Concepções de ludicidade por professores da Educação Infantil no interior do oeste do Paraná

Autores

  • Andrise Teixeira UNIOESTE
  • Maria Lidia Sica Szymanski UNIOESTE
  • Nayara Figueira UNIOESTE
  • Hortencia Gomes de Lara UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-098-118

Palavras-chave:

Educação infantil, jogos protagonizados, processos de ensino-aprendizagem, Teoria da Atividade, desenvolvimento psíquico

Resumo

A ludicidade na Educação Infantil contribui para a socialização e desenvolvimento integral das crianças. Distinguem-se nesta etapa, duas formas de ludicidade: como recurso pedagógico permeando o fazer docente, e como componente da brincadeira de papéis, atividade-guia no desenvolvimento psíquico da criança entre 4 a 6 anos. O estudo envolveu os professores da Educação Infantil, em um município paranaense, aplicando-se um questionário para identificar suas concepções, atividades e obstáculos no uso da ludicidade. A Análise de Conteúdo revelou que a concepção docente de lúdico resume-se a jogos e brinquedos como recursos metodológicos, sem reconhecer a importância psíquica dos jogos protagonizados. Foram apontadas dificuldades como falta de materiais pedagógicos e de tempo. Destaca-se a importância da inserção da temática na formação docente inicial e continuada, contribuindo significativamente na ação pedagógica docente possibilitando à criança avançar a patamares mais elevados do desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrise Teixeira, UNIOESTE

Possui Graduação em Pedagogia (2005) e Especialização (lato-sensu), em Docência no Ensino Superior (2009) pela Faculdade Assis Gurgacz - Cascavel -Paraná. Graduação em Matemática (2020) e especialização (lato-sensu) em Educação Especial Inclusiva (2017), pela Universidade Norte do Paraná; Mestra em Educação (2021) - na Linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Rede Pública Municipal de Educação, desde 1997, atuando como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Exerceu a função de coordenadora pedagógica municipal na Secretaria de Educação Municipal e de coordenadora Pedagógica escolar. Atualmente atua como professora dos anos iniciais, na Rede Municipal e como professora Pedagoga na Rede Estadual, atuando como técnica pedagógica no Núcleo Regional de Educação no Centro Regional de Apoio Pedagógico e Educacional (CRAPE), atuando na complementação da Avaliação Pedagógica no Contexto Escolar e formação e orientação pedagógica aos Professores do Ensino Regular e da Educação Especial, que atuam nos serviços de atendimentos aos estudantes com deficiência/NEE, nos municípios jurisdicionados ao Núcleo de Educação de Cascavel.

Maria Lidia Sica Szymanski, UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Longa pela Universidade de São Paulo (1971), graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1985), graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1987), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP ). Ainda, é Pós-doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação (UNICAMP). Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação (UNIOESTE) e dos cursos de graduação em Pedagogia, Letras e Matemática (UNIOESTE). Autora do livro: ?Trazendo o céu para a sala de aula?. Organizadora dos livros ?Aprendizagem e Ação Docente?; ?Sentidos e Desafios da Avaliação Educacional?. Coautora do livro: "O ensino e a aprendizagem dos números racionais; superando obstáculos didáticos na perspectiva histórico-crítica". Orientou 124 pesquisas em Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e cursos de Especialização e Mestrado. Trabalhou como docente e orientadora do PDE (PR), durante os anos de 2007 a 2017, Programa em que orientou 13 professores da rede pública estadual, em conjunto com os quais publicou 13 artigos científicos, no Dia a Dia Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, formação de professores, ensino fundamental, dificuldades de aprendizagem, educação especial e inclusão escolar.

Nayara Figueira, UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Assis Gurgacz (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência. Atua na rede Municipal de Ensino de Cascavel- Pr, desde o ano de 2012. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS . Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - (2014) e Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Docência no ensino superior - Faculdade de Educação São Luíz - EAD (2018). Pós-graduada em Gestão escolar - Positivo (2019). Mestre em Educação (2021) Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível: https://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.

AZEVEDO, Heloisa Helena; SILVA, Lucia Isabel da C. Concepção de Infância e o Significado da Educação infantil. Espaços da escola. Unijuí, n. 34, p. 33-40, 1999.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.

BRUNER, Jerome. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1966.

CAMPOS, Maria Malta. Educar e cuidar: questões sobre o perfil do profissional de educação infantil. Por uma política de formação do profissional de educação infantil, p. 32-42, 1994.

CARMO, Carliani Portela; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes. O lúdico na prática pedagógica do professor envolvendo o desenvolvimento e aprendizagem das crianças: um estado da arte. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 636-667, 2018.

DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schimit. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004.

DOHME, Vania D.'Angelo. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vozes, 2003.

ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

IGNACHEWSKI, I. O Lúdico na formação do educador. In: Rosa, Adriana (Org.). Lúdico e alfabetização. Curitiba: Juruá, 2003. p.81-85.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaivitch. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaivitch. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In L.S. LIMA, Eliane Cristina Couto; ALTARUGIO, Maisa Helena. Concepções sobre Ludicidade: Um Estudo e uma Proposta para a Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2 ESP, p. 30-38, 2017.

LÚDICO. In: BUENO, S. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

MASSA, Monica de Souza; LOPES, Conceição Oliveira. Ensino de ciências da computação: contributos da teoria orquestral da comunicação. In: Atas do XIII Congresso Interacional IBERCOM. Santiago de Compostela. 2013. p. 1839-1851.

MELO, Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes. A ludicidade como um recurso pedagógico na educação infantil. PRÓ-DISCENTE, v. 24, n. 1, p. 29 – 43, 2018. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/20405/13655>.Acesso em: 23 de dezembro de 2018.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Jogo de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Carla Mendes de; DIAS, Adiclecio Ferreira. A criança e a importância do lúdico na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano, v. 2, p. 113-128, 2017.

PINTO, Maria do Socorro Duarte; RODRIGUES, Maria Ranilda Duarte, SÁ, Juliana Alves; ANCLETO, Verônica Gomes. O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA INTEGRAÇÃO DA LUDICIDADE COMO FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação.2015.

PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz de conta e a infância. Revista Trama Interdisciplinar, v. 7, n. 2, p. 28-39, 2016.

RAMOS, Eliane da Silva; SANTOS, Fernanda Alves Campolin dos; LABURÚ, Carlos Eduardo. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 119-136, 2017.

RIZZO, Gilda. Jogos Inteligentes. Editora Bertrand Brasil Ltda: Rio de Janeiro- RJ. 4ª edição, 2001.

SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine; JORDÃO, Ana Paula Martinez. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de Psicologia, 2007.

SANTANNA, Alexandre; NASCIMENTO, Paulo Roberto. A história do lúdico na educação The history of playful in education. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 6, n. 2, p. 19-36, 2011.

SANTOS, Naiara Stéfane Soares; COUTINHO, Marta Callou Barros; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. A Contribuição do Lúdico na Educação Infantil. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 43p. 139-150, 2019.

SZYMANSKI, Maria Lidia Sica; COLUSSI, Lisiane Gruhn. Relações entre os jogos de papéis e o desenvolvimento psíquico de crianças de 5-6 anos. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Completas. Tomo V. Fundamentos da defectología. Cuba: Pueblo y Educación, Cuba, 1997.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aleksei Nikolaivitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010, p.59-83.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. A brincadeira e o seu papel social no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução: Zoia Prestes. Rio de Janeiro: Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, nº 11, julho de 2008, In: http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf

WAJSKOP, Grasiela. Brincar na Educação Infantil. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Teixeira, A., Sica Szymanski, M. L. ., Figueira, N., & Gomes de Lara, H. (2021). Concepções de ludicidade por professores da Educação Infantil no interior do oeste do Paraná. Conjecturas, 21(2), 116–133. https://doi.org/10.53660/CONJ-098-118

Edição

Seção

Artigos