John Dewey e Herbert Marcuse - A Liberdade em Questão

Autores

  • Angela Ester Mallmann Centenaro Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-789-E05

Palavras-chave:

John Dewey, Herbert Marcuse, Liberdade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar, a partir do capítulo 1 (O Problema da Liberdade) de uma das obras de Dewey intitulada “Liberalismo, Liberdade e Cultura”, onde ele usa a idéia de liberdade para chegar a duas questões básicas: primeiro, a tensão que ele expõe todo momento, dos fundamentos da liberdade e de sua conservação. E depois, a idéia dos princípios ou relações possíveis entre liberdade e coesão social ou solidariedade que são as questões que estão em jogo nos dois primeiros parágrafos do texto que agrupam várias perguntas em torno dessas referências. Na segunda parte do trabalho, analisamos a introdução e capítulo 1 da obra “A Ideologia da Sociedade Industrial”, de Herbert Marcuse. Para Marcuse, a sociedade industrial moderna impõe uma racionalidade tecnológica, de dominação e opressão em massas, de controle das consciências humanas. O homem que se encontra inserido na sociedade do artificialismo não é livre, ao contrário, é um ser autômato, incapaz de se opor ao sistema do aparato tecnológico. Há uma satisfação das necessidades falsas, que ocasiona a denominada “mecânica do conformismo”. O presente trabalho busca reproduzir e pensar a teoria social crítica, desenvolvida por Marcuse sobre a nova ideologia da sociedade tecnológica avançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e cultura. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, EDUSP, 1970.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.

____________.O homem unidimensional:estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. Tradução de Robespierre de Oliveira, Deborah Christina Antunes e Rafael Cordeiro Silva. São Paulo: Edipro, 2015.

SIMMEL, Georg. O conceito e a Tragédia da Cultura. In. SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold - Simmel e a Modernidade. Brasília: UNB, 2005.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Mallmann Centenaro, A. E. (2022). John Dewey e Herbert Marcuse - A Liberdade em Questão. Conjecturas, 22(1), 1977–1993. https://doi.org/10.53660/CONJ-789-E05

Edição

Seção

Outros artigos e publicações