Os custos e trajetória escolar dos alunos na Universidade Federal do Ceará - 2010 a 2019

Autores

  • José César Pontes Moreira Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-7114-8817
  • Cláudio Rogério Carneiro Pimentel Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-2839-5679
  • Nadja Ghleuca da Silva Dutra Montenegro Universidade Federal do Ceará
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará
  • Rosane Arruda Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Roberto de Lima Carvalho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-745-B15

Palavras-chave:

Indicadores, Taxa de desistência, Taxa de conclusão, Taxa de Permanência

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever os custos correntes médios por aluno, verificando os dados dos alunos ingressantes em 2010 na graduação presencial da Universidade Federal do Ceará (UFC), acompanhados até 2019. Utilizou-se uma base de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi desenvolvido uma pesquisa de abordagem quantitativa de caráter descritivo, utilizando cinco cortes longitudinal com 5.843; 92; 2.870; 2.486 e 247 alunos ingressantes em 2010, respectivamente, contendo as quantidades de alunos ingressantes, desistentes, concludentes e permanentes. Os resultados mostraram baixa taxa de conclusão e alta taxa de desistência (41,31%). Verifica-se que, nos primeiros anos, os alunos desistem dos cursos nos quais são matriculados, e que no segundo ano, os ingressantes dos cursos têm a maior taxa de desistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José César Pontes Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2008) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é economista - técnico - classe E da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, agricultura familiar, gestão pública, serviço público e cooperativismo. 

Cláudio Rogério Carneiro Pimentel , Universidade Federal do Ceará

Teólogo formado pela Faculdade de Teologia de Fortaleza – (FATEFOR) em 2015. Graduando em Tecnologia em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará – (UFC). Técnico-administrativo em educação na Universidade federal do Ceará. Chefe da Seção de Apoio à Educação Continuada da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Nadja Ghleuca da Silva Dutra Montenegro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal do Ceará junto ao Departamento de Engenharia de Transportes (DET/UFC). Possui experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em logística urbana, atuando em planejamento urbano, transporte de carga, mobilidade em transportes e microacessibilidade. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora de Extensão do Campus do Pici da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e é Conselheira Titular do CREA-CE representando a ABENC-CE.

José Rogério Santana , Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Rosane Arruda Dantas , Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado (2003) e doutorado (2006) na mesma área e Instituição, tendo recebido nestes cursos a menção "Aprovada com Louvor". Foi aprovada para "Doutorado Sanduíche" em Portugal (2006), por meio de concurso nacional realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Especialista em Administração Hospitalar e Gestão de Qualidade em Sistemas de Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com aperfeiçoamento em Fisiologia Energética Taoísta e Formação Livre em Acupuntura Tung (2018), possui curso de Auriculoterapia com Técnica Radiônica (2020), além de ser Reikiana nível 2. Trabalhou como gestora em hospital na cidade de Irapuan Pinheiro - Ceará e como enfermeira no Home Care Saúde Residence, Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais. Responsável por Projeto financiado pelo MCT/CNPq conforme Edital Universal 15/2007. Troféu de Honra ao Mérito oferecido pela Associação Brasileira de Enfermagem - Ceará pela contribuição para o desenvolvimento científico da Enfermagem cearense em 2007. Paraninfa da turma de 2008.1/UFAC e professora homenageada da turma 2009.2/UFPB. Tem experiência na áreas: administração hospitalar, saúde do trabalhador, assistência domiciliar, saúde da criança, acupuntura e tecnologia em saúde; tendo voltado as pesquisas para: saúde da criança e da família, escolar e pré-escolar, saúde ocular, assistência domiciliária, além de gestão e auditoria em saúde. Orientou monografias do curso de especialização em Administração Hospitalar e Auditoria em Saúde na UECE.

Paulo Roberto de Lima Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Advogado e Administrador de Empresas, professor, palestrante, escritor e articulista. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública (2010); Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho (2009). Graduado em Direto pela Universidade de Fortaleza (2008) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (2002). Pesquisador integrante do Laboratório de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP). Associado Fundador do Instituto CTEM+ e no exercicio da Diretoria Administrativa-Financeira. Delegado Adjunto de Ensino Técnico e Aplicação de Convênios da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG/CE. Membro do Grupo de Excelencia e Gestão (GEDESEG) do Conselho Regional de Administração no Ceará. Membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados e Novas Tecnologias da Associação Brasileira de Advocacia. Laborou por vinte e um anos no Servico Publico Federal junto ao atual Ministerio Extraordinario da Segurança Publica junto a Polícia Federal. Possui experiência nas áreas deSegurança Pública e Privada, Administração e Serviço Público, com ênfase nos seguintes temas: Inteligência, Gestão Pública, Planejamento Estrategico, Mapeamento e Análise de Processos, Tributacao e Orcamento Publico, Processos e Controle Migratorio, Licitação e Contratos Administrativos, Direitos do Servidor Público, Previdencia Social e Regime Previdenciario do Setor Publico, Teoria Geral do Processo, Direito Digital e Prova Cibernética.

Referências

ANDRIOLA, W. B.; ARAUJO, A. C.. Uso de indicadores para diagnóstico situacional de Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas de Educação, v. 26, n. 100, p. 645-663, jul./set. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601062

ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G.; MOURA, C. P.. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará 10 (UFC). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 365-382, jul./set. 2006.

ANDRIOLA, W. B. Evasão discente no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC): proposta para identificar suas causas e implantar um Serviço de Orientação e Informação (SOI) para os egressos do ensino médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 16. 2003, São Cristóvão. Anais. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2003a. p. 483. https://www.redalyc.org/pdf/551/55114094018.pdf> acesso em ago. 2021.

INEP. Metodologia de cálculo dos indicadores de fluxo da Educação Superior. 2017. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2017/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf>. Acesso em: 3 set.2021.

MENDONÇA, C. Prejuízo pode chegar a 400 milhões por ano. O Globo. 10 abr 2012. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/prejuizo-com-evasao-escolar-pode-chegar-r-400-milhoes-por-ano-4590772 > Acesso em: 8 ago. 2021.

SILVA FILHO, J. P. As reprovações em disciplinas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2000 a 2007 e suas implicações na evasão discente. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior), 2009a.70f.: Il.

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2789/1/2009_dis_JPSFilho.pdf> acesso em 7 ago.2021.

RABELO, R.; CAVENAGHI, S. Indicadores educacionais para formação de docentes: uso de dados longitudinais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 816–850, 2016. Disponível em:

http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2896. Acesso em: 7 ago. 2021.

RICHARDON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROCHA, L. B. de Melo. Estudo da evasão e tempo de permanência no curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Ceará. Monografia (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Curso de Ciências Atuariais, 2015a. 65 f.: il.

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/31107/1/2015_tcc_lbmrocha.pdf > acesso em 7 ago.2021.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – TCU; BRASIL, 2005. Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC; BRASIL. Secretaria Federal de Controle Interno – SFC. Orientações para o cálculo dos indicadores de gestão: decisão TCU nº 408/2002 – plenário. Versão revisada em janeiro de 2007.

TRINDADE P., E. Maria; FIALHO, M. Gabriella D. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba

Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v.26, n.100, p. 869-889, jul./set. 2018

https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3yg5dbpbt6SWdKtpVZ8mNsv/?lang=pt&format=pdf acesso em ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Moreira, J. C. P., Pimentel , C. R. C. ., Montenegro, N. G. da S. D., Santana , J. R. ., Dantas , R. A. ., & Carvalho, P. R. de L. . (2022). Os custos e trajetória escolar dos alunos na Universidade Federal do Ceará - 2010 a 2019. Conjecturas, 22(3), 315–329. https://doi.org/10.53660/CONJ-745-B15

Edição

Seção

Outros artigos e publicações