Carnavalização no conto “Da Paz”, de Marcelino Freire

Autores

  • Josivaldo Custódio da Silva Universidade de Pernambuco - UPE
  • Jaciene Dias da Silva Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-927-K14

Palavras-chave:

Conto;, Da Paz, Marcelino Freire, Carnavalização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conto “Da Paz”, de Marcelino Freire, que mostra de maneira carnavalizada a revolta da personagem em relação à paz. Como referencial teórico para alicerçar este trabalho foram utilizados os fundamentos da carnavalização postulados por Bakhtin (1997; 2013). Para aprofundar essa pesquisa utilizamos os estudos críticos de Discini (2006), Fiorin (2006) e Soares (1993) sobre os aspectos da carnavalização. No decorrer de todo o conto foi possível confirmar há o uso da estética carnavalizada, na qual encontramos a ambivalência de ideias, os lados positivos e negativos se mostram constantes a todo o momento. O lado positivo mostra a liberdade discursiva da personagem em opinar abertamente sobre qual é seu ponto de vista sobre a paz. O lado negativo apresenta a paz de maneira grotesca e irônica. Portanto, o conto apresenta um discurso carnavalizado sobre a paz, contrariando assim a ordem social e moral, como também mostra uma visão ambivalente do mundo, revelando um valor destrutivo, degenerador, mas também regenerador, ou seja, ao mesmo tempo nega e afirma a verdadeira essência da paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciene Dias da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Timbaúba - FAEST; Pós-Graduação em Docência Educacional e Organização Escolar pela Faculdade Integrada de Pernambuco - FACIPE; Graduação em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte; Pós-Graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte e Pós-Graduação em Administração Financeira e Controladoria pela ESUDA.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

BURKE, Peter. A Cultura Popular na Idade Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DISCINI, Norma. A Carnavalização. In. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 53-93.

FIORIN, José Luiz. Carnavalização. In. FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006, p. 89-114.

FREIRE, Marcelino. Rasif: mar que arrebenta. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo: Ática, 1993.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Silva, J. C. da, & Silva, J. D. da . (2022). Carnavalização no conto “Da Paz”, de Marcelino Freire. Conjecturas, 22(5), 146–166. https://doi.org/10.53660/CONJ-927-K14

Edição

Seção

Artigos