Análise sobre crescimento populacional e transição demográfica: limites e divergências

Autores

  • André Cutrim Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • David Ferreira Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Auristela Correa Castro Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-751-C12

Palavras-chave:

Crescimento popucional, Transição demográfica, Avanço tecnológico, Recursos naturais

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo compreender o motivo pelo qual o crescimento populacional é visto como uma “ameaça” ao equilíbrio ambiental e ao bem-estar da população. Do ponto de vista metodológica, o artigo fez uso de pesquisa do tipo exploratória-qualitativa. Isso posto, foi possível concluir que os resultados alcançados através do processo de transição demográfica no mundo, bem como o nível populacional alcançados no cenário atual, indicam favorecimento a teoria proposta por Ester Boserup em oposição aos pressupostos teóricos de Thomas Robert Malthus. Isso é assim, entre outros motivos, devido a queda da mortalidade humana, o que possibilitou um aumento populacional considerável. Na verdade, a teoria de Boserup, além de constituir-se uma das grandes divergências à teoria do crescimento populacional malthusiana, tornou-se importante ao atestar que o crescimento populacional implica em crescimento para o setor agrícola culminando em aumento na produção de alimentos, o que impulsiona o avanço tecnológico por meio do aperfeiçoamento técnico-produtivo e do “cultivo intensivo” e minimiza, por si só, os impactos sobre os recursos naturais e a biodiversidade ao promover o uso sustentável da terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Economista e Engenheiro de Computação de formação; Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor-Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM)/Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

David Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Economista e Engenheiro Agronômo de formação; Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutor e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Univesidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor-Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Auristela Correa Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Economista de formação; Mestra pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a Universidade Federal de Góias (UFG).

Referências

BOSERUP, E. Evolução Agrária e Pressão Demográfica. Editora Hucitec, SãoPaulo, 1987.

CARVALHO, A. C. A dinâmica do capital e o avanço da fronteira no Pará: uma perspectiva de compreensão histórica a partir da “Operação Amazônia” em 1966-1979. Belém, PA. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em História, 2021.

DROUIN, J-C. Os Grandes Economistas: uma introdução à economia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico. 2ª Ed. RJ: Editora Campus, 1989.

HOGAN, D. J. (Org.). Dinâmica populacional e mudança ambiental: cenários para o desenvolvimento brasileiro, Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp, 240p., 2007.

JOHNSON, S. How Humanity Gave Itself an Extra Life. The New York Times Magazine, NY, USA, 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/04/27/magazine/global-life-span.htm. Acesso em: 20 de fev. 2022.

MALTHUS, T. R. An Essay on the Principle of Population; or, A View of Its Past and Present Effects on Human Hapiness; with an Inquiry into our Prospects Respecting the Future Removal or Mitigation of the Evils Which It Occasions (1992 printing). Cambridge, UF, Cambridge University Press, 1803.

MALTHUS, T. R. Do aumento da população considerado como estímulo ao crescimento contínuo da riqueza. In: A Economia Clássica: Textos de Smith, Ricardo e Malthus. Rio de Janeiro, Forense-Universidade, 1978.

MALTHUS, T. R. Princípios de economia política

e considerações sobre sua aplicação prática ensaio sobre a população. Editora Nova Cultural Ltda. São Paulo, 1996.

MARX, K. O Capital. São Paulo, Ciências Humanas, Livro 1, Capítulo VI, 1978.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE-OMS. Informações e dados sobre o novo Coronavírus. Genebra: OMS, 2022.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. rev. atual, Florianópolis: UFSC, 2005.

WEE, S-L. Chinaʼs ʻLong-Term Time Bombʼ: Falling Births Stunt Population Growth. The New York Times. NY, USA, 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/05/10/china-census-births-fall.htm. Acesso em: 20 de fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Carvalho, A. C., Carvalho, D. F. ., & Castro, A. C. (2022). Análise sobre crescimento populacional e transição demográfica: limites e divergências. Conjecturas, 22(2), 845–859. https://doi.org/10.53660/CONJ-751-C12

Edição

Seção

Artigos