, SOCIAL, GASTRONÔMICA E AMBIENTAL. BRASIL, 2016.

KINUPP, V. F; BARROS, I. B. I. Riqueza de Plantas Alimentícias Não-Convencionais na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2012.

KINUPP, V. F. Plantas Alimenticías Não-Convencionais da região metropolitana de porto alegre, RG. Rio Grande do Sul, 2007.

LIMA ET AL. A adubação orgânica e a sua relação com a agricultura e o meio ambiente. SP, 2015.

MACHADO, C. L. B; CAMPOS, C. S. S; PALUDO, C. Teoria e prática da educação do campo. Brasília, 2008.

MEIRA, J; MEZA, E. D’ S. Horta e o ensino da matemática – modelagem matemática utilizando uma horta doméstica. Paraná, 2016.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. – 2. Ed.- Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

PAULINO, E. O que é uma mandala? 2018. Disponível em: < https://www.estudopratico.com.br/o-que-e-mandala/ > visto em: 30/04/2019.

PIASESKI, C. M. A geometria no ensino fundamental. Erechim SC, 2010.

PPP. Escola Estadual do Campo Linha Conrado – Ensino Fundamental, Dois Vizinhos, 2018.

RANIERI, G. R. Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) para escolas. São Paulo, 2018.

ROCHA, Y. M. da; FARIAS, H. do N. S.; BARROS, G. G. de M.; LOURENÇO, E. W. R.; PEREIRA, C. P.; BEZERRA, A. N.; Plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) utilizadas por comunidades indígenas e tradicionais brasileiras. In: CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. Ceará, 2018.

SANTOS, L. L; CORTEZ, D. A. G; VERMELHO, S. C. S; CORTEZ, L. E. R. Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico. Uberlândia SP, 2015.

SOUZA, M. B; QUARTIERI, M. T; MARCHI, M. I. Matematicando: a geometria nas mandalas. Rio Grande do Sul, 2017.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

de Sousa Mello, L., Boemer Cesar Pereira, L., & Fernandes, P. (2022). Horta Mandala com produção de PANC’s: relato de uma ação educacional em uma escola do campo. Conjecturas, 22(1), 1962–1976. https://doi.org/10.53660/CONJ-656-616

Edição

Seção

Artigos