Caracterização dos serviços ecossistêmicos da Baía de Ilha Grande - RJ

Autores

  • Monica Dias Corrêa da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcos Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ubirajara Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Lustosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-911-I05

Palavras-chave:

Baia de Ilha Grande, Caracterização histórica, Uso ecossistêmico

Resumo

A Baía de Ilha Grande é considerada um hotspot de biodiversidade marinha no litoral brasileiro, sendo caraterizada pelo seu potencial de serviços ecossistêmicos. Como reflexo dos usos ecossistêmicos locais, essa Baía está sujeita as ameaças constantes, da presença de fontes potencialmente causadoras de mudanças na composição e estrutura ambiental. Diante do crescimento e desenvolvimento econômico da região, e da necessidade de conservação da qualidade ambiental, que ainda existe, são imprescindíveis a criação, e aprimoramento, de ferramentas de controle e gestão ambiental, que permitam definir a capacidade de sustentabilidade do ambiente. Uma primeira etapa para esta gestão é o conhecimento do desenvolvimento histórico local, a compreensão temporal, e espacial das características ambientais atuais. Neste contexto o presente estudo visa a caracterização dos usos ecossistêmicos, como ferramenta inicial de um processo de avaliação da capacidade de resiliência da Baía de Ilha Grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BISNETO, A.B. Operações de transferência de petróleo “ship to ship” no Brasil. Monografia de Graduação. Curso de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 47p. 2017.

BOTELHO. A.L.M. Angra dos Reis - Análise das Questões Ambientais. Monografia de especialização. Programa de Especialização em Organização Espacial do Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense. 80p. 2001.

BASTOS, M.; CALLADO, C.H M.P.; MANÃO, C.Y.G.; ALBARELLO, N. Ceads: Um centro de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e sua contribuição para a melhoria das condições humanas e ambientais. Revista Interagir: Pensando A Extensão, n. 26, p. 34-45, 2018.

CARDOSO, C.D.P. Análise das atividades humanas na Estação Ecológica de Tamoios-RJ como subsídio para uma gestão estratégica. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação interdisciplinar em meio ambiente, Universidade o Estado do Rio de Janeiro. 158p. 2019.

CARVALHO, J.F. O Espaço da energia nuclear no Brasil. Revista Estudos Avançados. v.26, n.74. 2012.

CHETRY, M. Crescimento demográfico e espacial de uma cidade média: Angra dos Reis. Revista cadernos do desenvolvimento fluminense – 14/15, págs. 23 a 34. 2018.

CREED, J.C.; PIRES, D.O.; FIGUEIREDO, M.A.O. Biodiversidade marinha da Baía da Ilha Grande - Ministério do Meio Ambiente. 416p. 2007.

ELETRONUCLEAR. Estudo de impacto ambiental da unidade 3 da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Relatório Técnico Ambiental. Estudos ambientais ltda. 2007.

FRANCISCO, C.N. Subsídios à gestão sustentável dos recursos hídricos no âmbito municipal: o caso de Angra dos Reis, RJ. Tese de doutorado. Universidade Federal Fluminense. 178p. 2004.

INEA - INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE. Diagnóstico do setor costeiro da Baía Da Ilha Grande. Subsídios à elaboração do zoneamento ecológico-econômico costeiro. Subsídios à elaboração do zoneamento ecológico-econômico costeiro. v.1. 242p. 2015.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. História - Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - usinas nucleares de Angra dos Reis mostram outro lado da matriz energética brasileira. Revista Desafios do Desenvolvimento. Ano 7, Edição 63. 2010.

JOVENTINO, F.K.; JOHNSSON, R.M.; LIANZA, S. Pesca artesanal na Baía de Ilha Grande, no Rio de Janeiro: Conflitos com unidades de conservação e novas possibilidades de gestão. Revista Política & Sociedade. v. 12, n.23. 2013.

KURAMOTO, R.Y.R.; APPOLONI, C.R. Uma breve história da política nuclear brasileira. Revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 19, n.3: p.379-392, 2002.

RIBEIRO, B.A.L.; WOLFF, N.M.; SILVA, E.R.; ALMEIA, J.R. Avaliação de impactos e danos ambientais em zonas costeiras do Brasil - Angra dos Reis e Paraty. Revista Internacional de Ciências, v.09, n. 01, p. 53 - 71, 2019.

ROMBENSO, A.N.; ARAÚJO, A.; RODRIGUES, R, V. A Promissora Maricultura da Baía da Ilha Grande. Revista Panorama da Aquicultura. v.25, n.152. p.33-41. 2015.

SOUZA, P.A.V. Os impactos dos grandes empreendimentos na estrutura demográfica de Angra dos Reis (RJ) 1940-2000. Revista geo-paisagem. Ano 2, nº 3, 2003.

TEIXEIRA, V.B. Operações de transbordo de petróleo nacional na Baía de Ilha Grande. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Engenharia Oceânica, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 60p. 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Silva, M. D. C. da, Bastos, M. ., Mattos de Oliveira, U. ., & Lustosa, A. C. . (2022). Caracterização dos serviços ecossistêmicos da Baía de Ilha Grande - RJ. Conjecturas, 22(5), 308–322. https://doi.org/10.53660/CONJ-911-I05

Edição

Seção

Artigos