Memórias de formação de uma professora normalista no Instituto Nossa Senhora dos Anjos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-909-I04

Palavras-chave:

Memórias, Normalista, Políticas Educacionais, Amazônia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as memórias de formação de uma professora normalista, no Instituto Nossa Senhora dos Anjos (INSA), no município de Abaetetuba/PA. Para isso, foram utilizadas como fontes: a autobiografia da professora normalista Joserlina Maués de Moraes e suas memórias no Curso Normal, presentes na Dissertação de Mestrado intitulada: “Escritas de Histórias: formação e prática profissional em uma abordagem autobiográfica”, defendida em 2001. Acrescenta-se também, o histórico escolar, livros, apostilas, Decreto-lei do Curso Normal de 1946. Joserlina viveu sua formação nos anos de 1963, quando entrou na terceira série do primário, prosseguindo seus estudos como bolsista no Instituto católico, até sua formação como professora normalista, em 1971.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gercina Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (PGEDA - UFPA). Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação Montenegro. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Memória e História da Educação (LAPEM), da Universidade Federal do Pará; Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação das Mulheres, Relações de Gênero, Raça e Classe na Docência (UFRJ/UFF). Integra a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Está Sócia Individual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. E, também, vinculada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atuou como professora no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR pela UFPA, na disciplina Estágio Supervisionado. Trabalhou como professora na Educação Básica em redes públicas e privadas de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio Supervisionado, Trabalho Pedagógico, Filosofia da Educação, História da Educação e Psicopedagogia. Atualmente trabalha na Secretaria de Educação do município de Abaetetuba/PA onde exerce o cargo de técnica concentrando suas atividades na educação básica.

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA (1985). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e é vice-coordenador do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além de ser membro titular do Conselho Municipal de Educação de Belém. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Paulo Freire e Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Pará.

Clarice Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1986), Especialização em Teoria Antropológica (1988), Especialização em Educação e Problemas Regionais (1995), Mestrado em Educação: Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1999), Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Realizou Estágio Doutoral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (2006). e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e metodologia do ensino de história, História da educação brasileira e História da educação de mulheres. Coordena o Projeto de Pesquisa "Educação e Desenvolvimentismo: 1950-1963". Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação - GEPHE. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/Seção Pará.

Joaquina Ianca Miranda, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e voluntária no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação - INFANCE.

Jefferson Felgueiras, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pelo PGEDA/Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia/UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Possui Especialização em Desenvolvimento Infantil e em Psicopedagogia institucional com habilitação em educação especial. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2000) e Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia (2003). Docente da Educação Básica Pública desde 2003.Membro do Conselho Municipal de Educação de Abaetetuba/Pa Membro do Fórum Municipal de Educação, Membro da UNDIME/ PA, Membro dos grupos de pesquisa OBSERVE e LAPEM (ambos da UFPA), Associado a ANPAE e a ANPED. Foi Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba/PA de 2009 a 2016. Participante de produções técnicas: Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos de crianças e Adolescentes de Abaetetuba, Plano Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Plano de Cargos ,Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação Pública Municipal, Foi Coordenador Adjunto do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM e FAEM de 2017 a 2020),Membro do NDE do Curso com a Gestão de TCC. Representante docente eleito para a CPA(Comissão Permanente de Avaliação),posteriormente eleito Presidente da comissão. Atual Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba.

Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará - Linha de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE/NEB/UFPA, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará - Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica (2019). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Pará (2008). Graduada em Licenciatura Plena em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM), Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (UFPA), Assessora Técnica do Conselho Municipal de Educação de Ananindeua/PA, Especialista em Educação pela Secretaria Estadual do Pará - SEDUC e professora convidada no curso de Pós- Graduação da Faculdade Esamaz. Atuou como Supervisora Pedagógica do Projeto de Correção de Fluxo Idade/Ano - MUNDIAR/SEDUC, Professora Formadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - PARFOR - UFPA e supervisora do PROJOVEM URBANO/Secretaria Nacional da Juventude/MEC.

Referências

ANNO DOMINI. Fundação do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos”. 1953.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BRASIL. Decreto-Lei n.8.530 de 2 de janeiro de 1946. A Lei Orgânica do Ensino Normal. Documento disponível na página eletrônica do planalto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del8530.htm acesso em 18/11/2021.

BÚRIGO, Elisete Zardo; PEIXOTO, Fernando Augusto Braun. Aprender e ensinar: memórias de professoras normalistas. EMR-RS, 2018. N. 19, v.2, p. 21. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189262 acesso em 20/10/2021.

CASTANHO, Sérgio Eduardo Montes. Memória, história e educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 154–164, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646115.

CUBAS, Jaqueline Jaques. Hábitos de luta: freiras, contestação e ditadura no Brasil. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, 2020, v. 21, n. 44, p. 435-453, maio/ago.

DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Émina. A educação nas constituições paraenses: um estudo introdutório. Belém: Gráfica e Editora Universitária UFPA, 1997.

GÓMEZ, Antônio Castillho. Outras vozes, outros arquivos: A memória escrita das classes subalternas. Cadernos de História da Educação, v.20, p.1-23, e043, 2021. DOI: 10.14393/che-v20-2021-43.

LIVRO DO TOMBO. Arquivo das Irmãs Missionárias Capuchinhas. Abaeteuba/Pa, 1958.

LUCHESE, Ângela. Reminiscência do tempo de escola no ensino de história da educação: autobiografias, memórias e acervos familiares. História em Revista, 2018, 23(2), p. 7–20. https://doi.org/10.5216/hr.v23i2.52238.

MACHADO, Jorge Coutinho. Terras de Abaetetuba. Produção independente, 1986.

MORAES, Joserlina Raimunda Maués de. Escritas de Histórias: formação e prática profissional em uma abordagem autobiográfica. Dissertação de Mestrado, UNAMA, 2001.

ROMERO, Márcia Cicci; SANTOS, Sônia Maria dos. A história, a memória e a entrevista. XII Encontro Regional Sudeste da História Oral “Austeridades em tempos de (in)certezas : escutas sensíveis”, 2017.

SANFELICE, José Luís. História das Instituições Escolares. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura, et. al. Instituições escolares no Brasil: conceitos e reconstruções históricas. 1ª ed. Campinas, SP: Autores Associados HISTEDBR, 2007, p. 316-320.

SILVA, Gercina Ferreira da. Instituto Santo Antônio do Prata (1898-1921): missionários capuchinhos e a educação de meninas índias no município de Igarapé-Açu/PA. 1ª ed. Belém: Folheando, 2020.

SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.

Downloads

Publicado

2022-04-21

Como Citar

da Silva, G. F. ., Damasceno, A., Melo, C. ., Miranda, J. I., Felgueiras, J. ., & Campos, D. C. B. de. (2022). Memórias de formação de uma professora normalista no Instituto Nossa Senhora dos Anjos. Conjecturas, 22(3), 670–685. https://doi.org/10.53660/CONJ-909-I04

Edição

Seção

Outros artigos e publicações