Formação continuada de professores: desafios da Escola de Formação de Juazeiro

Autores

  • Clériston José da Silva Andrade Universidade de Pernambuco
  • Paulo César Marques de Andrade Santos Universidade de Pernambuco
  • Luzanilde Oliveira Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-793-D18

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Municipal, Formação em rede

Resumo

O artigo trata, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, além de um relato de experiência, da formação continuada de professores no Brasil e aponta que os modelos costumeiramente adotados são quase sempre fechados, estruturados a partir de um planejamento que considera pouco a realidade dos professores, observando o papel dos docentes como meros executores do que foi concebido nas universidades, entidades ou mesmo por empresas privadas. Isto denota problemas e limitações, sinalizando para o distanciamento destes programas em relação às realidades vivenciadas nas unidades escolares. Além disto, relata que muitos destes programas sofrem solução de continuidade por serem reprovados pelos docentes. O artigo também se debruça sobre a experiência desenvolvida na cidade de Juazeiro, na Bahia, com a criação de uma instituição voltada exclusivamente para a oferta de formações continuadas para a própria rede de ensino, com equipe de formadores constituída, em maioria, por profissionais oriundos das escolas municipais. Desta forma, ressalta tais características como fundamentais para o desenvolvimento de programas formativos continuados mais efetivos, que considerem a realidade singular de cada rede pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Marques de Andrade Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Professor do Pleno em Pedagogia da Universidade de Pernambuco (PE).

Luzanilde Oliveira Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Pedagoga, especialista em psicopedagogia e mestre em Ciência da Educação pela  The Grendal College And University (2015).

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

AMARAL, M. J.; MOREIRA, M. A.; RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. P. 89-122.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; GUILHERME, Alexandre Anselmo; SILVA, Lucas Rech da. Reflexões acerca da formação continuada de professores na docência. Revista de Estudios e Investigació en Psicología y Educación, eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 06. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2408. Acesso em 21/07/2021.

BRASIL. Decreto nº 9.253, de 14 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78741-d9235-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 13 de setembro de 2021.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 18/07/2021.

CARVALHO, S. P. de; KLISYS, A.; AUGUSTO, S. (Org.). Bem-vindo mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Petrópolis, 2006.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; TORTADO, Márcia Adriane Falat; MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1130-1148, out./dez. 2018.

JUAZEIRO, Prefeitura Municipal de. Proposta curricular: o direito de aprender - Juazeiro: Secretaria de Educação, 2013.

JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação Continuada de Professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação. Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018.

MARCELO GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA. O que é o PIBID e a Residência Pedagógica? Disponível em O que é o PIBID e a Residência Pedagógica? - PEmCie (unicamp.br). Acesso em 09 de janeiro de 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; Almeida, Maria Isabel de; ROSÁRIO, Maria Amélia do; FRANCO, Santoro. A construção da didática no gt Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação. construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais Educação. Rio de Janeiro, v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013.

SCHEIBE, L; BAZZO, V. L. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura no Brasil: da regulamentação aos Projetos Institucionais. Educação em Perspectiva, Viçosa, v.4, n.1, p. 15-36, jan./jun., 2013.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

José da Silva Andrade, C., Marques de Andrade Santos, P. C., & Oliveira Aguiar, L. (2022). Formação continuada de professores: desafios da Escola de Formação de Juazeiro. Conjecturas, 22(3), 542–556. https://doi.org/10.53660/CONJ-793-D18

Edição

Seção

Outros artigos e publicações