Formação de professor e a educação do campo: reflexões sobre educação ambiental

Autores

  • Marcielen Oliveira Pantoja Universidade Federal do Pará
  • Jean Carlos Matos de Sousa Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas
  • Eduardo Manuel Soares Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Tatiane Cardoso de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • José Wilton Serrão Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Magali Rosane Vasconcelos Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Ediliane Quaresma Moraes Lobato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • José Francisco da Silva Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-966-L23

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação de professores, Cidadão do campo

Resumo

Esse artigo procura verificar a formação de professor e a educação do campo enfatizando reflexões sobre Educação Ambiental. Nesse sentido, enfatiza uma abordagem à educação ambiental nos contextos escolar e rural, os sujeitos da educação do campo e o meio ambiente, a política nacional de educação ambiental na formação dos professores, a educação ambiental na formação dos professores e a construção do currículo e a geração à transformação. Percebe-se, de acordo essa abordagem, que a escola representa o lugar onde ocorre a inserção das práticas educacionais inerentes ao meio ambiente, tendo em vista que a formação profissional se torna essencial para promoção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz, principalmente quando a educação ambiental se torna o centro da conscientização e valorização para o ambiente educacional.  Levando em consideração o contexto dessa temática ambiental, a escola passa a ser vista como o principal cenário que permeiam reflexões à questão do meio ambiente como a preservação e a valorização. Conclui-se a pesquisa considerando que a escola representa um excelente ambiente para que o professor venha cada vez mais aprofundar a discussão sobre a importância da inserção de disciplinas relacionadas à educação ambiental, sem, no entanto, que ele mesmo também deve seguir uma trajetória dinâmica de formação continuada para criação de inovações metodológicas tão essenciais para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, M. S. Implementação da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico para o meio rural. In: XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Juiz de Fora: SOBER, 2003. CD-ROM.

ARROYO, Miguel G. e FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Coleção Por uma Educação Básica do Campo. Nº 02. Brasília: 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, R. H. P de & VASCONCELOS, M.L M.C. Conceitos de Educação em Paulo Freire. Petrópolis. São Paulo, SP - Mack Pesquisa-Fundo Mackenzie de Pesquisa, 2006.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Naional “Por uma Educação do Campo”, 2005 p. 13-53.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004, p. 34-39

CALDART, R.S. Momento atual da Educação do Campo. Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural. Ministério do Desenvolvimento Agrário NEAD/MDA), 2005.

CRUZ, Cláudia Anastácio Coelho. Discurso ambiental e planejamento territorial na Região Sudoeste da Bahia: limites e possibilidades. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2011.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas – São Paulo, Ed. Gaia, 1992.

FONSECA, Maria Rosa; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. A educação do campo: uma realidade construída historicamente. In: GHEDIN, Evandro(org). O vôo da Borboleta. Manaus: UEA/Ed Valer, 2008, p. 13-38.

JARA, Carlos Julio. A sustentabilidade do desenvolvimento local. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA): Recife: Secretaria do Planejamento do Estado de Pernambuco – Seplan, 1998.

JESUS, Cláudio Portilho de et al. Educação ambiental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2007.

KOLLING, E. J.; NERY I. I. J.; MOLINA M. C. (orgs). Por uma educação básica no campo. 3ª edição. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999.

MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002, 64 p.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI Jr., Arlindo. Educação ambiental e sustentabilidade. (Col. Ambiental).

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental.São Paulo: Brasiliense, 2006.

TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Oliveira Pantoja, M., Matos de Sousa, J. C., Soares Cardoso, E. M., Cardoso de Souza, T., Serrão Nascimento, J. W., Vasconcelos Ferreira, M. R., Quaresma Moraes Lobato, E., & Costa, J. F. da S. (2022). Formação de professor e a educação do campo: reflexões sobre educação ambiental. Conjecturas, 22(3), 822–837. https://doi.org/10.53660/CONJ-966-L23

Edição

Seção

Outros artigos e publicações