Um olhar sobre a apropriação tecnológica dos professores de uma escola da rede particular no contexto do ensino remoto emergencial

Autores

  • Rosana Maria Santos Torres Marcondes Universidade Federal de Sergipe
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe
  • Willian Lima Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Izabel Silva Souza D'Ambrosio Universidade Federal de Sergipe
  • Luanne Michella Bispo Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Paula Tauana Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-935-M07

Palavras-chave:

Educação Básica, Prática Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Esta investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de perceber a apropriação tecnológica dos professores do 8º ano de uma escola particular de Aracaju-SE, e foi guiada pela pergunta: qual o nível de apropriação tecnológica dos professores ao utilizaram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas docentes no Ensino Remoto Emergencial? Quanto aos instrumentos para produção dos dados foram adotados a observação da sala de aula no ambiente virtual e a entrevista online. Os resultados desta pesquisa apontam para convergência de atitudes entre os professores participantes, acerca da importância da integração das TDIC no contexto educacional. Por fim, a pesquisa mostrou, segundo as etapas de apropriação tecnológica, que os professores se encontram em diferentes níveis: exposição, adoção, adaptação e apropriação; nas aulas observadas não foram identificadas ações que direcionassem para a etapa de inovação da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, graduada em LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA-UFS); Professora da Educação Básica e Superior.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital com dupla certificação pelo convênio entre Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Possui experiência em coordenação pedagógica e docência na Educação Básica e Ensino Superior. Atuou como Professor Orientador de TCC no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq).

Izabel Silva Souza D'Ambrosio, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (1995), é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2017) e Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de Novas Tecnologias pela Estácio de Sá (2014). Atualmente é Professora efetiva na Educação Básica/ SEDUC SE. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Educação e Tecnologia Cnpq/Ufs. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Tecnologia.

Luanne Michella Bispo Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA/UFS) (2014), onde foi bolsista CAPES. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana (2011). É colaboradora do projeto Sala Verde na UFS. Atualmente é gestora no Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE), onde sua atual linha de pesquisa é o estudo da Educação Ambiental crítica e emancipatória, com ênfase na práxis docente.

Paula Tauana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Literatura Brasileira no Contexto da Literatura Universal. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA/SEMED) e docente articuladora em ações de fomento literário na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória / Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: formação e práticas docente, letramentos e literatura. Vice-líder do Grupo de Pesquisas do Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores GPGFOP/Unit/CNPq. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). 

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. 2ª reimpr. Da 1ª edição. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOUCHERVILLE, G. C. de.; MARINHO, S. P. P. DidáticadoContinuum: a Escola na Cultura Digital. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 2020. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/426/349. Acesso em: 19 abr 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 dez 2021.

FERRETE, A. A. S. S. Sala de aula virtual análise de um espaço vivido na EaD. In. FRANÇA, L. C. M.; GOUY, G. B. FERRETE, A. A. S.; (Org.). Educação a distância: ambientes virtuais, TICs e universidades abertas. Aracaju: Criação, 2010. E-book. Disponível em: http://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2015/12/ticseadlilianneguilherme.pdf. Acesso em: 25 jan 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Remota Emergencial: em busca pelo elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e521974299, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4299. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 10 dez 2020.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP. Papirus, 2017.

MARINHO, S. P. P. Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3159/2090. Acesso em: 14 nov 2021.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria e método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

PEIXOTO, J. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. In: Eccos – Revista Científica. São Paulo, v. 10, n. 1, jan/jun, 2008, p. 39-54. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/715/71510103.pdf. Acesso em: 20 abr 2021.

SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Remoto Emergencial em Jeremoabo-BA. Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4280/1974. Acesso em: 06 dez 2021.

SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S.; ALVES, M. M. S. Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação, v. 46, n. 1, p. e62, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/44201. Acesso em: 6 dez 2021.

VALENTE, J. A. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In. Almeida, M.E.B.; DIAS, P.; SILVA, B.D. Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.

Downloads

Publicado

2022-05-11

Como Citar

Marcondes, R. M. S. T., Ferrete, A. A. S. S., Santos, W. L. ., D’Ambrosio, I. S. S. ., Nascimento, L. M. B. ., & Santos, P. T. (2022). Um olhar sobre a apropriação tecnológica dos professores de uma escola da rede particular no contexto do ensino remoto emergencial. Conjecturas, 22(3), 865–879. https://doi.org/10.53660/CONJ-935-M07

Edição

Seção

Outros artigos e publicações