Altas habilidades em conexão: desafios e proposições na escola pública

Autores

  • Paulo Roberto de Jesus Silva UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Thays Nayara Frazão Silva PPGEB/UFMA - SEDUC-MA
  • Kayla Rocha Braga UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Ludmila Portela Gondim Braga UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Alessandra Belfort Barros UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Inacio Souza Araujo UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Anizia Araujo Nunes Marques UFMA - Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-890-H17

Palavras-chave:

Altas habilidades, superdotação, Identificação, Atendimento escolar, Inclusão escolar, Formação continuada

Resumo

Os índices de matrículas de estudantes com altas habilidades/superdotação (AHSD) ainda são mínimos, se comparados às projeções da população com esse comportamento, revelando limitações na identificação, podendo assim, implicar em restrições no atendimento educacional para essa população “invisível”. Para exemplificar, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão – COLUN/UFMA, no início do ano letivo de 2022, foram apontados apenas 02 (dois) estudantes com indicativos de AHSD em um universo de 704 matriculados no referido colégio. Diante de tal realidade, encontra-se em fase inicial, o projeto “Decolando talentos: altas habilidades em conexão”, para fomentar práticas pedagógicas inclusivas para essa parcela estudantil. Este artigo objetiva refletir sobre o referido projeto, suas limitações e possibilidades de contribuição na questão das AHSD. Em termos metodológicos utilizou-se uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos. Dentre os resultados, apesar de se encontrar em fase inicial, demonstra ousadia em enfrentar a questão da inclusão desses alunos com AHSD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto de Jesus Silva, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestre em Educação (UFMA). Licenciado em Pedagogia (UFMA, 2004). Professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Coordenador do NAPNEE/COLUN/UFMA. Professor de cursos de Licenciaturas e formação continuada no âmbito da Educação a Distância. Atuou como consultor Individual junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para produção de conteúdo formativo do Ministério da Educação (MEC). Associado da ANPEd. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado – GEPAEE/UFMA.

Thays Nayara Frazão Silva, PPGEB/UFMA - SEDUC-MA

Mestranda do Programa de Pós- graduação Gestão de Ensino da Educação Básica PPGEEB/UFMA. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB. Especialista em Educação Inclusiva pelo Grupo Santa Fé (2011) e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2020). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (em andamento). Professora da SEDUC/SEMED/MA. Atuou como Professora de Educação Especial realizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Formação de Professores nos municípios de Santa Rita/MA (2015 - 2016) e Bacabeira/MA (2014-2016). Foi instrutora de Nível Superior Braille e Soroban no SENAI/Monte Castelo (2013-2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/UFMA) e do Grupo de Estudo em Pesquisa em Educação Especial na Educação Básica - GEPEESP-PPGEEB/UFMA.

Kayla Rocha Braga, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC-UFMT/UFPA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Especialista em Matemática - concentração Álgebra- UFMA. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Atua nas áreas de Educação Matemática e Educação à Distância.

Ludmila Portela Gondim Braga, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2002), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2014) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora - Colégio Universitário. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens (Colun-UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa Vivo Verso (UnB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos temas que envolvem as interfaces entre poesia, canção, cultura popular e performance.

Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2004), Licenciada em Letras/Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018), possui pós-graduação em Educação Especial pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF (2009), mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Proficiente em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (UFSC-MEC). Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especializado - AEE do Cólégio Universitário - COLUN, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Alessandra Belfort Barros, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Políticas Pública da Universidade Federal do Maranhão (2019); Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (2013); Docente do Atendimento Educacional Especializado - AEE, do Colégio Universitário - COLUN/UFMA.

Raimundo Inacio Souza Araujo, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Doutor em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFPE, possui graduação em História (2003) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSoc). Atualmente é professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA). Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, História do Maranhão e Religiosidades. É membro dos grupos de pesquisa Religião e Cultura Popular (GP MINA) e História, Religião e Cultura Material (REHCULT).

Anizia Araujo Nunes Marques, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, em Atendimento Educacional Especializado e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduada em Pedagogia. Atua na Coordenação Pedagógica do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em Coordenação Pedagógica, Formação Docente e Educação Inclusiva. Realiza estudos sobre o desenvolvimento do potencial humano de aprendizagem.

Referências

ALVES, Alda J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. In: Cadernos de pesquisa. São Paulo: FCC, nº 77, p. 53-61, maio, 1991.

ARANTES, Valéria A. (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

BORGES, Tamires C. B. Deficiência visual: dificuldades e estratégias do professor no processo de inclusão escolar no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Decreto nº 7.611 de 17 de Novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Resolução nº 4/2009. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2009.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. [2. ed.]/SEESP/MECBrasília: 2006.

FIGUEREDO, A.Z.dos S.C. Inclusão Educacional de alunos público-alvo da Educação Especial no Colégio Universitário – COLUN/UFMA: percepções do corpo docente. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE – UFMA, São Luis, 2020.

JANNUZZI, Gilberta de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2006.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e crenças sobre pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, RS, n. 22, 2003. 45-59

PÉREZ, S. G. P. B. O culto aos mitos sobre Altas Habilidades/Superdotação? Psicologia Argumento, 29, n. 67, 2011. 513-531

RANGNI, R. A; ROSSI, C. S; KOGA, F. O. Estudantes Com Altas Habilidades Ou Superdotação: Desdobramentos Dos índices Da Sinopse Estatística E Dos Microdados Na Região Sudeste Do Brasil. Research, Society and Development 10.4 (2021).

RENZULLI, J. Short. Three Ring Definitions.docx. [S.I]: [s.n], Documento enviado por correo electrónico él 03 de mayo de 2016

RENZULLI, J. S. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: A. Virgolim & E. C. Konkiewitz (Orgs.), Altas Habilidades/Superdotação: inteligência e criatividade (p. 219 – 264). Papirus, 2014.

RENZULLI, J. . Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial | v. 27 | n. 50 | p. 539- 562 set./dez. 2014. Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 12.01.2022.

RENZULLI, J. S. Reflections on my work: the identification and development of creative of creative/productive giftedness. In D. Y. Dai & R. J. Sternberg (Orgs.), Scientific Inquiry into human potencial: historical and contemporary perspectives acress disciplines (p.197-211), 2021.

SILVA, P. R. J. Inclusão de estudantes de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a Matemática. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá: UFMT/UFPA/UEA, 2018.

SILVA, P. R. J. Política de formação docente e inclusão escolar. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Silva, P. R. de J., Silva, T. N. F., Braga, K. R. ., Braga, L. P. G. ., Figueredo, A. Z. dos S. C. ., Barros, A. B., Araujo, R. I. S. ., & Marques, A. A. N. . (2022). Altas habilidades em conexão: desafios e proposições na escola pública. Conjecturas, 22(3), 629–640. https://doi.org/10.53660/CONJ-890-H17

Edição

Seção

Outros artigos e publicações