O ensino a partir das tendências em Educação Matemática: oficinas com docentes

Autores

  • Ailton Durigon Instituto Federal de Santa Catarina
  • Vilma Gisele Karsburg Instituto Federal de Santa Catarina
  • Matheus Goedert Instituto Federal de Santa Catarina
  • Iara Tavares da Silva Grossert Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-938-K01

Palavras-chave:

Ensino, Tendências em Educação Matemática, Blog

Resumo

A busca por metodologias eficientes no processo de ensino e de aprendizagem é uma necessidade, tanto para motivar os alunos quanto para atingir resultados mais eficientes no que diz respeito à aprendizagem. Partindo-se deste pressuposto este trabalho, teve como objetivo central desenvolver sequências didáticas por meio de oficinas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental, buscando fomentar nos alunos o desejo de aprender.  Os docentes envolvidos nas atividades foram divididos em grupos e durante os encontros presenciais, apresentavam uma proposta de trabalho para determinado conteúdo e de forma colaborativa discutia-se possibilidades de alterações e adequações na proposta a ser executada nas escolas. Ao longo da execução das oficinas, foram criadas situações que oportunizaram a construção e ampliação do conhecimento por meio da participação ativa dos docentes envolvidos. Em cada oficina subsequente, discutia-se os resultados da aplicação do conteúdo em tela e apresentava-se a proposta de trabalho para o próximo tema. Os resultados das atividades foram disponibilizados em um blog, com acesso de todos os participantes do projeto. Dentre os resultados, destaca-se a socialização do trabalho desenvolvido por cada docente em sua unidade escolar com crescimento mútuo do grupo à luz das tendências em Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Fernando J. Educação e Informática – os computadores na escola. 5ª edição, Cortez, São Paulo: 2012.

ANTUNES, M.C. Uma reflexão sobre práticas curriculares de ensino de matemática sob uma perspectiva wittgensteiniana. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais[...], Pelotas: UFPel, 2017.

AZCÁRATE, P. Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual?. Investigación en la Escuela, 32, 77-85, 1997.

AZEVEDO, Edith D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educação & Matemática no. 3, 1979 (pp. 26 - 27)

BELLO, Samuel Edmundo López. A pesquisa em Etnomatemática e a educação indígena. Zetetiké, Campinas, n. 06, 1996.

BRASIL, Luiz A. Aplicações da teoria de Piaget ao ensino da Matemática. 1ª edição, Forense Universitária, Rio de Janeiro: 1977.

BURAK, D. A modelagem matemática e a sala de aula. In: I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática – I EPMEM, 1. Londrina, 2004. Anais[...], Londrina: UEL, p. 1-10.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DURIGON, A.; MADRUGA, I.C.T.; AVILA, A.J.; OLIVEIRA JUNIOR, E.G; GIRARDI, G.; KLANN, V.W.; SOUZA, W.P. IFMath – Um software para o ensino e aprendizagem de matemática da Educação Básica. Informática na Educação e suas Tecnologias. Atena Editora, 2019, p. 65-71.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P; POZO, J. I. Aprender a Resolver Problemas e resolver problemas para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998, p-13-42.

FIORENTINI, D. MIORIM, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática, Boletim SBEM-SP, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

GAJKO, T.C. Uma investigação sobre o uso de jogos no ensino de números relativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

GRAVINA, M.A; BÚRIGO, E.Z; BASSO, M.V.A.; GARCIA, V.C.V. Matemática, mídias digitais e didática: tripé para formação do professor de matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

GROENWALD, C.L.O.; BECHER, E.L. Características do Pensamento Algébrico sobre Equações do 1º Grau de estudantes do Ensino Médio. Acta Scientiae, vol.12, 2010.

KOVALSCKI, A. N. A produção de vídeos como ação pedagógica: desenvolvendo habilidades e educando um olhar matemático no Ensino Fundamental. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 21, 2017. Pelotas-RS. Anais[...], Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017.

NOTARE, M.R; BASSO, M.V.A. Tecnologia na educação matemática: trilhando o caminho do fazer ao compreender. RENOTE: revista novas tecnologias na educação, v. 10, p. 1-11, Porto Alegre, 2012.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

SOARES, R.B.A. Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem: transformando uma brincadeira em uma prática esportiva. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais[...] Curitiba: UFPR, 2016.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Durigon, A., Karsburg, V. G., Goedert, M., & Grossert, I. T. da S. (2022). O ensino a partir das tendências em Educação Matemática: oficinas com docentes. Conjecturas, 22(3), 745–757. https://doi.org/10.53660/CONJ-938-K01

Edição

Seção

Outros artigos e publicações